O verdadeiro inverno marciano em detalhes



07/12/12 - ESA disponibiliza imagens recentes de uma magnífica cadeia de montanhas, localizada no sul do planeta vermelho.







         Imagens em alta definição captadas pela câmera stereo da nave espacial Mars Express da Agência Espacial européia, mostram uma cadeia de montanhas do sul do planeta vermelho, onde sulcos e crateras são polvilhadas com dióxido de carbono congelado, em um verdadeiro inverno marciano.

         As imagens mostram parte de "Montes Charitum", um grande grupo de montanhas escarpadas que se estendem ao longo de quase 1.000 quilômetros, perto da borda sul da bacia de impacto Argyre. As partes mais brilhantes representam uma camada sazonal de dióxido de carbono congelado.

         As imagens, que foram obtidas em 18 de Junho, mostram que a região montanhosa é marcada por muitas crateras grandes, que têm sido amplamente preenchidas com espessos depósitos sedimentares.

         A complexidade e a diversidade dessas áreas de Marte são realmente gigantescas. Geólogos planetários terão muito o que estudar após esses registros fascinantes do planeta vermelho.

Fonte: ESA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário