Nova cratera de impacto é detectada em Marte




Uma nova cratera de impacto foi encontrada em Marte. A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) registrou essa deslumbrante nova cratera, que possui 30 metros de diâmetro, com uma zona de explosão magnífica.

Segundo os cientistas, a explosão causada pelo impacto resultou no lançamento de detritos a uma distância de aproximadamente 15 quilômetros. Fotos do antes e depois dessa região mostram que essa nova cratera foi formada entre julho de 2010 e maio de 2012.


Como Marte é quase todo coberto por poeira avermelhada, a imagem teve que ser melhorada, e por isso, vemos esse tom azulado na região da cratera.

Com a ajuda da MRO, os cientistas foram capazes de estimar que Marte é atingido por aproximadamente 200 impactos por ano, porém, esse em específico é maior do que a maioria.

Nova cratera de impacto descoberta em Marte, registrada em
19 de novembro de 2013 pela câmera de alta-resolução HiRISE.
Créditos: NASA / JPL / MRO / University of Arizona
Clique na imagem ara ampliar

O procedimento usual para encontrar novas crateras é feito primeiramente através da sonda MRO, que com o auxílio de suas câmeras, identifica anomalias ou manchas escuras. Após verificar algo diferente na superfície do planeta, a câmera de alta-resolução HiRISE é utilizada para acompanhar o local com mais detalhes. HiRISE obteve essa bela imagem no dia 19 de novembro de 2013.

Para mais informações sobre a missão MRO que vem estudando Marte desde 2006, visite o site www.nasa.gov/mro

Fonte: NASA
Imagem: NASA / MRO
06/02/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário