Rara bola de fogo cruza os céus do sudeste dos EUA

Evento ocorre poucos dias antes da tão esperada ' nova chuva de meteoros '

Uma bola de fogo muito incomum de longa duração cruzou os céus do sudeste dos Estados Unidos na madrugada de sexta-feira (16 de maio).


A rocha espacial entrou em nossa atmosfera acima de Columbia, Carolina do Sul. O meteoróide tinha um tamanho aproximado de uma bola de basquete, e em seguida, seguiu para a região noroeste a cerca de 125.500 km/h, fragmentando-se por completo acima de Tennessee, de acordo com o comunicado de Bill Cooke, do escritório de meteoróides da NASA. Câmeras que estavam apontadas para o céu capturaram, o incrível vídeo que mostra a passagem da bola de fogo de longa duração.



"Esta bola de fogo não fazia parte de qualquer chuva de meteoros e pertence a uma classe de meteoros chamada Earthgrazers (ou algo como ' arranha-Terra ' em português)", escreveu Bill Cooke em um comunicado. "Esses meteoróides raspam na parte superior da atmosfera antes de queimarem-se por completo. Este percorreu uma distância de 467 quilômetros, o que é algo muito raro para um meteoro".





Embora esta bola de fogo não faça parte de qualquer chuva de meteoros, ela aconteceu uma semana antes de uma nova chuva de meteoros que é muito aguardada por astrônomos em todo o planeta.

Caminho percorrido pelo meteoróide em 16 de maio de 2014.O bólido cruzou
uma área de 467 quilômetros, muito incomum para um evento desse tipo.
Créditos: NASA / MSFC / Meteoroid Environment Office

Diferente de todas as outras chuvas de meteoros, a Camelopardalídeas, que deve ocorrer no dia 23 de maio, é uma chuva nova, e nunca ninguém a observou nos céus... mas teremos o privilégio de observá-la pela primeira vez!

Como essa será a primeira chuva Camelopardalídeas, não temos um histórico para nos basearmos, portanto, ninguém tem certeza de quantos meteoros ocorrerão, ou a região exata do céu... mas ao que tudo indica, será uma grande chuva que deve acontecer na região da constelação da Girafa (Camelopardalis). Alguns especialistas não descartam a possibilidade de uma possível " tempestade de meteoros ", com chances de algo em torno de 1.000 meteoros por hora, embora os mais céticos esperam aproximadamente 200 por hora. Mas como é a primeira, ninguém sabe ao certo quantas " estrelas cadentes " deverão cruzar o céu.

A nova chuva de meteoros do dia 23 de maio será causada quando a Terra passar pelos rastros de poeira e de fragmentos deixados pelo cometa 209P/LINEAR.

E não se esqueça! Teremos a transmissão ao vivo da tão esperada chuva de meteoros do fim de maio, e você poderá assistir aqui, em nosso site! Veja também mais informações sobre a nova chuva de meteoros.

Fonte: Space / American Meteor Society
Imagens: NASA / MSFC / Meteoroid Environment Office
19/05/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Eu vi uma bola de fogo de longa duração em janeiro, em uma praia de Itacaré,Bahia. Demorou tanto que deu tempo de alertar um amigo! Foi incrível!

    ResponderExcluir