Cientistas confirmam mudanças no campo magnético da Terra e no polo norte magnético

Além disso, a Anomalia do Atlântico Sul está ainda mais intensa

Os primeiros resultados dos três satélites Swarm da Agência Espacial Europeia (ESA) revelam as mais recentes mudanças no campo magnético que protege o nosso planeta.

Lançado em novembro de 2013, Swarm está fornecendo informações sem precedentes sobre o complexo funcionamento do campo magnético da Terra, o que nos protege da radiação cósmica e das partículas carregadas que nos bombardeiam diariamente.




Medições feitas ao longo dos últimos seis meses confirmam a tendência geral de enfraquecimento do campo magnético da Terra, com as quedas mais dramáticas sobre o Hemisfério Ocidental. Já em outras áreas, como a região sul do Oceano Índico, o campo magnético tem se fortalecido.



As últimas medições confirmam também o movimento do polo norte magnético para a Sibéria.

Estas modificações são baseadas nos sinais magnéticos provenientes do núcleo da Terra. Nos próximos meses, os cientistas vão analisar os dados sobre os grandes contribuidores do campo magnético terrestre, como o manto, a crosta, os oceanos, a ionosfera e a magnetosfera.


O campo magnético é fraco por aqui

Dados de junho de 2014 mostram intensidade do campo magnético da superfície da Terra.
Créditos: ESA / DTU Space

A região do Brasil que é mostrada em azul no mapa, representa a Anomalia do Atlântico Sul (AMAS). Essa anomalia ocorre devido a uma depressão ou achatamento nas linhas do campo magnético da Terra acima dessa região. A AMAS foi descoberta em 1958, e sofre alterações frequentemente.

Por conta do campo magnético ser mais fraco na região em azul (acima do Brasil), partículas carregadas se aproximam mais da alta atmosfera dessa região, e por conta disso, os níveis de radiação são mais elevados nesse perímetro.

Na superfície os efeitos são insignificantes, segundo os cientistas. Já em grandes altitudes, a Anomalia do Atlântico Sul causa efeitos radioativos em satélites e espaçonaves.

Satélites Swarm (conhecidos como constelação Swarm) orbitando a Terra.
Créditos: ESA / AOES Medialab

Os satélites que passam acima do Brasil, principalmente acima da região sudeste do país, enfrentam fortes rajadas de radiação cósmica, e por isso, necessitam de proteções especiais.


Conclusão

Esses estudos deverão proporcionar uma nova visão sobre muitos processos naturais, desde aqueles que ocorrem dentro do nosso planeta até a meteorologia espacial, que é desencadeada pela atividade solar. Tudo isso deverá produzir uma melhor compreensão das causas do enfraquecimento do campo magnético da Terra.

Os primeiros resultados desse estudo foram apresentados no Terceiro Encontro de Ciências do Swarm, em Copenhague, Dinamarca.

Fonte: ESA / Swarm
Imagens: ESA / ATG Medialab / DTU Space
14/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. Ai da Mitologia que não acordar para o giro da bussola magnética!
    Ai do Deus que não voltar a escrever...
    Ai da Filosofia que não tratar do Além de Bem & Mal...

    ResponderExcluir
  2. E os caras passaram por essa radiaçao toda de boa em 69.........

    ResponderExcluir
  3. é a globalização que esta acabando com o hemisfério sul, só sobra CUBA, o único isolado.

    ResponderExcluir
  4. O Assoalho oceânico é um registro das mudanças no campo magnético da Terra, sempre ocorreu mudança e sempre ocorrerá!

    ResponderExcluir
  5. Culpa da Dilma ,logo o Brasil pega fogo .

    ResponderExcluir
  6. Culpa da Dilma ,logo o Brasil pega fogo .

    ResponderExcluir
  7. Bom dia amigos elas estão certo .mas o que esta provocando isso .com tantas naves estra terrestre lançando raios no centro da terra e muitas experiencias que os humanos estão fazendo com armas perto do núcleo terrestre isso muda mesmo .o problema e como isso vai mexer com o clima do planeta e com aqueles que mora nele .......??????????????????????????

    ResponderExcluir
  8. tem algum jeito de aumentar o campo magnetico ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. Vai lá embaixo e empurra o núcleo da Terra até girar forte o suficiente pra aumentar o campo magnético.

      Excluir
  9. Detalhe , nosso Brasil é campeão no numero de casos de cancer de pele, liderando o ranking em primeiro lugar ,e , engraçado,sobre isso ninguem comenta ou quer falar,acho que em Brasília eles , os políticos ,não tem tempo para discutir estas questões com esta, de suma importãncia para a saúde da população....isso me enoja .E se ao invés de olimpíadas fúteis investíssemos esse dinheiro em fábricas de protetores solares de baixo custo para geração de empregos ? é só uma idéia...

    ResponderExcluir
  10. deve ser por issoq a internet do brasil é uma bosta

    ResponderExcluir
  11. Coisas antigas que nós sentimos hoje ao nos expor ao sol, não é mesmo? E cada vez mais intenso.

    ResponderExcluir
  12. Os alienígenas ferraram mesmo com o Brasil, vai vê que já conhecia o tipo de povinho que ia habitar essas terras.

    ResponderExcluir