Tudo sobre o Eclipse Lunar Total de 27 de setembro de 2015

eclipse lunar total de 27 de setembro de 2015
Vai ter eclipse no Brasil? Onde será visível? Terá transmissão ao vivo? Qual horário?



No próximo dia 27 de setembro, um belíssimo evento astronômico chamará a atenção de grande parte do mundo: o Eclipse Lunar Total poderá ser vistos de diversos países, e como se não bastasse, serão dois grandes eventos em uma única noite! Além do Eclipse Lunar, teremos também a Super Lua, o que significa que a Lua Cheia estará com seu tamanho aparente maior do que o de que costume. Será um verdadeiro espetáculo! E se o tempo não ajudar, você poderá assistir a transmissão ao vivo do Eclipse Lunar Total aqui mesmo em nosso site. Pra não perder esse grande evento, clique aqui e confirme sua presença, assim você recebe uma notificação quando ele estiver próximo! O link da transmissão ao vivo já está disponível em nosso site (clique e saiba mais).

E pra ficar por dentro desse grande evento, preparamos uma matéria especial com tudo que você precisa saber sobre o famoso Eclipse Lunar e também sobre a Super Lua do dia 27 de setembro de 2015!


Por que acontecem os eclipses lunares?

Diferença de eclipse lunar e eclipse solar
Como sabemos, a Lua orbita a Terra, e durante sua trajetória acontecem as fases da Lua. Quando a Lua está entre a Terra e o Sol, temos a fase nova, e quando a Terra está entre a Lua e o Sol, temos a Lua Cheia. De tempos em tempos, quando a Terra está entre a Lua e o Sol (Lua Cheia) o nosso planeta projeta sua sombra na superfície da Lua por conta de um alinhamento, e isso faz com que a Lua Cheia fique escura por alguns minutos. Já o eclipse solar acontece quando a Lua projeta sua sombra na Terra, ocultando o Sol e fazendo o dia virar noite.




Em qual dia acontecerá o Eclipse Lunar de setembro?

Na internet existem muitas informações desencontradas sobre esse eclipse lunar de setembro de 2015. Muitos estão dizendo que o eclipse acontecerá no dia 28 de setembro, e isso acaba confundindo muita gente, que pode até perder esse grande espetáculo. Na verdade, é importante enfatizar que o Eclipse Lunar Total acontecerá no dia 27 de setembro de 2015, e a confusão está acontecendo porque de acordo com o horário internacional (UTC), já será dia 28. Portanto, não deixe se enganar: o Eclipse Lunar Total será no dia 27 de setembro!

eclipse lunar total lua de sangue
Foto do Eclipse Lunar Total 'Lua de Sangue' do dia 08 de outubro de 2014.
Créditos: John W. Johnson / The Virtual Telescope Project


De onde o Eclipse Lunar de 27 de setembro poderá ser visto?

Essa é a parte mais interessante sobre esse belíssimo eclipse lunar: ele poderá ser visto em grande parte do mundo, como no oeste da Europa e da África, leste dos EUA e em toda a América Latina, incluindo o Brasil, claro! Agora é só torcer pra que o clima ajude, e pra que tenhamos um céu aberto, sem nuvens, na maior parte dessas regiões.


Em qual horário acontece o Eclipse Lunar do dia 27 de setembro?

Isso depende do fuso horário de cada região. No Estado do Acre, por exemplo, a Lua começa a entrar na penumbra (na região menos escura da sombra) a partir das 19h12. Já na parte leste do Brasil, isso acontece às 21h12, enquanto que no centro, será às 20:12. Pra facilitar o nosso entendimento, fizemos um mapa mostrando o horário de começo, meio e fim do Eclipse Lunar do dia 27 de setembro. Veja abaixo:

horário do Eclipse Lunar no Brasil e no mundo - dia 27 de setembro de 2015
Horário de início e término de todas as fases do Eclipse Lunar Total de 27 de setembro de 2015.
Créditos: Galeria do Meteorito

Para entender o mapa, basta ver a sua região, e acompanhar a legenda à direita. A parte mais escura não poderá observar o Eclipse, enquanto que a parte intermediária poderá observá-lo parcialmente, e dependendo do horário, como mostra na legenda, não será possível enxergá-lo.


A Super Lua na noite do Eclipse Lunar

Como foi dito anteriormente, na mesma noite que acontece o Eclipse Lunar, teremos também um segundo evento astronômico. Chamado de Super Lua, ele acontece quando a Lua está no seu ponto mais próximo com a Terra (perigeu). Conforme a Lua orbita a Terra, ela se afasta e se aproxima, dependendo da época. Muitas vezes a Lua chega nesse ponto mais próximo durante a fase minguante, ou crescente, por exemplo, mas quando coincide da Lua estar em seu ponto mais próximo justamente no dia da Lua Cheia, ela fica consideravelmente maior no céu. [confira o calendário desse e de outros eventos astronômicos atualizados]

diferença de tamanho da Lua Cheia e da Super Lua
Diferença entre uma Lua Cheia comum e uma Super Lua.
Créditos: divulgação

O momento em que a Lua fará sua máxima aproximação com a Terra estará a menos de uma hora do momento da Lua Cheia e do Eclipse. Será um evento maravilhoso, e isso é o que tornará o Eclipse Lunar do dia 27 ainda mais raro e espetacular!


A Tétrade de Eclipses Lunares

A Tétrade de Eclipses Lunares é uma série de quatro Eclipses Lunares Totais que acontecem em determinadas épocas, sendo que a última ocorreu entre 2003 e 2004, e teremos apenas mais seis tétrades como essa até o final do século atual. [as mais belas fotos do eclipse lunar total de 08 de outubro de 2014]


Algo ruim acontecerá no mundo no dia 27 de setembro de 2015?

Não. Será apenas mais um Eclipse Lunar Total, que por si só já é espetacular o suficiente. No passado remoto, quando a sociedade não tinha um bom entendimento sobre os eventos astronômicos, os eclipses eram vistos como sinais de desastres, assim como os cometas. Um livro publicado em 2013, por John Hagee, intitulado "As Quatro Luas de Sangue: Algo está prestes a mudar", fez com que essas superstições viessem a tona novamente, e fatos como esses vêm acontecendo há séculos... [veja o que foi visto passando na frente do Sol durante o eclipse do dia 20 de março]


A Lua vai ficar com cor de sangue?

Pode ser que sim. O termo Lua de Sangue se refere a tonalidade avermelhada que a Lua ganha durante os eclipses lunares totais (não em todos). Por isso, seria correto chamar um Eclipse de "Lua de Sangue" apenas se ele já aconteceu, e e se a Lua realmente ganhou a tonalidade avermelhada, uma vez que não há como ter certeza se isso vai realmente acontecer.

Portanto, não se esqueça! No dia 27 de setembro basta ficar de olho no céu noturno, e como foi dito acima, se o tempo estiver nublado, teremos uma transmissão ao vivo aqui em nosso site! Então cruze os dedos e se prepare para um grande espetáculo!




Imagens: (capa-divulgação/Galeria do Meteorito) / John W. Johnson / The Virtual Telescope Project / Galeria do Meteorito / divulgação
18/09/15


Gostou dessa matéria?
Então curta nossa página no Facebook,
você vai adorar!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

78 comentários:

  1. Realmente um evento lindo e que não poderemos perder! Ainda bem que a GM pensa em tudo e mesmo que o céu esteja nublado não perderemos nenhum detalhe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo prestígio Diego! Nosso trabalho se torna ainda mais recompensador quando recebemos elogios como o seu! Um grande abraço, e bons céus!

      Excluir
    2. o pessoal do nordeste vai conseguir ver o evento ?

      Excluir
    3. o pessoal do nordeste vai conseguir ver o evento ?

      Excluir
    4. Andre Felipe você é uma pessoa medíocre, não vê que a menina é muito nova e não entendeu o gráfico, não precisava ser tão deselegante. Quem dera o nordeste realmente fosse independente do resto do Brasil. Respondendo a sua pergunta minha jovem, o eclipse poderá ser visto em todo Brasil e aqui no nordeste teremos uma visão privilégiada pois teremos o céu sem nuvens na maioria do nordeste.

      Excluir
    5. Como sempre, o nordeste de destaca do resto do Brasil, principalmente pela falta de preconceito... Bando de idiotas que jugam o nordeste como um lugar ruim... O bom é que aqui é verão, ou seja, não haverá nuvens para impedir a visão do evento.. :P :P

      Excluir
    6. Que horas ⌚ vai começar mesmo esse eclipse

      Excluir
  2. Ótima redação perfeita esclarece muitas dúvidas se fica nublado venha pra cá
    Galera da redação gostaria de pedir a voces uma matéria sobre o C/catalina gostaria de saber a posição magnitude por eu estou sem estellarium se poderem agradeco muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus! Obrigado pelo elogio! E sim, faremos uma matéria especial sobre o C/2013 US10 (Catalina)! Fique no aguardo. Um grande abraço!

      Excluir
    2. que horas começa em campo grande mato grosso do sul ????

      Excluir
  3. Se o tempo estiver fechado de novo nesse dia (como tem ocorrido comigo nos últimos eventos), vou ficar puto da vida. ୧༼ಠ益ಠ༽୨

    ResponderExcluir
  4. Ainda não consegui decifrar o horario que sera aqui no paraná poderia me falar qual é ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Paraná, segue o horário de São Paulo, Rio de Janeiro, e também de todo o nordeste, onde o Eclipse Penumbral começa às 21h12... aí é só seguir na tabela. Espero ter ajudado. Um grande abraço!

      Excluir
    2. em pernambuco e esse horario?

      Excluir
  5. Parabéns pela bela reportagem. Vossa equipe é super demais! Apenas poupem-se de explicar o lado "supersticioso" da coisa, pelo fato da era medieval ter acabado a 1300 anos. Tá bom, tá bom... o navio que aportou aqui em 1500 não pertencia à frota de James Cook, mas uma grande e primária obrigação desta nação é cortar a maldita superstição pela escola fundamental séries iniciais... se não existisse evasão, claro, e tantos dogmas irracionais vindos da igreja também irracional. Mas esqueçam o lado supersticioso e preencham aqueles espaços com dicas e macetes legais para ve-se o eclipse em todo seu esplendor. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Mas referente ao lado supersticioso, entendemos perfeitamente seu ponto de vista, mas muita gente ainda têm dúvidas do tipo... achamos indispensável comentar sobre isso, e ajudar a esclarecer esses "mitos" (para o bem da ciência). Um grande abraço!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Umbra vem do latim, e significa "sombra total", e penumbra significa "quase sombra total". Nos elipses, penumbra é a parte mais externa da sombra projetada, que não chega a escurecer completamente. Já o eclipse umbral é quando a parte mais escura da sombra é projetada, que é quando o eclipse fica evidente. Abraços Samuel!

      Excluir
  7. Qual será o horário aqui no Pará ??

    ResponderExcluir
  8. Já estou me preparando para esse grande momento astronomico com meu Teles refrator de50mm vai ficar muito legal e vou convidar a vizinhas a para ver todos merecem desfrutar desse momento.

    ResponderExcluir
  9. Galera do meteorito, tem todo o mérito de ser o maior site de astrônomia do Brasil e na minha concepção do mundo também, obrigado por sempre nos deixar informados de todos os eventos astronômicos vocês são os melhores, Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo prestígio Aliann! Nos sentimos honrados e muito felizes com seu comentário! É muito, muito gratificante saber que o nosso público gosta tanto do nosso trabalho. Isso nos dá impulso pra ir ainda mais longe! Um grande abraço, e bons céus!

      Excluir
  10. Qual será o horário em Minas Gerais? Não consegui decifrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso é o horário de Brasilia mesmo. Oitava coluna (coluna laranja).

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. vou ir acampar só para ver mais nitido longe das luzes

    ResponderExcluir
  13. Qual horário centro oeste (Cuiabá - MT).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso são os horários da sétima coluna (coluna branca).

      Excluir
  14. OLÁ! TENHO OUVIDO NA NET QUE EM SETEMBRO PODE ACONTENÇER DE UM GRANDE METEORO CAIR NA TERRA, PODE SER VERDADE ENTRE 23\09 HÁ 28\09 QUAIS AS CHANCES OU NENHUMA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joane! Fizemos uma matéria falando sobre esse assunto, confira: http://www.galeriadometeorito.com/2015/09/asteroide-vai-colidir-com-a-terra-em-setembro.html

      Excluir
  15. Olá, estarei na Ásia na data da super lua com Eclipse. São 12 hs a mais que o Brasil, em princípio, um dia na frente. Como faço pra calcular o horário da Eclipse? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Asia infelizmente não será visto o eclipse, apenas verá a Lua cheia normalmente. =/

      Excluir
    2. a inteligente aí não leu a matéria e não sabe nem ver um mapa, não viu que na Ásia não será possível ver =/

      Excluir
  16. Um site interessante para se checar os horários em que o eclipse da superlua poderá ser visto no Brasil é o vercalendário.info (coloque o www. na frente do nome do site para ir direto a ele).
    Isso não é uma propaganda para o site, apenas uma informação. Para mim foi muito útil.

    ResponderExcluir
  17. Olá, muito boa sua matéria..
    Eu estou na Bélgica e gostaria de saber qual será o horário do eclipse aqui, se puder me ajudar 😬 desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso, é nas primeiras horas do dia 28 de setembro, que começará o eclipse. Começando as 1h12 min. Os horários completos, incluindo o ápice do eclipse estão todos marcados na coluna 12 (cor laranja), no mapa da noticia.

      Excluir
  18. No seu caso, é nas primeiras horas do dia 28 de setembro, que começará o eclipse. Começando as 1h12 min. Os horários completos, incluindo o ápice do eclipse estão todos marcados na coluna 12 (cor laranja), no mapa da noticia.

    ResponderExcluir
  19. Olá, bom dia. Moro em Brasília e gostaria de confirmar que aqui o eclipse começa por volta das 21. Seria isso mesmo? E a super lua uma hora antes? Você saberia me dizer qual a posição da lua mais ou menos nesse horário, se estará mais baixa ou já no alto? Agradeço muito as informações. Estou preparando para o meu avô de 96 anos fazer essa observação pois ele ganhou um telescópio e está super empolgado!! Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Tati! A Super Lua dura a noite toda, mas a máxima aproximação mesmo será às 22h53 pelo horário de Brasília. Quase= junto com o máximo do Eclipse! Será uma das melhores maneiras de seu avô aproveitar pra estrear seu novo telescópio! Se conseguir alguma foto bacaba, não se esqueça de nos enviar! Um grande abraço pra vocês e boa sorte Tati!

      Excluir
    2. Pessoal, muito obrigada pela atenção. Vai ser inesquecível. Só queria saber ainda se na hora do eclipse a Lua ainda vai estar do mesmo lado que ela nasce ou já vai ter passado pro outro lado... Pergunto pois o terraço no qual pretendemos ficar só tem visão para o lado que a lua nasce e pra cima... O lado oposto é fechado.. Desculpe as perguntas, somos totalmente iniciantes.. Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Não se preocupe quanto a isso. A Lua no momento do eclipse vai estar a Leste (onde nasce), porém já bem alto no céu. Você conseguirá ver tranquilamente.

      Excluir
  20. Queria saber qual o horário no Sul do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só ver os horários da oitava coluna do mapa (coluna laranja).

      Excluir
  21. Queria saber qual o horário no Sul do Brasil?

    ResponderExcluir
  22. Em que horario esse ev - evnto vai ocorrer em Macapá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o mapa, é a oitava coluna (coluna laranja), os seus horários. Mas se atenha se a sua cidade está em conformidade com o horário de Brasilia. Caso, esteja uma hora atrasado, veja então a coluna 7 (branca).

      Excluir
  23. Até agora n entendi o mapa,alguém sabe que horas o eclipse vai começar em Brasília??

    ResponderExcluir
  24. site muito útil... muito obrigado, galeriadometeorito!!!

    ResponderExcluir
  25. Em angicos RN vai dar para ver esse fenômeno ? willamy cunha ! se derem para responder eu estarei agradecido

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Olá pessoal aki e do Maranhão e gostaria de saber qual horário deste grande fenômeno??
    Pois quero desfrutar cada segundo das maravilhas que só Deus faz pois ele é perfeito e é único e digno de ser adorado...
    Parabéns pela matéria q Deus esteja sempre com vcs abençoando e protegendo sempre abraço e blá...

    ResponderExcluir
  28. Podem me ajudar com o Horário da "Lua de Sangue" em Minas Gerais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui é mais fácil de olhar http://www.vercalendario.info/pt/lua/brasil-27-setembro-2015.html#Recife

      Excluir
  29. qual o horário q vai começar aq na Bahia ????? me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  30. O Nordeste terá visão privilegiada. B|

    ResponderExcluir
  31. Em Rio de janeiro alguém sabe o horario que vai começar ?

    ResponderExcluir
  32. Boa transmissao com belas imagens aqui em Teresina até chuva caio

    ResponderExcluir
  33. Boa transmissao com belas imagens aqui em Teresina até chuva caio

    ResponderExcluir
  34. O fenômeno foi realmente agradável para muitos mas para Nasa é motivo de preocupação .Com a eclipse tem a falta de luz solar e deixa sem energia a LRO que tem a missão de monitorar o satélite natural da Terra.

    ResponderExcluir
  35. Oi. Aqui no Rio Grande do Sul - Porto Alegre o céu tava nublado as 00:20 até umas 2:10 e depois abriu o céu. Só que agora a lua tá muito mais brilhante e maior... aqui já foi... ou nem aconteceu ainda? Eu não quero perder :(

    ResponderExcluir
  36. Aki em Cuiabá MT tava nublado e ñ deu pra ver :((

    ResponderExcluir
  37. Aki em Cuiabá MT tava nublado e ñ deu pra ver :((

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. eu acabei cochilando e perdi esse grande momento alguem poderia me ingormar qual acontessera dnv?

    no caso eu moro em minas gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quer diser informar quando acontessera novamente

      Excluir
  40. pessoal do galeria do meteorito voces sao demais dao muitas imformaçoes e avisao muito. mais ja e`2016 e n deu tempo eu ver pq so fiquei sabendo o q aconteceu em 2015 so nesse ano.E se tiver outro avisem q todo dia eu entro no site e quero ver. PFF avisem...
    meu nome e beatrice sou filha do deoclecio tenho 8 anos egosto muito de vcs e de saber um pouco de meu universo.I LOVE GALERIA DO METEORITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatrice!

      Muito obrigado por acompanhar nosso site! Obrigado a todos pelos elogios e reconhecimento! É um grande privilégio!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Beatrice, peça para seus pais cadastrarem o e-mail aqui no nosso site, para receber informações diariamente. Curta também nossa página no Facebook para ficar em dia com tudo que acontece no céu e no espaço! Um grande abraço!

      Excluir