Sol da meia-noite: entenda esse curioso fenômeno

Sol da meia noite
Nesse exato momento é meia-noite em algum lugar da Terra, e mesmo assim, o Sol não se pôs... 


Você já deve ter ouvido falar sobre o Sol da meia-noite, certo? Mas você sabe como esse fenômeno ocorre? E o que é o famoso Sol da meia-noite?

A Terra tem uma inclinação de  23.5 graus, o que faz com que as quatro estações existam. Entendo as estações do ano fica bem fácil entender como acontece o Sol da meia-noite:



Por conta dessa inclinação, quando é verão no hemisfério norte, o Sol nunca se põe no polo norte, e no polo sul, ele nunca nasce, então temos 6 meses de dia no polo norte e 6 meses de noite no polo sul.

Já quando é verão no hemisfério sul, aí acontece o oposto. O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6 meses de noite ininterruptas.

Ou seja, o Sol da meia-noite acontece no polo sul e no polo norte, com duração de 6 meses em cada um dos polos.



Nas regiões que ficam próximas dos polos, como Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e norte do Canadá e da Rússia, por exemplo, também acontece o Sol da meia-noite, mas como elas são se encontram exatamente nas regiões dos polos, mas sim próximas, então tanto o dia quanto a noite não chegam a durar 6 meses. Quando é verão no hemisfério norte, essas regiões que foram citadas acima experimentam o Sol da meia-noite durante os meses de junho, julho e agosto, e a noite também pode durar alguns meses, em dezembro, janeiro e fevereiro, fenômeno conhecido como noite polar. Quanto mais próxima dos polos, mais dias de Sol da meia-noite e de noite polar terá a região.

Veja esse time-lapse que mostra como o Sol da meia-noite é visto para quem se encontra próximo dos polos. Durante 6 dias de filmagens, observe que o Sol não se põe.



Habitantes de regiões polares dizem estar acostumados com esses fenômenos. Já os turistas sofrem um pouco mais, afinal de contas, o nosso relógio biológico fica um tanto confuso com tanta luz ou tanto escuro por vários dias... mas com certeza é uma experiência que deve valer muito a pena!

E você? Já presenciou o Sol da meia noite ou a noite polar?







03/10/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários:

  1. Francamente, eu não vejo nada demais nisso, basta agente pensar um pouco com matemática e aí fica fácil entender o fenômeno.
    Eu gostaria de ter meio ano de sol direto, mesmo sabendo que isso pode interferir no meu metabolismo!

    ResponderExcluir
  2. q lindo!!! mas deve ser dificil não ter noite e dia na proporção certa.. pq precisamos da noite pra descansar... então deve ser estranho para a mente..tanta luz.

    ResponderExcluir
  3. Matéria simples mas fantástica! Muito top!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Éderson! Um grande abraço! Seja sempre bem vindo!

      Excluir
  4. Deve ser uma experiência fantástica!

    ResponderExcluir
  5. Já achei estranho o pôr-do-sol às 3pm em Massachusetts, EUA, em novembro, 6 meses no escuro ou no claro, pra nós é muito complexo!

    ResponderExcluir
  6. Já achei estranho o pôr-do-sol às 3pm em Massachusetts, EUA, em novembro, 6 meses no escuro ou no claro, pra nós é muito complexo!

    ResponderExcluir
  7. Por isso que os ursos polares dormem seis meses, hamm...

    ResponderExcluir
  8. Por isso que os ursos polares dormem seis meses, hamm...

    ResponderExcluir
  9. É muito loco esse nosso planeta, não!

    ResponderExcluir