Evolução do Universo é recriada em um incrível vídeo time-lapse

Galáxias se afastam, explosões acontecem... é maravilhoso!

Os cientistas criaram uma nova simulação em time-lapse da evolução do Universo. Uma visão computadorizada mostra como o cosmos pode ter evoluído ao longo de bilhões de anos.

Esse modelo cósmico simula as mudanças em larga escala da estrutura do Universo, traçando 13 bilhões de anos de evolução iniciados a 12 milhões de anos após o Big Bang. O modelo de computador chamado Illustris é especial porque abrange uma grande área, um cubo cósmico com cerca de 350 milhões de anos-luz de cada lado.


Galáxias se afastam, explosões acontecem, e é tudo muito belo. Esse time-lapse que você vai ver logo abaixo nos dá uma oportunidade única de entender e de contemplar a evolução do Universo ocorrida durante 13 bilhões de anos, e tudo isso acontece em apenas 2 minutos. Confira:



Para a simulação, Vogelsberger (pesquisador do MIT) e sua equipe foram capazes de modelar o comportamento da matéria escura e da energia escura, as substâncias misteriosas que compõem cerca de 95% do Universo Eles também modelaram a maneira que a matéria bariônica (matéria composta de prótons, elétrons e nêutrons) se comporta. O modelo, na verdade, é muito parecido com o que os cientistas observam no Universo real.

A equipe de investigação usou 8.192 núcleos de computadores, e cada um desses núcleos tem a mesma potência de um computador desktop convencional. Todos eles, funcionando simultaneamente, criaram a animação. É possível notar como a distribuição das galáxias mudaram ao longo do tempo. Para criar uma simulação como essa utilizando um único computador convencional, levaria aproximadamente 2.000 anos, porém, utilizando o núcleo de informática, a Illustris pôde finalizar essa simulação em apenas seis meses.

Cada partícula de gás na simulação Illustris representa 1 milhão de massas solares. Embora isso possa soar como baixa resolução, na verdade representa uma visão incrivelmente detalhada da evolução do cosmos, disse o astrofísico Michael Boylan - Kolchin.


Fonte: Space
12/05/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. O universo e a mente em expansão, semelhanças ou não, podemos ser apenas um pensamento de alguém, ou podemos ter um universo em cada pensamento...

    ResponderExcluir
  2. "E disse Deus: Haja luz; e houve luz." (Gênesis 1 : 3) "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hebreus 11 : 3)

    ResponderExcluir