Assista o famoso vídeo da aterrissagem da sonda Huygens em Titã, e veja o que foi visto durante sua incrível descida

Foi um momento épico e inesquecível!


Há dez anos atrás (14 de janeiro de 2005), a humanidade teve sua primeira oportunidade de conhecer mais de perto uma das luas mais enigmáticas do nosso Sistema Solar, que segundo cientistas, pode ser capaz de sustentar a vida como a conhecemos.

A sonda Huygens da Agência Espacial Européia (ESA) pousou na superfície de Titã, a enorme lua de Saturno, três semanas após ser desacoplada de sua nave mãe, a sonda Cassini da NASA. Pela primeira vez na história, um emissário robótico feito por nós humanos, conseguiu pousar suavemente em um mundo do Sistema Solar exterior. E você poderá assistir ao pouso da sonda Huygens na superfície de Titã, aqui mesmo em nosso site.

"Eu lembro claramente a sensação fantástica que parecia um sonho", comentou Carolyn Porco, líder da equipe de imagens da missão Huygens. "Mas não era um sonho. Havíamos chegado em Titã, que está 10 vezes mais distante que o Sol, e estávamos tocando em sua superfície. O sistema Solar de repente parecia um lugar muito menor".




A sonda Cassini encontrou com o sistema de Saturno em julho de 2004, e observações em Titã já haviam sido feitas por ela, mas claro que, apenas a sonda Huygens em sua descida teria o poder de fornecer dados precisos e observações únicas, afinal, ela iria atravessar a atmosfera espessa, e pousar na superfície desse mundo enigmático.

E agora você terá a oportunidade de assistir a famosa, intrigante e surreal descida da sonda Huygens em Titã. Você poderá observar o que parece ser uma linha costeira, seus canais sinuosos, que segundo cientistas, foram esculpidos por fluxos líquidos. Prepare-se para descer na atmosfera de Titã, e assista o momento em que a sonda Huygens toca sua superfície.




Huygens manteve o envio de dados para a Terra mesmo após tocar a superfície gelada de Titã, porém, após 72 minutos, suas baterias acabaram, as imagens ficaram escuras, e a sonda não respondia mais...




Mas esses 72 minutos de observações foram suficientes para deixar os cientistas ocupados até hoje. Suas medições ajudaram a desvendar alguns mistérios sobre Titã, como por exemplo a sua atmosfera, que é constituída principalmente por nitrogênio, além de informações de temperatura, pressão, densidade, etc... Além disso, as análises do metano atmosférico de Titã não encontraram evidências que comprovem sua origem biológica.




Enquanto Huygens havia terminado suas operações em solo titaniano, Cassini continuou suas pesquisas sobre Titã (assim como Saturno e outras luas) ao longo de mais de 100 vôos rasantes, mapeando grande parte da superfície de Titã. Cassini analisou também a profundidade de alguns dos maiores mares de hidrocarboneto da lua através de radar, e descobriu que Titã pode abrigar ainda um oceano subterrâneo de água líquida.



A missão Cassini-Huygens, que custou 3,2 bilhões de dólares, foi um esforço conjunto entre a NASA, a ESA e a Agência Espacial Italiana. Lançada em 1997, Cassini ainda está operando, e deverá permanecer assim até setembro de 2017, quando ela terminará sua missão num mergulho proposital na espessa atmosfera do gigante Saturno, e quem sabe, teremos outro vídeo incrível para apreciar depois?!!

Fonte: Space / NASA
Imagens: NASA / ESA
Vídeo: Galeria do Meteorito / Narração: Wilson Paciullo
16/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

48 comentários:

  1. Muito bom saber que estamos próximos de conhecermos os nossos vizinhos do sistema solar. espero ancioso que seja ainda em nossos dias.

    ResponderExcluir
  2. Lindas as imagens. Seria possível os fãs do site baixarem uma cópia do vídeo? Qual o link para isso?
    Bem... eu particularmente não acredito na versão que a "bateria acabou". É típico da nasa este tipo de falsa versão. Eles obteram muito mais dados e a sonda funcionou e continua funcionando. A Cassini, com certeza, registrou eventos, fenômenos e movimentos titanianos os quais a NASA não irá liberar assim tão fácil em pouco tempo. "- Eu gastei dinheiro; logo as pesquisas são minhas. Que o mundo se contente apenas com esta pequena amostra." O que ocorre em Titã, amigos fãs da Astronomia, só seria revelado se a humanidade inteira desse um pequeno quinhão $$ aos projetos de sondas espaciais. Se uma só nação lança sondas e robôs a outros mundos, e paga caro por isso, é natural que ela revele apenas 0,5% do que foi descoberto e registrado. Quem não paga, não ganha, se é que me entendem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa amigo, como esse vídeo está hospedado no youtube, basta copiar o endereço link do vídeo e colar em programas para fazer download de vídeo do youtube!
      Eu particularmente uso o aTube catcher mas tem muitos outros programas que fazem o mesmo.

      Link para o download do aTube catcher: http://www.atube.me/video/

      Excluir
    2. Esse aTube Catcher não funciona comigo. Mas existem extensões para navegador Chrome, Mozilla, Opera, etc, que coloca um botão abaixo dos vídeos do youtube para você fazer download direto.

      Excluir
    3. Sobre download de vídeos do YouTube, uma extensão infalível (para praticamente todos os sites com vídeos) para o Firefox, é o Vídeo Download Helper.

      Excluir
    4. insira * link * apos www. e antes de youtube , ex: www.linkyoutube... etc...

      Excluir
    5. Insira o link:
      https://www.youtube.com/watch?v=1pk3UyPInw0
      no site:
      http://pt.savefrom.net/

      Excluir
    6. é só vc escrever "magic entre "you" "Tube em cima na página, e ir clicando no download,e fechar as páginas add que irão abrindo...de boa..vc consegue baixar tudo.

      Excluir
    7. Cadê as imagens reais que a sonda gravou ? ou só tem essa simulação mesmo e ainda com CGI muito tosca.

      Excluir

  3. Eu torço pra sonda cassini ter sua queda em titã até por que certamente havera outras sondas pra serem enviadas pra Saturno antes de enviarem uma nova á titan num sobrevoo por perto de titan a sonda cassini iria cair em titan desde que houvesse uma pane na sonda cassini Até por que obvio que a nasa ira fazer o fim de cassini ser em Saturno.

    http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Titan_Saturn_System_Mission

    Aviatr →TITÃ←Talise
    TiME→TITÃ ←TSSM

    ResponderExcluir
  4. quem sabe a sonda Cassini não registra algumas imagens da superficie de saturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saturno é um Gigante gasoso, então ele é uma bola de gás igual a Júpiter, Urano e Netuno, e por ser um Gigante gasoso, ele não possui superfície sólida

      Excluir
  5. Muito muito bom para os apaixonados por astronomia é ate de se emocionar.

    ResponderExcluir
  6. Essas são imagens reais feitas pela sonda ou foram feitas por computador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São imagens reais feitas pela própria sonda no momento de sua descida Hendrius! Realmente fantástico. Abraços!

      Excluir
    2. não parecem reais,coisa de computador

      Excluir
    3. É pq a sonda não gravou um video. Ela tirou milhares de fotos e a partir dessas fotos o video foi criado. Mais ou menos como o google faz. Dessa maneira se economiza espaço de armazenamento e bateria.

      Excluir
    4. dá pra ver que é animação gráfica, só retardado acredita que essas são imagens reais.

      Excluir
  7. Quando a sonda vai pousando aparece um ponto luminoso no horizonte oeste. É o sol ou saturno?

    ResponderExcluir
  8. a sonda com certeza ficou lá por muito mais tempo mas né isso é ocultado de nós simples escravos que o único luxo é trabalhar todos os dias pra que eles possam fazer esse tipo de coisa...

    ResponderExcluir
  9. pousar como? se la não tem ar para abrir o paraquedas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários outros elementos gasosos alem do oxigênio.

      Excluir
  10. No começo do video está escrito ( Uma simulação possível graças ao gerador de imagens descida / radiômetro espectral) portanto essas imagens são uma simulação graças ao aparelho chamado Radiômetro Espectral!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sonda tirou milhares de fotos, e a partir dessas fotos eles fizeram o vídeo, colocando um frame sobre o outro...

      Excluir
  11. No começo do video está escrito ( Uma simulação possível graças ao gerador de imagens descida / radiômetro espectral) portanto essas imagens são uma simulação graças ao aparelho chamado Radiômetro Espectral!

    ResponderExcluir
  12. poizé. ..
    Titã poderia muito bem ser um planeta anão que foi capturado pela atmosfera de Saturno à zilhões de anos. ..
    enqto essas baterias pararem de funcionar "do nada" jamais saberemos o que de fato tá rolando lá fora. .. :/

    ResponderExcluir
  13. A bateria do meu celular dura mais, bem mais, do que esta que hummm "acabou".

    ResponderExcluir
  14. é video real mesmo ou tipo uma "montagem"?

    ResponderExcluir
  15. que merda de video é esse? isso é uma animação, qlqr um poderia fazer isso aff pf parem

    ResponderExcluir
  16. parece efeito de computador !mais gostei.

    ResponderExcluir
  17. Troquem o título do vídeo: isto NÃO é um vídeo real!! É apenas uma animação feita a partir e fotos. As texturas do vídeo denunciam, são bem estranhas...
    parece aqulas animações estranhas do Plasytation e dos filmes dos anos 90 que tudo parecia gelatina

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. por que você acha, exiba sua opinião antes de comentar merda na internet, a primeira regra para um fórum de discussão é: exibir sua opinião de acordo com o assunto tratado

      Excluir
  19. PURA ENGANAÇAO VIM DISER QUE A SONDA VIAJOU 7 ANOS PRA 77 MINUTOS DE IMAGENS FALA CERIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já ouviu falar em combustível, ela n usa o combustível completo, durante a viagem, ela usa a força gravitacional para ir até determinada localização,isso n é gta q pode ter combustível infinito, seu ixperrtinho

      Excluir
  20. Se segundo os cientistas ela pode abrigar vida, então cade a vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só no futuro para ter contato com eles(elas)

      Excluir
  21. Respostas
    1. existe fotos reais disso, mas esse vídeo foi feito pelo Windows 10

      Excluir
  22. Uma ótima matéria, que mostra a capacidade tecnológica do homem.

    ResponderExcluir
  23. Há dez anos atrás.Por que "atrás"? Mania de brasileiro sempre querer colocar atrás. Atrás de quem? Quando se usa "Há", não se deve jamais acrescentar "atrás". O intelijumento escreve um artigo científico e é analfabeto funcional.

    ResponderExcluir
  24. Mais uma mentirinha tecnológica pra enganar trouxas. Nem pisaram na lua esses loroteiros. Se realmente tivessem feito por que, com a avançada tecnologia de hoje, não retornaram a lua com informações mais precisas do satélite natural da Terra? Basta a mentira de Roswell de terem capturado um ser extra terrestre e coisa e tal. Lua de Saturno......tá bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai se vc quiser financia uma viagem pra lua tripulada tenho ctz q a NASA ou qualquer outra organização vai aceita de mto bom grato (y).

      Excluir