Telescópio Espacial Hubble captura outra explosão de supernova na galáxia NGC 6984

Estariam elas interligadas?

A galáxia espiral NGC 6984 foi o novo alvo do telescópio espacial Hubble. Essa galáxia já foi palco de uma supernova no ano de 2012, conhecida como SN 2012im. Agora, outra estrela explodiu, dando origem a supernova SN 2013ek visível nesta imagem logo abaixo.

Créditos: Hubble Space Telescope  /  NASA
Supernova SN 2013ek é visível como um brilho um pouco acima do bojo central à direita
Clique na imagem para ampliar


SN 2012im é conhecida como um tipo de Supernova Ic, enquanto que a mais recente supernova chamada de SN 2013ek é do tipo Ib. Ambos os tipos são causados ​​pelo colapso do núcleo de estrelas massivas que inflaram e perderam suas camadas exteriores de hidrogênio. Supernovas do tipo Ic perdem muito mais de suas camadas exteriores se comparadas com as do tipo Ib, incluindo uma camada de hélio.

As observações que compõem esta nova imagem foram feitas no dia 19 de Agosto de 2013 e teve como objetivo identificar a localização precisa desta nova explosão.

As duas supernovas (SN 2012im e SN 2013ek) ocorreram em épocas diferentes, porém, suas localizações são muito próximas, o que sugere que os dois eventos possam estar interligados. A chance de duas supernovas acontecerem tão próximas, em um período de um ano, pertencendo a mesma classe e ainda serem eventos completamente independentes é algo muito improvável.

Inicialmente, foi sugerido que a supernova SN 2013ek pode de fato ser a SN 2012im queimando novamente, porém, ainda é cedo para fazer tal afirmação, e mais observações serão feitas para concluir se de fato tratam-se de eventos ligados. Embora as duas explosões possam estar intimamente relacionadas, ainda trata-se de um caso não conclusivo.




NGC 6984 é uma galáxia espiral barrada, localizada na constelação Indus, a uma distância de 180 milhões de anos-luz.



Fonte: NASA / Phys / Hubble
14/11/13

Um comentário:

  1. Gosto muito do Site! Sempre nos deixando "up to date" com o Universo! Obrigado aos criadores!

    ResponderExcluir