6 fatos incríveis e curiosos sobre os buracos negros

curiosidades sobre buraco negro
Você sabe tudo sobre os buracos negros? Algumas curiosidades poderão te surpreender!

Uma das coisas mais fascinantes e intrigantes que existem no Universo são os buracos negros. Por mais que a gente tente, pode ser difícil entender seus conceitos, afinal, sua física não faz parte da nossa realidade... e coisas tão colossais quanto os buracos negros podem ser um pouco inimagináveis para nós. Por isso, separamos alguns fatos curiosos sobre os buracos negros que irão provavelmente clarear um pouco o nosso entendimento sobre esses corpos extremos do Universo.

Confira!

1 - Poder gravitacional ao extremo
fatos sobre os buracos negros
Este é um fato básico sobre os buracos negros, que são corpos cuja gravidade é tão grande que ocorreu a dilatação do espaço-tempo, ou seja, o tempo pára em seu horizonte de eventos (proximidade do buraco negro). Para entender melhor, todo planeta, satélite, estrela, cometa, ou seja, todo corpo no espaço possui um poder gravitacional, e esse poder gravitacional é o que atrai objetos menores. Todo corpo também possui uma velocidade de escape, que é a velocidade mínima que deve ser atingida para que um objeto possa escapar desse poder gravitacional. Aqui na Terra por exemplo, todas as vezes que um foguete é lançado para o espaço, ele deve ultrapassar a velocidade de escape, caso contrário, ele não vai conseguir sair daqui. A velocidade de escape do planeta Terra é de 11,2 quilômetros por segundo, ou cerca de 40.320 km/h. Os buracos negros, por sua vez, também têm gravidade, mas como sua massa é altamente comprimida e muito densa, sua velocidade de escape é tão absurda que acaba sendo maior do que a velocidade da luz, ou seja, NADA (até onde se sabe) pode escapar de um buraco negro, nem mesmo a luz.



2 - Tamanho sem limites, mas com uma regra
buraco negro hd
Um buraco negro pode ter qualquer tamanho. Seu tamanho e massa estão diretamente relacionados, ou seja, quanto maior for sua massa, maior espaço ele ocupa. O raio de Schwarzschild (o raio do horizonte de eventos de um buraco negro) e a massa são diretamente proporcionais um ao outro. Portanto, se um buraco negro pesa dez vezes mais do que o outro, o seu raio é dez vezes maior também. Por exemplo, um buraco negro com a massa igual a do nosso Sol teria um raio de 3 km, e um buraco negro típico, com cerca de 10 massa solares teria um raio de 30 km, e assim por diante.



3 - O buraco negro mais próximo
visitar buraco negro
O buraco negro mais próximo está localizado em um dos braços da Via Láctea, e fica a 1.600 anos-luz de distância, o que significa que se tivéssemos uma espaçonave que viajasse na velocidade da luz, levaria 1.600 anos para chegar até ele.



4 - Eles não podem sugar tudo no Universo
buraco negro sugando estrela
Não. Esse é um dos fatos mais interessantes sobre os buracos negros. Eles não podem sugar toda a matéria do Universo, porque cada buraco negro tem seu próprio horizonte de eventos, assim como o campo gravitacional de um planeta. Se a matéria não está no seu horizonte de eventos, ela provavelmente nunca será sugada por ele.



5 - O buraco negro central da Via Láctea
buraco negro brilhante colorido
No centro da nossa galáxia existe um buraco negro supermassivo, chamado de Sagittarius A*. Ele pesa cerca de 4 milhões de massas solares, mas felizmente não há razão para se preocupar. Esse buraco negro supermassivo está a mais de 30.000 anos-luz de distância.



6 - Eles podem evaporar... ?
radiação de buraco negro
Muitos físicos teóricos acreditam que os buracos negros podem simplesmente evaporar. Mas como assim?!! Bom, segundo Stephen Hawking, os buracos negros não são inteiramente negros, afinal, eles emitem radiação. A energia que produz essa radiação vem a partir da massa do buraco negro, e à medida que essa radiação é emitida, o buraco negro perde massa. Os buracos negros emitem mais radiação enquanto eles encolhem, e com isso, ela evaporaria mais rapidamente enquanto perde seu tamanho, como um efeito "bola de neve", mas ao contrário.



Fonte: Universetoday / Wikipedia /NASA
Imagens: (capa - Richard Cardial) / NASA / divulgação
10/02/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 comentários:

  1. Parabéns ao site mais uma vez! Será que poderiam explicar, algum dia, sobre as singularidades nuas? Há também os objetos-consequência dos buracos negros: Supernovas A; Quasares e Blazares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fora do Ar! Realmente, é uma boa sugestão de matéria! Obrigado. Um grande abraço :D

      Excluir
  2. poderiam aprofundar mais sobre os tamanhos do universo,exemplo:o tamanho da terra em comparação com o sol,a maior estrela já descoberta,o maior planeta do universo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira essas matérias Paulo:

      Comparação do tamanho dos corpos do Sistema Solar: http://www.galeriadometeorito.com/2015/02/comparacao-de-tamanhos-do-sistema-solar.html

      A menor estrela do Universo: http://www.galeriadometeorito.com/2015/01/qual-e-menor-estrela-no-universo.html

      Os exoplanetas mais estranhos: http://www.galeriadometeorito.com/2013/11/conheca-os-exoplanetas-mais-estranhos.html

      O planeta extrassolar mais antigo: http://www.galeriadometeorito.com/2014/06/encontrado-planeta-extrasolar-mais-antigo-para-suportar-vida.html


      E confira muito mais! Utilize nossa caixa de busca na parte superior da coluna direita. Um grande abraço e boa leitura!

      Excluir
  3. Adoro esse site!! Tudo relacionado ao espaço sempre me chamou atenção, apesar de as vezes não entender algumas coisas, mais o melhor é que isso sempre faz eu me aprofundar mais e pesquisar os termos aqui apresentados. Parabéns pelo lindo trabalho, vocês apresentam esse termos cientificos de uma forma bem compreensível para qualquer um que tenha interesse e curiosidade neste assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, nós é que agradecemos pela participação de todos vocês leitores! Esse é justamente nosso intuito: propagar a Astronomia para todos os públicos, desde os mais experientes até para os leigos, e fornecer informações para que estes conheçam cada vez mais o Universo!

      Muito obrigado pelo elogio, nos sentimos honrados com isso! Um grande abraço!

      Excluir
  4. ótima matéria parabéns pelo site sempre gostei de assuntos relacionados ao universo. é simplesmente fascinante

    ResponderExcluir
  5. Site perfeito, sou fascinado pelo universo, visito o site todos os dias a procura do inexplicável.
    Parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Éric! É muito gratificante mesmo!!!! Seja sempre bem vindo. Um grande abraço!

      Excluir
  6. Acompanho o site há cerca de 1 ano.
    Parabéns pelo trabalho e muito obrigado por compartilhar conosco mais sobre os mistérios do Universo.

    Gostaria de sugerir uma matéria com curiosidades sobre os pulsares e o magnetares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos pelo prestígio! E muito obrigado pela sugestão André! Vamos marcar sua dica para matérias futuras! Um grande abraço!

      Excluir
  7. Sobre buracos negros, sugiro ler o blog: "Olhando o Universo"capítulo 10.

    ResponderExcluir
  8. Sobre buracos negros, sugiro ler o blog: "Olhando o Universo"capítulo 10.

    ResponderExcluir
  9. Minha teoria é que todas galaxias estáo sendo sugadas,por um imenso buraco milhoes de vezes maior,todas galaxias estão indo diretamente pra ele,ate tudo virar um grande vazio então depois disso o imenso buraco ejetara toda a materia numa grande esplosao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está teorizando a entropia, o fim e o recomeço deu tudo. É viajar d +.

      Excluir
  10. Ensinando e estimulando a curiosidade de um assunto tão grandioso e espetacular q esse nosso universo. Valeu!!!! Continue a nos surpreender.

    ResponderExcluir
  11. Ótima matéria.
    O que acontece com as coisas sugadas por um buraco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sabe. Até existem teorias recentes que dizem que, no centro de um buraco negro está um buraco de minhoca, que levaria tudo para outro canto do Universo. Já as teorias mais céticas dizem que ele apenas aglutina tudo e comprime a massa sugada em um tamanho ínfimo, por causa de seu poder gravitacional.

      Um grande abraço Mario!

      Excluir
    2. Podemos imaginar como um ponto de encontro de duas dimensões ou universo paralelos. Já se imaginou também o efeito contrário que seria o buraco branco que ejetaria matéria. O imaginário e a especulação enriquece a mente.

      Excluir
  12. Sei que parece uma pergunta meio estranha e até ridícula, mas se a maioria dos centros das galáxias espirais como a nossa tem um buraco negro supermassivo, poruqe eles "brilham" tanto nas imagnes ? afinal, eles não "sugam" até mesmo a Luz??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É devido a uma reação que acontece no buraco negro quando ele suga muita energia/matéria. Quando um buraco suga muita energia/matéria ocorre uma reação nele que ele começa a expelir parte dessa energia/matéria com muita força, é por isso que eles começam a brilhar muito, quando isso ocorre eles se transformam em QUASARES... É mais ou menos isso, não sei te explicar ao certo pq faz muito tempo que li sobre isso, sugiro você pesquisar sobre os Quasares que irá entender

      Excluir
    2. Olá Miyuki!

      é basicamente isso mesmo que o Michel disse. Mas funciona da seguinte maneira (até onde se sabe): quando o buraco negro está se "alimentando" de algum corpo, ele se torna ATIVO. Nesse momento, seu horizonte de eventos (um lugar caótico) fica repleto de matéria, que gira em diferentes velocidades de acordo com a proximidade. Isso gera radiação por contra de tanta fricção, e por conta disso, parte dessa radiação escapa da região mais externa do horizonte de eventos, geralmente em raio-X, e é isso que faz o buraco negro brilhar.

      Abraços!

      Excluir
  13. Parabéns ao site, amo as matérias daqui... Só não entendi uma coisa e gostaria que alguém me explicasse. É em relação ao fato n° 4, deu a entender (pelo menos para mim) que os buracos negros não exercem influência gravitacional alguma em corpos que estão FORA do seu horizonte de eventos, porquê vocês falaram que algo que está fora do horizonte de eventos NUNCA será absorvido pelo buraco negro. Pelo o que eu sei, a tendência de um corpo que está orbitando outro é se aproximar cada vez mais dele... Então em algum momento um corpo que estivesse orbitando o Buraco Negro alcançaria o horizonte de eventos e seria sugado, logo a afirmação de que um corpo que estaria fora do horizonte de eventos NUNCA seria sugado estaria errada... Alguém poderia me explicar ao certo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Michel pelo seu elogio!

      Bem apontado! O que quisemos dizer é que a única forma de não escaparmos de um buraco negro é se cruzarmos seu horizonte de eventos. Antes disso, é possível sim escapar de seu poder gravitacional.

      Claro, de um corpo que está fora do horizonte de eventos começa a ser atraído, ele acabará no horizonte de eventos (nem que demore milênios) e assim, não conseguirá escapar, mas isso geralmente não acontece, porque a interação com outros corpos pode acabar expulsando um certo corpo daquela redondeza.

      Pra evitar confusão e deixar o texto cientificamente correto, mudamos o NUNCA SERÁ SUGADO para PROVAVELMENTE NUNCA SERÁ SUGADO...

      Abraços Michel, e uma ótima semana!

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento Redação!
      Eu tinha entendido o que quiseram dizer, mas aquela parte tinha me deixado um pouco confuso xD

      Abraços e tenham uma ótima semana também!

      Excluir
  14. Muito boa a matéria! Estou gostando muito desse site, astronomia sempre foi um assunto que gostei, apesar de não entender algumas coisas, mas gosto muito de ler e aprender. Parabéns a galera do site. Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa Larissa! Seja sempre bem vinda!

      Aqui você vai ficar por dentro dos maiores eventos astronômicos, além de conhecer um pouco mais sobre o céu e o espaço, pois esse é o nosso principal objetivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  15. muito bom só que deveria atualizar colocando mais curiosidades

    ResponderExcluir