Existem mais manchas brancas em Ceres do que imaginávamos

mistério das manchas brancas em Ceres
Conforme a sonda se aproxima de Ceres, mais intrigante se torna o planeta anão...



A sonda Dawn vem observando Ceres e registrando detalhes cada vez mais impressionantes. Novas imagens mostram ainda que as manchas brancas são muito mais numerosas do que se pensava, e diversos novos pontos brilhantes se tornam visíveis a medida que a sonda se aproxima.

Manchas Brancas em Ceres
Imagem feita no dia 9 de junho de 2015, pela sonda Dawn da NASA, mostra
um aglomerado de manchas brancas brilhantes na superfície do planeta anão Ceres.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / UCLA

Quando a sonda ainda estava a uma distância considerável, apenas uma mancha branca pôde ser vista, o que já foi suficiente para intrigar a todos. Logo em seguida, a medida que a sonda se aproximava, uma segunda mancha branca surgiu na superfície do planeta anão, e não demorou para que esse número se multiplicasse, ultrapassando dez manchas brilhantes. Agora, conforme a sonda se aproxima ainda mais, diversas pequenas manchas brancas surgem nas imagens, o que faz com que os cientistas fiquem ainda mais sedentos por respostas.




Os cientistas ainda não sabem exatamente o que cria essas manchas brancas em Ceres. mas acreditam que seja algum material altamente reflexivo, e as principais possibilidades são gelo e sal, mas claro nada foi confirmado até o momento.




Hoshi Yumeko, uma das leitoras do site Galeria do Meteorito, nos enviou uma animação que mostra algumas das brilhantes manchas brancas em Ceres. Utilizando imagens feitas pela sonda Dawn, Hoshi criou a animação, mostrando as manchas brancas do planeta anão enquanto ele fazia seu movimento de rotação. Confira:

animação manchas brancas em Ceres
Animação mostra as manchas brancas de Ceres com imagens feitas pela sonda Dawn.
Créditos: Hoshi Yumeko

Espectrômetros de mapeamento visível e infravermelho da sonda, permitem que sejam identificados minerais específicos em Ceres a medida que a luz é refletida. Os cientistas esperam que em breve possam ter mais pistas, ou quem sabe, um resposta definitiva para os misteriosos pontos brilhantes mais famosos do Sistema Solar.




Dawn é a primeira sonda com objetivo de visitar um planeta anão, e a primeira a orbitar dois alvos distintos em nosso Sistema Solar. Dawn estudou o grande asteroide Vesta por 14 meses consecutivos, entre 2011 e 2012, quando descobriu que a água líquida já fluiu na superfície do grande asteroide. Posteriormente, no dia 6 de março de 2015 a sonda chegou em Ceres, o maior objeto do Cinturão de Asteroides localizado entre Marte e Júpiter.



Fonte: NASA
Imagens: (capa-NASA / JPL-Caltech) / NASA / JPL-Caltech / UCLA
01/07/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Os pontos brilhantes aparecem só durante o dia de Ceres, ou também aparecem à noite ??

    ResponderExcluir
  2. Essas luzes nada mais são do que uma pequena cidade cmemorando um feriadão de algum santo padreiro deles uai.
    Ta na caa isso.
    rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são flashs de fotos de celulares tirando selfies com a sonda Dawn ao fundo. .. óbvio que eles tem essa tecnologia por lá tb. .. ;)

      Excluir
  3. corrigindo portugues
    Santo "padroeiro"
    Ta na "cara" isso
    Odeio esse teclado de celular, afff

    ResponderExcluir
  4. Será que vão nos dizer mesmo o que são esses pontos brilhantes... E em que região do planeta anão se originam esses pontos? Se de um ponto onde o sol aquece com seus raios, ou de um outro que possivelmente pode ser mas quente. Um mistério que nós queremos saber, mas acho difícil nos dizerem agora.

    ResponderExcluir
  5. Aqui na Terra, há 4000 anos, construimos pirâmides próximas às margens de rios, certo? Os cidadãos ceresanos fizeram o mesmo: Construiram uma próxima a fontes de água... ao geito deles! É a lógica. Qual é o motivo de tantos mistérios em torno de uma lógica??

    ResponderExcluir
  6. Esses pontos brilhantes podem ser o solo subterrâneo de Ceres, que por algum motivo ficou exposto. Aí ele acaba contrastando com o solo da superfície, que, por esta exposto ao espaço, é escuro e pálido. O solo subterrâneo, é mais claro justamente por estar protegido do ambiente espacial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensei isso. Por exemplo, se você pega uma borracha, coloca uma fita e usa, usa e usa, você vai ver que essa sua teoria, meio que pode estar correta, pois quando você retirar a fita, é logico que a parte que esteve coberta o tempo todo vai ficar mais clara.

      Excluir