Um grande asteroide vai colidir com a Terra nesse mês de setembro? Veja o que a NASA diz sobre isso!

asteroide vai cair na Terra em Setembro de 2015?
É verdade que algum asteroide gigante vai cair na Terra entre os dias 22 e 28 de setembro de 2015?



Infelizmente também não conseguimos ficar imunes sobre essa "polêmica", que se tornou viral na internet. E achamos por bem, explicar aos nossos leitores sobre os verdadeiros fatos que cercam o suposto asteroide de setembro de 2015.

Muitos de vocês já devem ter visto em outras páginas e canais, diversas afirmações a cerca do suposto "Fim do Mundo" em setembro de 2015, e de acordo com os boatos que rolam pela internet, aconteceria por conta de um asteroide gigante que se chocaria contra o nosso planeta já nesse mês de setembro, mais precisamente entre os dias 22 e 28. Algumas afirmações vão ainda mais longe, dizendo que o asteroide se chama 2015 PDC, e que se chocaria em Porto Rico, no Caribe. [saiba mais sobre o hipotético asteroide 2015 PDC]




A resposta curta para essa questão é: Não. Nenhum asteroide vai colidir com o nosso planeta nesse mês de setembro. Mas a internet, novamente, está repleta de extremos. De um lado temos os conspiracionistas que afirmam com toda certeza que sim, um asteroide vai colidir com o nosso planeta. Do outro, temos "divulgadores científicos" e até mesmo sites bem conceituados dizendo que NENHUM asteroide poderá colidir com o nosso planeta nesse mês... e é por isso que criamos essa matéria... pois nada é tão simples assim, principalmente quando o assunto é asteroide.




Para entendermos melhor, existem programas especializados na detecção de objetos próximos de Terra, que tem como missão identificar e catalogar asteroides e outros objetos que poderiam representar um risco para o nosso planeta. E de acordo com esse monitoramento, nenhum asteroide vai colidir com o nosso planeta nos próximos meses, sobretudo no mês de setembro.

meteoro de Chelyabinsk 1
Evento de Chelyabinsk ocorrido em 15 de fevereiro de 2013. O asteroide explodiu na atmosfera
com potência 25 vezes mais forte do que a bomba atômica de Hiroshima.
Créditos: divulgação

Por outro lado, esse programa não identifica todos os asteroides próximos da Terra, e temos o evento de Chelyabinsk como exemplo, que sem ter sido detectado, colidiu com o nosso planeta e explodiu na atmosfera causando diversos danos à cidade russa de mesmo nome.

meteoro de Chelyabinsk 2
Rastro no céu mostra a entrada do asteroide de Chelyabinsk na atmosfera da Terra, sobre a Rússia.
Créditos: ESA

Ou seja, o que podemos garantir é que de acordo com os asteroides já identificados e catalogados, não há nenhum corpo celeste que irá colidir com o nosso planeta nos próximos meses... porém, qualquer asteroide poderia sim colidir com a Terra a qualquer momento, embora um objeto de tamanho considerável teria mais chances de ser detectado antes de uma possível colisão. Mas ainda assim, isso não garante que conseguiríamos detectar todo e qualquer asteroide que estaria rumando em direção a Terra... a única coisa que podemos dizer é: não há objeto identificado ou catalogado que irá colidir com a Terra.

asteroides próximos da Terra
Esta imagem feita pela NASA mostra a Terra (objeto central) juntamente com os NEA's (Asteróides próximos da Terra), que são representados por todos os outros pontos da foto. Os pontos laranjas são os asteróides classificados como perigosos. Créditos: NASA

Na verdade, todo esse boato sobre asteroide, fim do mundo e apocalipse em setembro de 2015 começou com uma conferência feita em Roma, que acabou vazando informações e que se propagou como naquela brincadeira chamada "telefone sem fio". Inclusive o site Curto e Curioso fez uma matéria especial muito elucidativa sobre esse mesmo assunto.




Dizer que um asteroide vai colidir com a Terra em setembro de 2015 é pura mentira, pois não há embasamento científico para comprovar isso. Por outro lado, dizer que NENHUM asteroide irá colidir com a Terra nos próximos anos é contar com o desconhecido e acreditar no impossível, afinal, a própria NASA já afirmou que temos conhecimento de apenas cerca de 10% dos objetos próximos da Terra. Os outros 90% ficam na sorte...



Imagens: Capa-ilustração/divulgação) / divulgação / ESA / NASA
02/09/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

75 comentários:

  1. Temos o Planeta Júpiter para nos proteger com sua forte gravidade que atrai os asteróides para si

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que pensar que se fosse iminente a queda de um meteoro deste porte, jamais poderia ser confirmado com antecedência, pois o caos iria se instalar

      Excluir
    2. Temos que pensar que se fosse iminente a queda de um meteoro deste porte, jamais poderia ser confirmado com antecedência, pois o caos iria se instalar

      Excluir
    3. Ontem foi visto as 19 horas uma enorme bola de fogo rasgando o céu aqui no Oeste do paraná, várias cidades virão o fenômeno, este tapresentava grande brilho e depois foi relatado grande estrondo.. Alguém explica isso pra mim foi um grande fragmento de meteoro

      Excluir
    4. Vamos cair na real ,eu mesmo já sonhei varias vezes que a água do mar inundou ,e que eu estava no meio de tudo , a gente sempre sonha quando assistimos filmes , e qdo ficamos mendo alguma parte de um livro ou biblia , ou alguém nos conta uma historia de tragédia ou evento da natureza.
      A verdade é que devemos fazer parar de ir em igrejas que só falam em grana poder , Deus , sair dessas igrejas que pregan luxuria e poder , sair da maçonaria ,pois i Deus deles é a maçonaria e também muitos pastores são maçons (vejam a listas de pastores maçons ) , Não estou dizendo
      Que um dia não vai acontecer ,mais gente só Deus sabe ,qdo vocês fazem isto ,vocês dão impressão para os outros ,que querem ser Deus .
      Guarde os sonhos , visões para vocês,
      Isso só cria confusão , orem ,orem ,orem.
      Se tiver que cair meteoro ,que caia ,se for de Deus ,é para o ser humano ser melhor , cambada de interesseiros , egoístas, frios , destruíram tudo que Deus de graça , é único animal que se mata entre si ,então meus amigos , orem , orem , pois essa crise mundial ,não é. Crise é o principio das dores , antes batia só na porta dos pobres ,agora é dos ricos , por isso virou ter sonhos revelações , esses dons nos temos que estar andando muito correto ,e não ficar se envenenando e fazendo terrorismo,pela internet ,isto também. Será cobrado.
      Repito essas cousas hão de acontecer
      Mas no tempo de Sr Deus ...
      Se tiver pecado , peça perdão ,ore pela sua família , e sua região e mundo ..
      O resto confie em Deus e agradeça por tudo que ele fez por nós...que Deus os abençoe e nos ampare..

      Excluir
  2. Ahhh tá: Júpiter tá ali, paradinho, esperando defender a Princesa Terra do asteróide malvado e libertá-la do mal. Isso tá parecendo mais uma balela da Walt Disney. É para isso que serve o facebook no Brasil: Espalhar mentiras, plantar ilusões e colher patetas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cara a terra está cercada de vários "protetores" naturais da agressividade do espaço. Um deles é Júpiter que desvia vários asteroides da sua rota para a Terra.

      http://www.megacurioso.com.br/astronomia/35797-jupiter-entenda-por-que-ele-e-o-faxineiro-do-sistema-solar.htm

      Excluir
    3. é simples, jupiter é maior e tem mais massa logo ele atrai mais asteroides e cometas e os joga pra longe ou puxa pra si não que ele pula na frente do objeto mas sim que ele orbitando naturalmente o sol com sua gravidade e area maior consequentemente acaba por atrair mais objetos e diminuindo chances de que asteroides grandes se choquem na terra

      Excluir
  3. A melhor proteção é viver corretamente com consciência limpa, respeitando a natureza e as pessoas, respeitando as leis e criações de Deus. Se acontecer algo, q partamos daqui de maneira honrosa e sem culpas. Morrer é parte da evolução e disso não dá pra fugir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Raphael Gutenberg, Até que enfim lí um comentário legal na internet

      Excluir
    2. Assino embaixo ,tudo exatamente correto em relação sobre o que disse acima !
      Parabéns cara,tu tem meu respeito !

      Excluir
  4. Desde os meus 4 anos de idade eu ouço essa maldita conversa. Se bater uma pedra grande aqui já era, nem tempo pro terço vamos ter...acham que Deus vai deixar rolar tal acontecimento. Destruiu uma vez, e não haverá outra. E se houver, qual o problema? Fazem tanta da cagada por aí que um sustinho cósmico seria interessante para colocar nos devidos lugares essa humanidade tão prodigiosa e tão vulgar ao mesmo tempo...somos uma maravilha genética por excelência e nem percebemos a grandiosidade ao nosso redor. Fazemos sempre pelo pior, porquê será? Pela inescrupulosa ciência que prega a infalibilidade humana, e nega um Criador. Tadinhos de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mt bom!!! Parebéns!! disse tudo

      Excluir
    2. "Pela inescrupulosa ciência que prega a infalibilidade humana, e nega um Criador.", por favor no mundo existem mais de 10 mil religiões, com entidades e deuses diferentes, a qual você está se referindo?

      Excluir
    3. Ai ai, mais um egocêntrico que acha que somos uma maravilha rara do cosmo tanto que um deus nos teria criado. Eu lhe convido a contemplar sua própria insignificância, somos apenas uma "raça" de parasitas que precisa destruir para enriquecer, sem respeito algum por outros seres vivos, num pequeno planeta, num pequeno sistema solar, de uma jovem galáxia, no meio de quinquilhões de astros, não somos nada. Não há um criador majestoso que nos criou e nos protege. A ciência pode estar certa em relação a teoria da inflação ou não, nem o cura pro câncer descobriram o que dirá sobre nossa "criação".

      Excluir
    4. Mary, deixa o cara vivenciar a fé dele. Qual o problema? Que mal ele ta fazendo? E você por acaso pode afirmar com absoluta certeza que Deus não existe? Pode provar? Engraçado, porque nem a ciência pode. No final das contas tanto fé quanto ateísmo é uma questão de ponto de vista, de opinião pessoal.

      Agora, que somos insignificantes comparados a algo maior é algo que tanto ateus quanto crentes compartilham, a única diferença é o parâmetro que usamos para comparação. Para uns é Deus, para outros é o Universo. E apesar disso não é egocentrismo acreditar no valor do ser humano. É simplesmente reconhecer que apesar de todas as limitações, de todos os defeitos, nós realmente somos um exemplar extraordinário de vida em muitos sentidos. Talvez quando vc deixar de ser tão pessimista consiga perceber isso.

      Excluir
    5. Mary, deixa o cara vivenciar a fé dele. Qual o problema? Que mal ele ta fazendo? E você por acaso pode afirmar com absoluta certeza que Deus não existe? Pode provar? Engraçado, porque nem a ciência pode. No final das contas tanto fé quanto ateísmo é uma questão de ponto de vista, de opinião pessoal.

      Agora, que somos insignificantes comparados a algo maior é algo que tanto ateus quanto crentes compartilham, a única diferença é o parâmetro que usamos para comparação. Para uns é Deus, para outros é o Universo. E apesar disso não é egocentrismo acreditar no valor do ser humano. É simplesmente reconhecer que apesar de todas as limitações, de todos os defeitos, nós realmente somos um exemplar extraordinário de vida em muitos sentidos. Talvez quando vc deixar de ser tão pessimista consiga perceber isso.

      Excluir
  5. pessoal eu vi uma nave aleanigena no dia 7 de agosto a 1 km da minha casa nunca tinha visto isso agora acredito neles ja agora vi meteoros a cair perto da minha casa mais nao tenho detetor de metais como vou incontralos por favor digam eu queros ja tenho um ke encontre por sorte agora quero procuralos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alienígenas não existem, o que vc viu foi real mas se trata de demônios que estão se materializando em nossa dimensão.. Abs

      Excluir
    2. "Alienígenas não existem, o que vc viu foi real mas se trata de demônios que estão se materializando em nossa dimensão.. Abs" alienígenas não existem mas demônios sim, hmmm religião sempre contribuindo pra burrice alheia. =*

      Excluir
  6. Respostas
    1. se vc visse isso seria a ultima coisa que vc veria...

      Excluir
    2. Maravilha! Ia morrer felizão :DDDD

      Excluir
  7. tomara q caia muitos esteroides pq naum to axando mais pra compra

    ResponderExcluir
  8. Acho que não vai acontecer nada des de muito tempo ouço isso povo gosta de enganar de mais nunca vir credo

    ResponderExcluir
  9. Acho que não vai acontecer nada des de muito tempo ouço isso povo gosta de enganar de mais nunca vir credo

    ResponderExcluir
  10. COMO EXPLICAR TANTOS CAIXÕES PRODUZIDOS PELA FEMA, E PORQUE TANTOS BANKERS CONTRUIDOS PELOS BILIONÁRIOS DESTA TERRA, A NASA SEQUER PREVIU A ENTRADA DO ASTEROIDE NO CÉU DA RUSSIA. TEMPERATURA DA TERRA CADA DIA, SEMANA, MES, MAIS QUENTE? TEMPESTADES, CLIMA ESQUISITO EM TODO O MUNDO, TERREMOTO, AMEAÇA DE VULCÕES ENTRAREM EM ERUPÇÃO EM TODO O MUNDO, PRA MIM ESTES CIENTISTAS ESTÃO SO PENSANDO EM SI MESMO E EM SE PROTEGER. NO PASSADO ELES ESCONDIAM A INFORMAÇÃO E NINGUÉM SABIA DE NADA, HOJE COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA E DA MÍDIA, ELES NÃO CONSEGUEM ESCONDER MAIS NADA, PORQUE A COISA VAZA, ENTÃO ADOTAM A SEGUINTE ESTRATEGIA: ELES NÃO DÃO A NOTICIA, MAS TAMBÉM NÃO IMPEDE QUE SEJA COLOCADA NA MÍDIA POR QUEM QUER QUE SEJA, E AI FICA CADA UM POR SI, É MENTIRA E VERDADE??????? E CONTINUAM NO CONTROLE, E O POVO, LEIGO E QUE NÃO INVESTIGA PARA SABER A VERACIDADE PERMANECE IGNORANTE.

    ResponderExcluir
  11. Amigo, desculpe mas seu post é um tanto quanto controverso.. pois, primeiro vc diz que os especialistas afirmam que não irá acontecer nenhuma colisão, e na sequência diz que a qualquer momento pode haver uma colisão.. Logo, entendo que esses especialistas não entendem tanto do assunto, ou mais provável, que sabem de algo mas estão escondendo das grandes massas.. Procure saber sobre a operação Jade Helm nos EUA que também tem a ver com os caixões da fema, pode ser que não seja em setembro, mas os poderosos do mundo estão se preparando para uma grande tragédia que está pra acontecer.. Talvez seja interessante pra eles que parte da população seja dizimada, assim como manda a agenda dos iluminatis, que utilizam de diversas estratégias para reduzir a população com a desculpa de tornar o planeta mais sustentável, quando na verdade eles querem implantar a nova ordem mundial, que nada mais é do que outra desculpa para extinguir o povo semita e assim ficarem livres para controlar a espécie humana da forma que bem entenderem.. Mal sabem eles que assim como comprovam as experiências no CERN, existem dimensões paralelas com a nossa, e em uma delas habita um ser todo poderoso, o Senhor Jesus que virá para salvar os seus do colapso que o mundo vai enfrentar em breve.. Que a paz esteja com todos vcs até o fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente tem razao Cesar, algo inexplicavel esta prestes a acontecer mas nao vira mao do homem ....

      Excluir
    2. Éisso aí Cesar, disse tudo. Deus te abençoe.

      Excluir
    3. Éisso aí Cesar, disse tudo. Deus te abençoe.

      Excluir
    4. Observando as ideias dos homens atraves dos tempos,em especial de lideres mundiais,atrelados as elites de seus respectivos paises,e seus cientistas,e pesquisadores,e a ansia destes de criar um mundo a parte,e poderoso,e altamente,manipulavel afim de suprir seus proprios interesses,seria estupidez dos mais humildes desconsiderar a chances destes homens criar coisas que a principio se parecem boas a humanidade,mas no fundo sao p/ matar,tenho observado isto no tocante a vacina anti-gripal e suas reacoes,e so poderem ser ministradas a pessoas maiores de 60 anos,isto leva me a pensar que pessoas com esta idade ja nao sao tao produtivas qto a um jovem de 20 anos,dai para o sistema capitalista e selvagem nao seria mtt interessante,como tb e totalmente e desinteressante a cura do diabete,cancer.....simplismente e inadmissivel chegarmos ao DNA,e outros fantasticos avancos cientificos e tecnologicos,e nao termos efetivas respostas p/ estes topicos.

      Excluir
  12. Hj é dia 22 de Setembro e não cai nenhum asteróide kkkkk ..bando de otarios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caiu um no parana dia 22 . espero que passe dia 28 logo

      Excluir
  13. E olha só aonde foi cair: logo em Palotina, a mesma cidade dos dois sóis em dezembro de 2012, quando acreditavam no calendário maia. http://correiodoar.com.br/noticia/palotina-regiao-moradores-ficam-assustados-apos-clarao-no-ceu-seguido-de-estrondo/2805/

    ResponderExcluir
  14. ... A terra não seria destruída assim de uma vez sem que vejamos a face de nosso Jesus voltando nas nuvens do céu...muitos irão morrer pq muita coisa vai acontecer até lá, mas muitos váo ficar vivos para ver Jesus voltar. Então nos preparemos para esse glorioso dia...acreditem, está perto!

    ResponderExcluir
  15. ... A terra não seria destruída assim de uma vez sem que vejamos a face de nosso Jesus voltando nas nuvens do céu...muitos irão morrer pq muita coisa vai acontecer até lá, mas muitos váo ficar vivos para ver Jesus voltar. Então nos preparemos para esse glorioso dia...acreditem, está perto!

    ResponderExcluir
  16. A região Oeste do Paraná, precisamente as 19 h e 40 min do dia 22/09 aconteceu um enorme clarão, seguido de um trovão e o céu completamente sem nuvem....

    ResponderExcluir
  17. http://www.marechalnews.com.br/cotidiano/possiveis-imagens-de-bola-de-fogo-no-ceu-na-regiao/

    ResponderExcluir
  18. Caiu hj na minha cidade Maravilha- SC um meteoro ele se desintegrou no ar mais foi visto por muita gente e era enorme eu vi..em outro município teve tremores..e hj é dia 22 então nao duvido de nada!!!!

    ResponderExcluir
  19. Caiu hj na minha cidade Maravilha- SC um meteoro ele se desintegrou no ar mais foi visto por muita gente e era enorme eu vi..em outro município teve tremores..e hj é dia 22 então nao duvido de nada!!!!

    ResponderExcluir
  20. Caiu ontem um meteoro no Oeste do Paraná, eu não cheguei a ver, mas sei de pessoas que viram e não sairiam por ai contando uma coisa q não existe, relatos de moradores de Cascavel dizem que no horário do ocorrido acabou a energia elétrica, então eu só espero que passe logo dia 28 de setembro!

    ResponderExcluir
  21. eu nao estava nem ligando para essas coisas , mais foi muita conhecidencia cair um meteoro no parana logo no dia 22 .

    ResponderExcluir
  22. Se cair pede pra Dilma desviar ela eh boa nisso

    ResponderExcluir
  23. Se cair pede pra Dilma desviar ela eh boa nisso

    ResponderExcluir
  24. invetem uma maquina de segurar asteroides

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nasa tem que criar na verdade uma coisa que faça o asteróide desentregar, porque quebrar ou algo do tipo pode cair na terra e matar muita gente.

      Excluir
  25. todo mundo se fodeu se for verdade

    ResponderExcluir
  26. Olha o tamanho da onda!FUJAM!pra onde?

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Sinceramente amanhã cedo espero estar bem viva.

    ResponderExcluir
  29. dia 28 de setembro e nao aconteceu nada

    ResponderExcluir
  30. Tsc. Na minha opinião, mesmo sendo verdade, o povo da Nasa não iria espalhar na internet uma informação desta classificação. Hoje já é dia 29, e "por enquanto", o mundo não acabou. Eu gosto de astronomia, e muito, mas se é para ler essas coisas e sentir que algo de ruim vai acontecer, é melhor deixar de lado! Só pode ser mentira, igual a mentira de que o mundo ia acabar em 2012, conforme o calêndario Maia

    ResponderExcluir
  31. E, na boa. Postar isso, do que adiantaria se fosse verdade? Ler esse post não salvaria nossas vidas. Pelo menos eu acredito nisso

    ResponderExcluir