A Terra está na mira de duas grandes manchas solares

Como anda a atividade solar?

Durante dias, a atividade solar tem sido baixa, mas é improvável que essa calmaria dure por muito mais tempo.

Duas grandes manchas solares, AR2108 e AR2109, possuem campos magnéticos ​​"beta-gama-delta" instáveis, que abrigam energia suficiente para produzir fortes erupções solares.

Manchas solares AR2108 e AR 2109. Créditos: Spaceweather

Essas duas gigantescas manchas solares, além de estarem prestes a causar grandes explosões, elas ficaram direcionadas para a Terra desde ontem, dia 07 de julho. Por conta da rotação do Sol, elas devem "sair da nossa mira" em algumas horas, porém, esse é um momento critico, uma vez que qualquer explosão e/ou Ejeção de Massa Coronal que ocorra, será direcionada diretamente para o nosso planeta.

Os meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 60% de explosões de classe M, e 10% de chance de explosões de classe X para hoje, dia 8 de julho.

Acompanhe a atividade solar em tempo real, e fique atento para mais informações aqui em nosso site.




Fonte: Spaceweather / NOAA
Imagens: SOHO / NASA / Spaceweather
08/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. poderá afetar em alguma coisa aqui na terra??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grandes explosões solares podem causar Ejeções de Massa Coronal (EMC), que quando dirigidas para a Terra, podem afetar os satélites, astronautas em órbita e até mesmo a nossa tecnologia do dia-a-dia. Por isso que existem os sistemas de monitoramento da atividade solar, porque assim, podemos desligar temporariamente tudo aquilo que poderia ser afetado, e assim, evitar danos bilionários. Com relação aos seres-humanos e à toda vida terrestre, não precisamos nos preocupar.... ao menos não diretamente, afinal, as explosões solares e as EMCs sempre aconteceram, e continuará assim... faz parte da atividade solar.

      Um grande abraço, e bons céus!

      Excluir