O que aconteceu com a "Tempestade de Meteoros' do fim de maio?

Com certeza não foi como previsto...

A tão aclamada nova chuva de meteoros do cometa 209P/LINEAR prometia um possível espetáculo nos céus do hemisfério norte... mais precisamente nos Estados Unidos e no Canadá.

Desde o ano passado, especialistas em meteoros e Agências como a NASA anunciavam uma provável chuva de meteoros na constelação Camelopardalis, ou Girafa em português... e essa poderia ser uma 'das grandes'. Desde então, astrônomos profissionais, amadores e entusiastas do céu noturno aguardaram ansiosamente por esse momento.


O dia 23 de maio de 2014 chegou... mas o quê aconteceu?

Alguns meteoros foram observados... aproximadamente 10 por hora, mas isso está bem longe de uma verdadeira "tempestade". Podemos quem sabe, dizer que foi um "chuvisco de meteoros".

Meteoro da chuva Camelopardalídeas, registrado pelo fotógrafo BG Boyd em Tucson, Arizona.
Créditos: BG Boyd

De acordo com estudos e pesquisas, a Terra passaria pelos rastros deixados pelo cometa 209P/LINEAR entre os dias 23 e 24 de maio. Internautas puderam acompanhar a transmissão ao vivo em nosso site.

Mas como foi informado anteriormente, essa seria a primeira vez que essa chuva de meteoros aconteceria, e por não haver um histórico, ninguém sabia ao certo quantos meteoros ocorreriam... e se ocorreriam...

Sim, ela aconteceu, mas nada como previsto. "Conseguimos observar cerca de 1 meteoro a cada 10 minutos", conta Glen Wurden, de Los Alamos, Novo México. "Eu consegui fotografar esse meteoro da chuva Camelopardalídeas com uma exposição de 30 segundos."

Meteoro da chuva Camelopardalídeas, registrado no Novo México.
Créditos: Glen Wurden

Segundo especialistas, há ainda a possibilidade de um "outburst" (momento em que vários meteoros cruzam o céu repentinamente) para esse próxima madrugada entre os dias 24 e 24 de maio. "Talvez a chuva de meteoros esteja só atrasada", comenta o astrônomo Tony Phillips do site SpaceWeather.

Poderia ser a melhor chuva de meteoros de nossas vidas, mas não foi dessa vez. De qualquer maneira, o site Galeria do Meteorito está ligado em tudo que ocorre no Universo Astronômico, e temos o compromisso de garantir que você também esteja.

Quem sabe na próxima... afinal, estamos juntos nessa incansável busca por respostas, e na busca pelas maravilhas do cosmos.







Imagens: Glen Wurden / BG Boyd
24/05/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário