Terra pode ser atingida por Ejeção de Massa Coronal nesse domingo

Acompanhe conosco as últimas informações sobre a atividade solar

Por conta do rompimento de um filamento no hemisfério norte do Sol, que ocorreu no último dia 9 de julho, a Terra poderá receber um choque de uma Ejeção de Massa Coronal (EMC) nesse domingo, dia 13 de julho.

Por conta dessa EMC ocorrida há poucos dias, há 15% de chance de tempestades geomagnéticas severas em altas latitudes para as próximas 24 horas, e 25% de chance dessas tempestades severas ocorrerem nas próximas 48 horas.

Já em relação ao surgimento de outras explosões solares, existe 60% de chance de explosões de classe M e 10% de explosões de classe X para as próximas 24 horas.

Caso essas tempestades geomagnéticas realmente ocorram nas próximas 24 - 48 horas, podemos enfrentar distúrbios significativos no campo magnético terrestre, o que pode ocasionar danos aos satélites geoestacionários e consequentemente, interferências ou até mesmo apagões de radio comunicação.




Acompanhe a atividade solar em tempo real clicando aqui.

Fonte: NOAA / NASA / Spaceweather
Imagem: (ilustrativa) NASA / SOHO
12/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Em questão de matéria com esse conteúdo, está muito boa. Agora, só nos resta aguardar e torcer para que esse dano que poderá acontecer seja o mínimo possível!

    ResponderExcluir
  2. Sabe aqulas horas que vc fica sem internet e não sabe pq?...pois é!

    ResponderExcluir