Cálculos errados: o asteróide 2000 EM26 que desapareceu da nossa visão

Uma enorme rocha espacial com diâmetro de 3 campos de futebol deveria ter passado próximo da Terra, mas a posição prevista estava errada... o asteroide simplesmente não estava lá!

Na noite de 17 de fevereiro de 2014, o projeto Slooh transmitiu a cobertura ao vivo do asteróide 2000 EM26, que pôde ser acompanhada aqui mesmo em nosso site. A rocha passou a 8,8 distâncias lunares, porém, algo surpreendeu os astrônomos e os espectadores de todo o planeta: a rocha espacial não apareceu!

O telescópio robótico do Slooh tentou recuperar imagens anteriores do asteróide e compartilhar algumas viagens de rochas próximas da Terra, mas não conseguiu capturar uma imagem sequer da posição prevista para o asteróide em destaque.


Agora, apelidado de 'Moby Dick', o asteróide está desaparecido no 'fundo do mar do espaço'. Nós terráqueos não precisamos temer, pois não há risco de colisão com o nosso planeta, mas certamente, a previsão feita sobre o asteróide estava errada... ele simplesmente não estava aonde deveria estar...

Telescópios Slooh nas Ilhas Canárias. Créditos: Slooh
Clique para ampliar

O brilho previsto para o asteróide 2000 EM26 era de aproximadamente 15,4 magnitudes, o que deveria ser captado pelo telescópio. Ao invés de jogar tudo para o alto, o projeto Slooh está apelando para os astrônomos amadores, para que eles façam uma pesquisa fotográfica a fim de descobrir a localização da rocha perdida.

A última vez que o 2000 EM26 foi observado foi há 14 anos, o que não surpreende as incertezas na sua posição, que pode ter sido alterada desde então. De acordo com Daniel Fischer, astrônomo amador e escritor alemão de astronomia, as posições estavam erradas em cerca de 100 graus!

Paul Cox, diretor do Observatório Slooh aponta: "Descobrir esses Objetos Próximos da Terra (NEOs) não é suficiente. Como vimos com 2000 EM26, todo o esforço feito para a sua descoberta é inútil se as observações de monitoramento não são feitas para determinar com precisão as suas órbitas no futuro. E isso é exatamente o que os membros Slooh estão fazendo, usando os telescópios robóticos do nosso projeto para medir com precisão as posições de asteróides e cometas".

Se ainda assim, não encontrarmos o asteróide Moby Dick, um grande telescópio deverá completar a tarefa. Aqui está um link com as informações da NASA / JPL, incluindo brilho, coordenadas e distância para 2000 EM26, que poderá ser visto clicando aqui.

Asteróides com tamanhos parecidos ao 2000 EM26 estão passando, inclusive, ainda mais próximos da Terra, e isso acontece todos os meses.

Todos os olhos (e telescópios) estão neste momento apontados para o céu, com a missão de descobrir de fato a posição dessa grande rocha espacial, e refinar a trajetória de sua órbita. O grande mistério do asteróide 2000 EM26 pode estar só começando.

Para mais informações, acesse o comunicado a imprensa liberado pelo Slooh.

Fonte: Universetoday
Créditos: Slooh
18/02/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. Que burros, da zero pra eles.

    ResponderExcluir
  2. Fico surpreso não só pelo fato em sí, mas principalmente por perceber que SIM, falhamos.. e que uma falha como essa poderia custar a vida de milhares de pessoas, se não uma extinção em massa... pode não ser o caso desse asteróide em questão, mas quem sabe de um outro no futuro... Espero que isso sirva para que as Agências Espaciais melhorem seus monitoramentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade! isso é preocupante.

      Excluir
    2. Este é para os Céticos.Como diz Smit de MATRIX ...Isto é inevitável.Não podemos discutir quando vai cair...mais uma coisa é certa ,vai acontecer em breve.APOCALIPSE, CAPITULO 8 VERSÍCULO 10.Deus deixa um alerta para aqueles que creem sua palavra, e que possamos nos preparar.E o terceiro Anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha,e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.E o nome da estrela era ABSINTO, e a terça parte das aguas tornou-se vermelho como absinto, e muitos homens morreram das águas ,pois se tornaram amargas.Pelo que tenho estudado a respeito isto deverá ocorrer logo após o anti-cristo tomar Israel.Então deixo aqui bem claro que observem os Países que tem contato diplomático com Israel, pois será um destes que irá reclamar pra si a posse de tal.E quando isto acontecer o mundo sofrerá a desolação.

      Excluir
  3. Não foi o que caiu na Argentina no dia 17 para 18 ?

    ResponderExcluir
  4. ta entendi o lance do erro de cálculo rsss..
    mas a imaginação rola solta kkkkkk

    tem uma noticia dessa que perderam um asteróide, ai logo em seguida uma outra noticia que um programa mundial de prevenção de colisões de asteróides com o planeta foi criado com todas as agências espaciais do mundo.. ...
    hum... Armagedon? Volta de Cristo? calendário maia? o retorno de Kulkucán?

    os religiosos vão fazer a festa com essa noticia

    e ei Galeria do meteorito... vê se coloca ali comentar com perfil do face né rssss

    ResponderExcluir
  5. Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!AAh!Ah!h!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!!!Ah!

    Mais uma prova de que os astrônomos não sabem de nada. E ainda ficam dizendo que Nibiru não existe e que tudo é bobagem! Com que autoridade, se não conseguem nem calcular com exatidão a rota de um asteróide?

    ResponderExcluir
  6. Inevitavelmente, o riso dos céticos da ciência, que se acham os sabidões, irá acabar!

    ResponderExcluir
  7. PERDERAM UM ASTERÓIDE! AHAM. Uma cambada de genios faz os calculos, e eles erraram. Aham. Asteróides mudam de rota. aham. PENSO QUE TEM UMA HISTÓRIA MAL CONTADA, ou estou vendo muito filme kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Já pensaram em anunciar nos "achados e perdidos"

    ResponderExcluir
  9. do tamanho de 3 campo d futebol... hummm foi o pessoal da copa q meteu a mão

    ResponderExcluir
  10. O asteróide virou peido...ou então algum cientista cético com relação ao fim do mundo comeu ele porque ele iria se chocar com a Terra. Assim, ele preservou sua teoria por meio de um ajuste forçado da realidade!

    ResponderExcluir
  11. Vou aproveitar para fazer chacota da ciência materialistas até não aguentar mais!!!

    ResponderExcluir
  12. Hahaha

    Pegadinha do meteoro.. ja viram??

    http://www.youtube.com/watch?v=ypnYwjwiS3E

    ResponderExcluir