Tudo sobre a Nova Chuva de Meteoros do final de maio

Uma possível tempestade de meteoros que acontecerá no final do mês de maio poderá surpreender observadores

No final do mês de maio, a Terra passará pelos rastros do cometa 209P/LINEAR. Pra quem não o conhece, ele é um cometa periódico que foi descoberto em fevereiro de 2004. A última vez que ele se aproximou da Terra foi em 2009, quando chegou a 38 milhões de quilômetros. Agora, o cometa 209P/LINEAR irá se aproximar ainda mais. No dia 29 de maio, ele chegará a apenas 8,5 milhões de quilômetros do nosso planeta. A última vez que um cometa se aproximou tanto da Terra foi em 1983, quando IRAS-Araki-Alcock (C/1983 H1) fez um rasante a 4.6 milhões de quilômetros da superfície terrestre. E não pára por aí!


Além da máxima aproximação, o cometa 209P/LINEAR promete mais um espetáculo. A partir do dia 23 de maio, a Terra passará por todos os fragmentos deixados pelo cometa LINEAR entre os anos de 1803 e 1924, e com isso, poderemos observar uma das maiores chuvas de meteoros da história.


Onde a nova chuva de meteoros será visível?

O radiante da chuva, ou seja, a região do céu de onde os meteoros parecerão se originar estará na constelação Camelopardalis, mais conhecida em português como constelação da Girafa. Infelizmente, essa constelação não é visível no hemisfério sul, e consequentemente, essa chuva não poderá ser vista do Brasil... mas calma aí, ainda tem uma chance!

Como se trata da primeira vez que a chuva Camelopardalídeas vai acontecer, não podemos ter certeza da quantidade de meteoros que vai cruzar o céu, assim como a radiante que os especialistas esperam ser na constelação da Girafa pode se alterar... outro fato é que, se realmente acontecer uma tempestade de meteoros, alguns podem cruzar o céu do hemisfério sul... e não custa enfatizar novamente né? Essa é a primeira vez que essa chuva vai acontecer, então, ela pode nos surpreender de várias maneiras.

Nas imagens abaixo, veja a região norte do céu de Lisboa, em Portugal e em Déli, na Índia. Às 03h00 da madrugada do dia 24 de maio, é assim que estará o céu desses locais, e é nessa região que espera-se que os meteoros surjam. Veja:

Lisboa, Portugal, às 03h00 do dia 24 de maio de 2014. Créditos: Solar System Scope


Lisboa, Portugal, às 03h00 do dia 24 de maio de 2014. Créditos: Solar System Scope

Apesar de serem os EUA e o Canadá os países mais privilegiados para observar a nova chuva de meteoros Camelopardalídeas, toda e qualquer região do hemisfério norte que puder observar a constelação Camelopardalis no céu noturno também terá a chance de observar essa tão esperada chuva de meteoros. As imagens acima foram feitas utilizando o aplicativo Sistema Solar 3D.


Quantos meteoros teremos por hora?

Ninguém sabe ao certo qual será a magnitude dessa chuva, afinal de contas, será a primeira vez que ela vai acontecer e não temos nenhum histórico para servir de comparação... mas ao que tudo indica, será surpreendente!

Especialistas estão estimando uma taxa de 200 meteoros por hora, porém, trata-se de uma mera estimativa. A quantidade de " estrelas cadentes " que vão cruzar o céu depende do quão ativo estava o cometa 209P/LINEAR. A Terra vai passar pelos seus rastros, e se esses rastros possuem muitos fragmentos, teremos um grande espetáculo.. se não, ficaremos a ver navios...


Transmissão ao vivo

E pra ter certeza que você não vai perder a possível tempestade de meteoros do cometa 209P/LINEAR, teremos a transmissão ao vivo, que será feita no hemisfério norte, e estará disponível no dia 23 de maio aqui mesmo em nosso site! Serão duas transmissões ao vivo, uma da passagem do cometa 209P/ LINEAR e a outra que acompanhará a mais nova chuva de meteoros.

No dia 23 de maio, todos os olhos e câmeras estarão voltados para o céu, e você pode ter a oportunidade de observar não só a maior chuva de meteoros da sua vida, como também a maior chuva de meteoros dos últimos tempos! Fiquem ligados em nosso site!

Imagens: Solar System Scope
16/05/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. pena que so acontecera novamente em 16 de fevereiro de 2060 eu vi pelo solar system scope e eu pesquisei e vi que era mesmo era previsto para acontecer so em 2060 que pena

    ResponderExcluir