NASA revela: 'Asteroide do Dia das Bruxas' pode ser um cometa!

asteroide do dia das bruxas pode ser cometa
Será possível observá-lo a olho nu?


A grande asteroide que vai passar próximo da Terra no "Dia das Bruxas" pode realmente ser um cometa, disseram pesquisadores da NASA.

O asteroide 2015 TB145 foi descoberto no último dia 10 de outubro, apenas 3 semanas antes de sua máxima aproximação com a Terra. No dia 31 de outubro, ele chegará a apenas 480.000 km da Terra, ou cerca de 1,3 vezes a distância média entre o nosso planeta e a Lua,

Embora o asteroide 2015 TB145 não represente uma ameaça para a Terra, não é a toa que ele foi apelidado de "Assustador", afinal ele é o asteroide que fará o encontro mais próximo com a Terra até agosto de 2027, quando o asteroide 1999 AN10 de 800 metros passará a 385.000 km do nosso planeta, o que equivale a distância entre a Terra e a Lua.

asteroide do dia das bruxas
Animação mostra a trajetória do asteroide e sua posição nos dias 21 de outubro, 31 de outubro e 11 de novembro.
Créditos: NASA / JPL / NEO / PHA

Os astrônomos planejam lançar feixes de ondas de rádio no asteroide 2015 TB145 no dia 31 de outubro, usando uma antena com 34 metros de largura, nas instalações da NASA Deep Space Network, na Califórnia, e em seguida, recolherão os sinais refletidos com o telescópio Green Bank nos EUA e com o Observatório de Arecibo, em Porto Rico.

Esse trabalho digno de filme de ficção científica deve revelar detalhes importantes sobre o tamanho do objeto, sua forma, suas características de superfície e quem sabe, sua verdadeira identidade.




"A órbita desse objeto é muito alongada, com uma grande inclinação para baixo do plano do Sistema Solar," disse Lance Benner, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

"Sua órbita diferente, juntamente com sua alta velocidade de encontro (cerca de 35 quilômetros por segundo) nos faz acreditar que poderia ser algum tipo de cometa", acrescentou Benner, que lidera o programa de pesquisas de asteroides por radar, da NASA. "Se for realmente um cometa, então será a primeira vez que o radar Goldstone terá registrado um cometa a uma distância tão pequena da Terra."


É possível observar o asteroide 2015 TB145 a olho nu no dia 31 de outubro?

O asteroide 2015 TB145 estará com pouco brilho para ser visto a olho nu no dia 31 de outubro, mas qualquer pessoa interessada poderá observá-lo através de grandes telescópio em uma transmissão ao vivo, graças a observatórios online que disponibilizam essas transmissões, como o Observatório Slooh e o Projeto Virtual Telescope.

Por conta da parceria que temos com o Observatório Slooh, você poderá assistir a uma transmissão gratuita aqui mesmo em nosso site. Para não perder esse grande espetáculo, clique aqui e confirme sua presença no evento, assim você recebe um alerta uma hora antes de seu início.

transmissão ao vivo do asteroide do dia das bruxas

O asteroide 2015 TB145 completa uma órbita em torno do Sol a cada três anos, e faz parte dos Objetos Próximos da Terra (NEO) e também dos Asteroides Potencialmente Perigosos (PHA). Mas acredite: ele é apenas 1 dentre 13.000 objetos cósmicos já detectados, que passam periodicamente próximos da Terra. E esse número pode ser ainda mais assustador. Segundo os astrônomos especialistas em asteroides próximos da Terra, acredita-se que existam milhões de outros objetos próximos que ainda não foram detectados... a boa notícia é que os modelos sugerem que cerca de 95% dos maiores NEOs (aqueles que poderiam ameaçar a humanidade) já foram descobertos, e nenhum deles representa um perigo real ao nosso planeta... pelo menos no futuro próximo.






Fonte: Space / NASA / NEO / PHA / JPL
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito/Richard Cardial) / NASA / JPL / NEO / PHA
23/10/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 comentários:

  1. Será que os que oferecem risco forao realmente divulgados????

    ResponderExcluir
  2. que pena que ele não vai cair bem no meio de brasília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui ñ mora só políticos corruptos ñ.Seu sem noção.

      Excluir
    2. As pessoas tem que parar de incluir política em coisas da ciência. Ainda bem que esse asteroide não irá cair em nenhum lugar da terra, pois a colisão seria catastrófica, milhões de pessoas iriam morrer!

      http://www.tecmundo.com.br/ciencia/15115-o-que-aconteceria-se-um-asteroide-colidisse-com-a-terra-.htm

      http://super.abril.com.br/ciencia/e-se-a-terra-estivesse-na-rota-de-um-asteroide

      Excluir
    3. pohha carinha sem noção! vai dizer q a culpa do meteoro passar pela terra é do PT?

      Excluir
  3. Se esse foi descoberto tão próximo, será que não tem OUTROS assim tão perto da terra e que ainda não foram descoberto. (DETALHE) Esse foi descoberto apenas 3 semanas antes de sua máxima aproximação com a Terra.

    ResponderExcluir
  4. SEU TONTO, SE O ASTEROIDE CAISSE EM BRASÍLIA MORRERIA VC TAMBÉM.

    ResponderExcluir
  5. - Joãozinho, conjugue o verbo morrer.
    - Pois não fessora: Eu asteróido, tu asteróidas, ele asteróida, nóis asteroidamos, vós asteroidais, eles asteróidam.
    SE o treco caír em Brasília, a turma do PT recolherá cada pedacinho dele e venderá para os amantes da astronomia por cerca de R$ 7 500,00 o quilo! Dâââââââ!
    SE o tal dito é um cometa, não ficará pequenininho no céu né? Expliquem melhor.

    ResponderExcluir
  6. Pow !! meu um site cientifico tao interessante e numa linguagem bem simples que só acrescenta informação e cultura , e vem alguns ignorantes com piadinhas idiotas pra tentar desmerecer o trabalho dos produtores e dos que gostam do assuntos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoio, se querem fazer gracinha vão pro site de piadas , lá vocês serão bem aceitos e até quem saber ser contratados, mas por favor respeitem a comunidade.

      Excluir
  7. Falou e disse. Os caras tem se esforçado em nos manter informados e em nos trazer informações que em muitos outros não encontramos.Parabéns equipe Galeria do meteorito!

    ResponderExcluir
  8. Tudo bem, não oferece risco para a Terra, mas repararam que toda vez que um astro desse passa próximo, sempre ocorre um incidente como o de Cheliabinsk?

    ResponderExcluir
  9. Foi o que falei num comentario..Porque não conseguiram visualizar anos com antecedência esse asteróide? E se não não conseguiram isso , como podem garantir que não vá acontecer o mesmo como acontceu na Rússia. Não conseguiram desviar e aqui vão conseguir?? pagar pra ver.

    ResponderExcluir
  10. Foi o que falei num comentario..Porque não conseguiram visualizar anos com antecedência esse asteróide? E se não não conseguiram isso , como podem garantir que não vá acontecer o mesmo como acontceu na Rússia. Não conseguiram desviar e aqui vão conseguir?? pagar pra ver.

    ResponderExcluir
  11. Muita Cautela neste pedaços de Asteróides passando próximo ao nosso Planeta, perigo realmente não será tão sério, mas cientifique se
    na lógica é que se VC jogar uma pedra no meio de um lago vai criar ondas circulares vibrando e aumentando até chegar na margem do lago certo e se este Asteróide for passar não importa a distância. Mais cedo ou mais tarde estas ondas circulares de energia estarão chegando em nodso planeta , afetando um pouco sim o metabolismo da Terra . Vamos torcer para que não mecha tanto quanto já estamos percebendo com outros fatos Naturais acontecendo no Planeta, desequilíbrio de todas as formas tanto em terra mar ou ar ,tudo alterado porque será né.

    Saudações Racionais a Todos
    BeneRacionalRaciocinio ( Facebook )

    ResponderExcluir
  12. Muita Cautela neste pedaços de Asteróides passando próximo ao nosso Planeta, perigo realmente não será tão sério, mas cientifique se
    na lógica é que se VC jogar uma pedra no meio de um lago vai criar ondas circulares vibrando e aumentando até chegar na margem do lago certo e se este Asteróide for passar não importa a distância. Mais cedo ou mais tarde estas ondas circulares de energia estarão chegando em nodso planeta , afetando um pouco sim o metabolismo da Terra . Vamos torcer para que não mecha tanto quanto já estamos percebendo com outros fatos Naturais acontecendo no Planeta, desequilíbrio de todas as formas tanto em terra mar ou ar ,tudo alterado porque será né.

    Saudações Racionais a Todos
    BeneRacionalRaciocinio ( Facebook )

    ResponderExcluir
  13. Eu e minha familia acabamos de vê-lo a olho nu, logo após o por-do-sol às 17:20 no noroeste da Republica da Irlanda. Tem uma grande cauda que foi ficando menor conforme passava, e no inicio da passagem a cabeça brilhou como a estrela de belém. Essa passagem durou uns 20 minutos aproximadamente.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado as pessoas se preocuparem se a terra sofrerá atração gravitacional pelo meteorito!!!
    Tendo em visa a massa da terra ser muitas vezes maior do que a massa do meteorito, o que vai acontecer é que a órbirta do meteorito é que vai ser atraida pelo campo gravitacional da terra.... Portanto, o negócio vai se aproximar muito mais do que estão calculando por ai...

    ResponderExcluir
  15. A todas as nações vcs acham que a nasa iria falar que o 2015 TB145 vai bater na terra?
    Nunca eles iriam falar,imagina se eles desse a noticias que o asteroide vai bater na terra,como taria o mundo nesse momento? fica à questão uma desordem mundial.

    ResponderExcluir
  16. Vou dizer uma coisa para vcs: Não só a Nasa mas outras agências espaciais equiparadas a Nasa como a ESA ou a Roskosmos divulgam apenas os triunfos e omitem as informações das desgraças que estão por vir a Terra. O silêncio dessas informações é sem dúvida alguma a confirmação da verdade. Em algum momento até dá para entender porque qdo soltam bombinhas algumas pessoas se assustam e imaginem afirmando que algo atingirá a Terra e com hora marcada.
    Eu acredito até que me provem o contrário que a humanidade está a um passo da destruição e com os dias contados. Os erros de anos atras em todos os setores , continuando nos dias de hoje e com mais rapidez.
    Reparem na ciência que estamos sendo derrotados por varias doenças infecto-contagiosas que só aparece para a população qdo não conseguem esconder mais, na Poluição não há técnicas confiáveis e vontade politica para amenizar o problema; a Educação está um descaso total não somente pelos políticos mas pelos próprios educadores ; a Fome continua matando milhões no planeta; a Corrupção é alarmante e visivel em quase todos os países;o desrespeito com a natureza, a intolerância racial, o avano tecnológico que favorece os poderosos, aqueles mais abastados monetariamente: as drogas se infiltrando cada vez mais rápido nas pessoas de todas as camadas sociais e formando as Crackolândias que não demora muito vâo invadir todos os grandes centros das cidades e não somente alguma rua;. A vida está perdendo seu valor por qualquer trovado monetário; a cada dia vc assiste a prostituição e a pedófilia exacerbada; mulheres sendo estupradas a cada minuto, pais matando filhos e filhos matando pais.
    Quem poderia ter conhecimentos e preocupações se lixam e so pensam em poder.
    Duas coisas é certa:
    1- Algo vai penetrar no sistema solar e vai desestabilizar a órbita dos planetas, inclusive a Terra. O sol aumentará seus raios e secará os oceanos e ai será um passo para extinção de todos os seres.
    2- Um objeto não identificado invadirá o sistema solar sem que as Agências espaciais tenham tempo suficiente para impedir sua queda na Terra e fará uma grande faxina ,onde o planeta azul será destruido. Quem viver verá!

    ResponderExcluir
  17. Agora me preocupei,antes eu confiava muito mais na NASA e todos os astrônomos ou não,mas depois que esse asteroide surgiu do "nada"fica realmente a duvida : E quando for em direção A NÓS EM? BOM,acho que em 3 semanas ao menos um buraco pra proteger a mim e os familiares,eu dou conta de cavar né?

    ResponderExcluir