Sol da meia-noite: entenda esse curioso fenômeno

Sol da meia noite
Nesse exato momento é meia-noite em algum lugar da Terra, e mesmo assim, o Sol não se pôs... 


Você já deve ter ouvido falar sobre o Sol da meia-noite, certo? Mas você sabe como esse fenômeno ocorre? E o que é o famoso Sol da meia-noite?

A Terra tem uma inclinação de  23.5 graus, o que faz com que as quatro estações existam. Entendo as estações do ano fica bem fácil entender como acontece o Sol da meia-noite:



Por conta dessa inclinação, quando é verão no hemisfério norte, o Sol nunca se põe no polo norte, e no polo sul, ele nunca nasce, então temos 6 meses de dia no polo norte e 6 meses de noite no polo sul.

Já quando é verão no hemisfério sul, aí acontece o oposto. O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6 meses de noite ininterruptas.

Ou seja, o Sol da meia-noite acontece no polo sul e no polo norte, com duração de 6 meses em cada um dos polos.



Nas regiões que ficam próximas dos polos, como Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e norte do Canadá e da Rússia, por exemplo, também acontece o Sol da meia-noite, mas como elas são se encontram exatamente nas regiões dos polos, mas sim próximas, então tanto o dia quanto a noite não chegam a durar 6 meses. Quando é verão no hemisfério norte, essas regiões que foram citadas acima experimentam o Sol da meia-noite durante os meses de junho, julho e agosto, e a noite também pode durar alguns meses, em dezembro, janeiro e fevereiro, fenômeno conhecido como noite polar. Quanto mais próxima dos polos, mais dias de Sol da meia-noite e de noite polar terá a região.

Veja esse time-lapse que mostra como o Sol da meia-noite é visto para quem se encontra próximo dos polos. Durante 6 dias de filmagens, observe que o Sol não se põe.



Habitantes de regiões polares dizem estar acostumados com esses fenômenos. Já os turistas sofrem um pouco mais, afinal de contas, o nosso relógio biológico fica um tanto confuso com tanta luz ou tanto escuro por vários dias... mas com certeza é uma experiência que deve valer muito a pena!

E você? Já presenciou o Sol da meia noite ou a noite polar?





03/10/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

38 comentários:

  1. Francamente, eu não vejo nada demais nisso, basta agente pensar um pouco com matemática e aí fica fácil entender o fenômeno.
    Eu gostaria de ter meio ano de sol direto, mesmo sabendo que isso pode interferir no meu metabolismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu vejo tudo pois isso afeta muitas coisas. São cálculos muito exatos do projetista do universo.

      Excluir
    2. Andrei. Ve se se manca babaca

      Excluir
  2. q lindo!!! mas deve ser dificil não ter noite e dia na proporção certa.. pq precisamos da noite pra descansar... então deve ser estranho para a mente..tanta luz.

    ResponderExcluir
  3. Matéria simples mas fantástica! Muito top!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Éderson! Um grande abraço! Seja sempre bem vindo!

      Excluir
  4. Esse lugares são mesmo incríveis!

    ResponderExcluir
  5. Já achei estranho o pôr-do-sol às 3pm em Massachusetts, EUA, em novembro, 6 meses no escuro ou no claro, pra nós é muito complexo!

    ResponderExcluir
  6. Já achei estranho o pôr-do-sol às 3pm em Massachusetts, EUA, em novembro, 6 meses no escuro ou no claro, pra nós é muito complexo!

    ResponderExcluir
  7. Por isso que os ursos polares dormem seis meses, hamm...

    ResponderExcluir
  8. Por isso que os ursos polares dormem seis meses, hamm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho q são os ursos pardos que fazem isso, não lembro direito.

      Excluir
  9. A ONU Proibiu qualquer turista dormir na Antártica. Será que tem medo da pessoa acordar apenas 6 meses depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nã, não, que coisa absurda, como você é burro cara, isso que você disse é tudo burrice, burrice, eu não consigo entender muito bem o que você fala por quê você fala de uma maneira burra

      Excluir
    2. hehehe... Acredito que não! Basta colocar uma lâmpada com timer pra ascender automaticamente e os turistas acordariam sem problemas. Deve haver outro motivo. Pessoas com senso de humor refinado como o seu geralmente são mais inteligentes que outras...

      Excluir
  10. Ficou bem claro que o sol circula sobre a terra, e esses 6 meses é o período em que o mesmo circula mais próximo ao polo norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Sol circula sobre a terra? Geocentrismo? vai dizer agora q a terra é plana

      Excluir
    2. Gilberto! Para alguns a verdade doí. Cuidado pois, pode ferir o sentimento dos outros.

      Excluir
    3. Certo dai a terre é plana e os polos sao os paredões da terra, e qndo o.sol tq circulando bastante no.hemisfério, e o restrestante da pizza nao fic escura porquê? ?

      Excluir
    4. Certo dai a terre é plana e os polos sao os paredões da terra, e qndo o.sol tq circulando bastante no.hemisfério, e o restrestante da pizza nao fic escura porquê? ?

      Excluir
    5. Certo dai a terre é plana e os polos sao os paredões da terra, e qndo o.sol tq circulando bastante no.hemisfério, e o restrestante da pizza nao fic escura porquê? ?

      Excluir
    6. a terra não é plana e também não é redonda, a terra é convexo... ah mas o que é convexo? É que tem relevo exterior curvo, mais ou menos acentuado; arredondado, bojudo. Com isso podemos dizer que a terra tem o formato convexo.

      Excluir
  11. Eu queria muitíssimo, ficar três dias de dia e três dias de noite

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado tinha uma redação escolar sobre o nascer e o pôr do sol e vcs me ajudaram se eu tirar 10 eu ficarei muito grato fiz um texto de dois paragrafos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Parabéns pelo seu trabalho - o mérito é seu! Mas fico muito feliz por ter ajudado de alguma forma.

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Muito show ,muitas pessoas não sabem disso ,obrigado pela matéria , e tudo que Deus fez é bom ...so temos que agradecer .

    ResponderExcluir
  14. O canal Ciência de Verdade do Prof. Afonso, Geofísico e Sismógrafo, explica direinho isto ai.

    ResponderExcluir
  15. FICA EVIDENTE QUE NOS POLOS NÃO É LOCAL PARA O SER HUMANO HABITAR E SIM PARA EXPERIENCIAS - A HABITAÇÃO AO SER HUMANO É ONDE A NATUREZA ESTÁ EQUILIBRADA PARA A BIOLOGIA ANIMAL HUMANA...

    ResponderExcluir
  16. Nossa eu queria passa só uma semana no polo que estivesse a noite pra dormi kkk

    ResponderExcluir
  17. deve ser uma esperiencia fantastica

    ResponderExcluir