Sonda Cassini faz seu último encontro rasante com Hipérion, a estranha lua de Saturno

Sonda Cassini encontro rasante com lua Hiperion
Teria a bizarra lua de aparência esponjosa algum segredo a ser revelado?



A sonda Cassini da NASA fez o seu último voo rasante na grande e irregular lua de Saturno, a Hipérion, no dia 31 de maio de 2015.

A nave espacial que orbita Saturno, passou a cerca de 34 mil km de Hipérion. Conforme foi dito pelos controladores da missão, as imagens foram disponibilizadas em menos de 48 horas após seu último encontro. Confira:

Hiperion - sonda Cassini
Imagem de Hiperion (já processada) feita pela sonda Cassini em seu encontro no dia 31 de maio de 2015.
Créditos: NASA / ESA / JPL-Caltech

Hiperion, satélite de Saturno
Imagem de Hiperion (já processada) feita pela sonda Cassini em seu encontro no dia 31 de maio de 2015.
Créditos: NASA / ESA / JPL-Caltech

[para conferir todas as imagens cruas, sem processamento, visite o site oficial da missão Cassini]

O satélite Hipérion é um corpo caótico, com cerca de 270 km de diâmetro, com rotação irregular e imprevisível. Devido as suas características pouco familiares, é um desafio conseguir se aproximar de uma região específica da lua, e a maioria das aproximações anteriores que Cassini fez com Hipérion, ela observou praticamente o mesmo lado escarpado da lua.




Segundos os cientistas da missão Cassini, a aparência esponjosa incomum de Hipérion se deve ao fato da lua ter uma densidade extremamente baixa considerando seu grande tamanho, com um fraco poder gravitacional, o que torna Hipérion bastante porosa. Por ter uma densidade de aproximadamente a metade da densidade da água, os objetos cósmicos que colidem com a lua tendem a pressionar sua superfície, ao invés de escavá-la, e o material soprado para fora, nunca retorna.

Hipérion , lua de Saturno
Hipérion, satélite de Saturno. Imagem registrada pela sonda Cassini,
no dia 26 de setembro de 2005, durante seu encontro
mais próximo com a lua. Créditos: NASA / JPL / SSI
Clique na imagem para ampliar

O sobrevoo mais próximo que a sonda Cassini já fez com Hipérion foi no dia 26 de setembro de 2005, quando chegou a uma distância de apenas 505 km de sua superfície! Hipérion é a oitava maior lua de saturno (sendo a maior de todas as irregulares), e possui uma órbita excêntrica, próxima da órbita de Titã.

Em outubro de 2015, a sonda Cassini fará dois voos rasantes na ativa lua Encélado, com seus jatos de gelo, chegando tão próximo quanto 48 quilômetros na passagem final.



No final de 2015, a sonda irá novamente para o plano equatorial de Saturno, onde os sobrevoos com suas luas acontecem mais frequentemente, iniciando uma escala ousada em seu último ano de missão.

Em seu "Grand Finale", Cassini passará repetidamente pelos anéis de Saturno, e quem sabe, conseguir informações importantes sobre os elementos que formam os incríveis anéis... e claro, obter imagens através de um ponto de vista fantástico!

Fonte: NASA
Imagens: NASA / JPL / SSI / Cassini
01/06/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Hipérion assemelha-se a um coral no fundo do mar. Lembram daquela descoberta de algo parecido com plâncton feita pelos astronautas da ISS a 500km de altitude, publicada aqui? Pois é... talvez Hipérion possua minerais relevantes às colônias de microorganismos que vivam no vácuo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas o problema de Hiperion é que é uma lua seca, e nada indica que em algum momento no passado tenha sido diferente disso. E sabemos que a vida precisa de um meio fluído para ter condições de surgir.

      Excluir
    2. Pedra-Pomes :V
      É uma rocha infértil pra vida como conhecemos. Infelizmente.

      Excluir
  2. Só uma correção: a sonda em seu "grand finale" não irá apenas para os anéis de Saturno, mas sim vai passar por lá antes de entrar no planeta. Isso mesmo. Pois como a missão está no final e não há outros destinos, a sonda fará um mergulho proposital em Saturno.

    ResponderExcluir