'Sinal Wow!' - Saiba tudo sobre esse grande mistério

 http://www.galeriadometeorito.com/2015/02/o-que-foi-sinal-wow.html
O que foi o 'Sinal Wow!" ?  Teria alguma relação com vida inteligente fora da Terra? O que a ciência diz a respeito?


O que foi o famoso Sinal Wow?

O Sinal Wow! foi um sinal de grande intensidade recebido pelo radiotelescópio Big Ear, no dia 15 de agosto de 1977. O especialista responsável era Jerry Ehman, e ele percebeu o misterioso sinal enquanto trabalhava pelo programa SETI, em Ohio, nos Estados Unidos. Durante uma de suas observações, o telescópio registrou repentinamente uma fonte constante de ondas de rádio, que de acordo com especialistas, era muito diferente de qualquer outra onda de rádio oriunda do espaço.


Como foi o registro do Sinal Wow?

sinal wow
Registro do famoso Sinal Wow!, de 1977. Créditos: Wikimedia Commons
Clique na imagem para ampliar

O computador responsável pela captação das ondas de rádio do telescópio, interpretou o sinal como uma sequência de seis letras e números - 6EQUJ5 - com duração de 72 segundos. No papel impresso, o responsável Jerry circulou o misterioso sinal e escreveu "Wow!", mostrando que estava estupefato com aquilo... e desde então, o sinal ficou conhecido como Sinal Wow!.


O que torna o Sinal Wow! tão misterioso?

Esse sinal é um grande mistério que ainda não foi solucionado, e provavelmente nunca será. De acordo com cientistas e especialistas, o sinal recebido foi muito diferente de qualquer interferência ou de qualquer emissão do espaço, o que reforça a idéia de que o sinal poderia ter sido enviado por alguma civilização extraterrestre avançada. Diversos cientistas e radioamadores tentaram explicar sua origem, mas até agora, sem êxito.


Localização do Sinal Wow!

Constelação de Sagitário no céu do hemisfério sul. Créditos: STELLARIUM
Clique na imagem para ampliar

Com uma frequência de 1420.4556 MHz, o Sinal Wow! veio da direção da constelação de Sagitário, porém, a estrela mais próxima que existe nessa direção está a pelo menos 200 anos-luz de distância. Ou seja, se o sinal foi realmente enviado por uma civilização extraterrestre, e se essa civilização estivesse na estrela mais próxima da região, o sinal teria sido enviado cerca de 200 anos antes de o recebermos, portanto, em 1777. E se quiséssemos entrar em contato com essa hipotética civilização, levariam no mínimo mais 200 anos pra que ela recebesse nosso sinal, o que torna essa comunicação inviável.




O misterioso Sinal Wow! será solucionado?

Dificilmente. Como sua duração foi curta, e não ocorreu novamente, não há como obter novas informações. Muitas especulações surgiram, e chegaram a dizer que tratava-se de um sinal terrestre rebatido em algum satélite, mas essa hipótese já foi descartada, pois não havia nenhum satélite na posição da detecção das ondas de rádio naquele momento.




O Sinal Wow! é com certeza um dos maiores mistérios da humanidade, sobretudo, da astronomia. A região de onde partiu o sinal foi vasculhada diversas vezes, mas nunca mais um sinal como aquele foi detectado.

Esse foi o único sinal que pode ter sido enviado por uma civilização inteligente, e se realmente foi uma civilização extraterrestre avançada que enviou sinais em direções aleatórias, a fim de estabelecer comunicação com outras formas de vida inteligente, infelizmente não fomos capazes de respondê-los... e da mesma maneira que nós recebemos esse misterioso sinal, será que não existem outras civilizações que, neste exato momento, estão surpresas com misteriosos sinais que outrora, foram enviados por nós no início do século 20?

Mas deixando de lado as especulações, o fato é que o Sinal Wow! não foi, e provavelmente nunca será solucionado. Infelizmente, a única opção que nos resta é pensar sobre o que poderia ter sido... o que torna o mistério ainda maior...





11/02/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Fantastico! Agora vamos esperar outros indícios

    ResponderExcluir
  2. Que sinais foram enviados por nós no século 20?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que seria isto : http://gizmodo.uol.com.br/mensagem-alienigenas-disco-dourado/

      Excluir
  3. Se nós enviamos sinais no início do século XX e recebemos este sinal Wow em 1977 será que já não foi uma resposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, porque, segundo a matéria, como a estrela mais próxima da constelação de sagitário está a 200 anos-luz do nosso planeta, se o sinal tiver sido realmente emitido desse sistema, ele foi enviado em 1777, ou seja, no século XVIII, dois séculos antes de enviarmos os nossos sinais.

      Excluir
  4. E se uma civilização alienígena nos descobriu e esta fazendo testes para tentar se comunicar conosco e em 2177 recebermos outro desse 'sinal' e daqui a alguns milênios recebermos uma mensagem definitiva?

    ResponderExcluir
  5. Sendo as premissas corretas e baseado no fato que nossa ciência engatinha apesar da arrogância humana, especialmente dos nossos cientistas usadores de viseiras, e ainda baseado na declaração de Einstein que o tempo é relativo, as comunicações durariam 200 anos.

    Entretanto, como ainda nem ao menos fomos capazes de estudar seriamente a pretensa nave espacial afundada no mar Báltico, as infantis avaliações humanas sobre a mensagem estão olhando para o lado oposto.

    ResponderExcluir
  6. Isso não é um sinal, e sinal uma divertencia, siginifica Genesis Capitulo 6 Versiculo 7

    ResponderExcluir
  7. Não entendo muto sobre o caso, mas analisando em anos varias especificações; sobre a teoria dos Anunnakis ( nibiru ) . A rota do sinal que foi emitida naquela década veio sentido sargitario; a mesma rota que hj estaria posicionado possivelmente o tal planeta vermelho; não seria deles esse sinal?

    ResponderExcluir