Estranho objeto está em rota de colisão com a Terra!

estranho objeto vai colidir com a Terra no dia 13 de novembro de 2015
No dia 13 de novembro de 2015, uma bola de fogo chamará atenção nos céus!


Um objeto classificado como um NEO (Near Earth Object - Objeto Próximo da Terra) vem orbitando o nosso planeta como um satélite já há alguns anos, mas agora os cientistas confirmaram: ele está em rota de colisão com a Terra! Mas calma, nem tudo está perdido! Segundo dados oficiais liberados pela Agência Espacial Europeia (ESA), o diâmetro do objeto é de apenas 1 ou 2 metros, o que representa um risco muito pequeno para a população.

O objeto WT1190F, também conhecido como UDA34A3 ou UW8551D, foi classificado como um satélite temporário da Terra. Ele completa uma órbita ao redor do nosso planeta a cada 22 dias, e possui uma trajetória muita excêntrica, ou seja, não circular.




Ele foi detectado primeiramente no dia 18 de fevereiro de 2013, mas após algum tempo, desapareceu. No dia 29 de novembro de 2013 ele foi re-encontrado, mas os cientistas o perderam de vista novamente. E agora, no dia 3 de outubro desse ano ele foi detectado novamente. No último dia 9 de outubro (um dia antes da descoberta do Asteroide do Dia das Bruxas), astrônomos o observaram utilizando o Telescópio de 2,2 metros da Universidade do Havaí, e sua entrada na atmosfera da Terra ocorrerá no dia 13 de novembro de 2015, próximo do Sri Lanka, criando um brilho intenso no céu, que poderá ser visto mesmo durante o dia!


Devido a sua baixa densidade, os cientistas acreditam que o possível asteroide pode ser na verdade um pedaço de lixo espacial (tanque de combustível de um foguete ou algo parecido).

Seu brilho varia drasticamente por conta de sua órbita altamente alongada, chegando a magnitude aparente de 16 durante o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) e de 23 durante o apogeu (ponto mais distante da Terra). Sua mudança drástica de brilho junto com perturbações gravitacionais que o objeto sofre ao passar próximo da Lua, criou muitas dificuldades para os astrônomos, e eles "sofreram bastante" para determinar sua órbita e prever sua localização.




Apesar de não representar um risco considerável para a população, o objeto WT1190F fará um grande espetáculo. Sua queda está prevista para ocorrer no dia 13 de novembro de 2015, às 06h19 da manhã no Oceano Índico, cerca de 100 km ao sul do Sri Lanka.

Local de queda do objeto WT1190F
Local de queda do objeto WT1190F, caso ele resista a entrada na atmosfera da Terra.
Créditos: divulgação / Maps Google




Durante sua entrada na atmosfera da Terra, ele pode explodir e se desintegrar completamente, ou algum fragmento pode chegar a atingir a superfície. Em ambos os casos, uma grande bola de fogo poderá ser vista nos céus, mesmo durante o dia! Será um verdadeiro espetáculo com hora marcada!

ATUALIZAÇÃO - 26/OUT - 13h28

Segundo a previsão de entrada do objeto WT1190F, o horário informado anteriormente das 06h19 é o internacional (UTC), o que significa que será às 11h49 no horário local (Sri Lanka), e 04h19 pelo horário de verão do Brasil (03h19 nos Estados brasileiros que não estão no horário de verão).

A ESA divulgou ainda que, apesar dos cálculos serem bastante confiáveis, o local de queda que está sendo divulgado (Oceano Índico a sul do Sri Lanka) ainda é incerto, porém, é o mais provável até o momento.

ATUALIZAÇÃO - 31/OUT - 12h44

Acabamos de confirmar uma transmissão ao vivo para o dia 13 de novembro, com a cobertura completa sobre a queda do objeto WT1190F. Clique aqui e confirme sua presença, assim você recebe um alerta uma hora antes do início do evento.

E fiquem ligados! Traremos mais informações a qualquer momento.







Fonte: ESA
Imagens: (capa-ilustração/Alamy) / B. Bolin / R. Jedicke / M. Micheli / divulgação / Maps Google
26/10/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

55 comentários:

  1. vai poder ser visto por nós brasileiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não Dragon, a não ser que os cálculos estejam errados, e a entrada desse objeto não aconteça exatamente no oceano índico... Abraços!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Apenas se o brasileiro em questão estiver no Sri Lanka

      Excluir
    4. DE QUAL LADO DO BRASIL E VAI PASSAR?

      Excluir
    5. DE QUAL LADO DO BRASIL ELE VAI PASSAR REDAÇÃO? LADO NORTE SUL LESTE OU OESTE?

      Excluir
    6. Vai passar do lado de baixo! Lembre-se que o planeta é uma bola, e o Sri Lanka está lá do outro lado. Sem chances de ver daqui.

      Excluir
  2. vai da pra ver no brasil? no nordeste?

    ResponderExcluir
  3. tem como redirecionar para Brasilia ?

    ResponderExcluir
  4. tem como redirecionar para Brasilia ? (2)

    ResponderExcluir
  5. Apenas uma vez vi algo estranho no céu. Uma espécie de bola incandescente que fazia um barulho tão forte que fazia tremer o solo. Estava numa ilha no interior do Pará e o ano era por volta de 1986 a 1990 (não lembro ao certo). Seria muito bom ver um espetáculo como aquele novamente, mas até hoje não sei o que era aquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de falar sobre o horário. Era por volta de 15h.

      Excluir
    2. isso que vc disse me lembrou a Operação Prato.

      Excluir
    3. Também Caroline, me Lembrou da operação Prato.

      Excluir
    4. Acabei de ler sobre a Operação Prato, mas ela foi realizada no fim da década de 1970.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O nome do objeto: WT1190F (WhatThe1190Fuck!)

    ResponderExcluir
  8. Redirecionar esse objeto para Brasília não irá resolver nossos problemas mais urgentes.Só não consigo entender o porquê da Nasa revelar esses invasores em cima da hora do acontecimento. Qdo menos esperar a Terra sofrerá diversas invasões sem que eles tenham tempo de avisar a população, já que estã acontecendo num curto espaço de tempo.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal está se preocupando com os asteróides e esquecendo que o problema maior da Terra é o aquecimento global. È constatado isso a cada dia que vc abre um jornal ou assiste a um telejornal qto a temperatura nos estados brasileiros. A cada dia a Terra está mais quente e não há mais controle das estações do ano. A consequência disso é a falta de aguá, o calor excessivo em algumas regioes e as enchentes em outras. Culpado disso nada mais nada menos do que os cientistas da Nasa e dos EUA a procura de planetas habitáveis. Arrasaram a Terra e se encontrarem vida em outro planeta farão a mesma coisa. Quero ver esses desbravadores do espaço ficarem expostos á radiação solar. pelo que sei Marte por ex não possui campo magnético que protege o indivíduo.
    Lamento profundamente que não consigam enxergar que os poderosos estão pensando nos dólares que isso trará e os viajantes doe spaço a satisfação de ter o nome deles nos livros como fundadores de uma civilização planetária. Fato que nem eles caso conseguissem poderiam desfrutar de ver. Isso porque slguns pesquisadores da Nasa duvidam que a viagem tenha sucesso esperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inteligentes observações Ester parabéns!

      Excluir
    2. Aquecimento global é um mito criado pelas grandes potências. Todo mundo sabe que a terra está em um processo de inversão dos polos magnéticos. A magnosfera terrestre fica enfraquecida durante esse processo, permitindo que uma quantidade maior de radiação solar entre na atmosfera, causando um maior aquecimento. Até meu filho de 5 anos sabe disso! A prova disso é que se você fizer uso de uma bússola ela nao apontará exatamente para o norte, pois seu norte magnético encontra-se atualmente na sibéria. Pesquisem e comprovem!

      Excluir
    3. Preocupe-se não Ester, se o 2015 TB145 tivesse caído no seu quintal, talvez não desse tempo nem de fazer esse comentário. Vida longa e próspera! \\//

      Excluir
  10. Pessoal está se preocupando com os asteróides e esquecendo que o problema maior da Terra é o aquecimento global. È constatado isso a cada dia que vc abre um jornal ou assiste a um telejornal qto a temperatura nos estados brasileiros. A cada dia a Terra está mais quente e não há mais controle das estações do ano. A consequência disso é a falta de aguá, o calor excessivo em algumas regioes e as enchentes em outras. Culpado disso nada mais nada menos do que os cientistas da Nasa e dos EUA a procura de planetas habitáveis. Arrasaram a Terra e se encontrarem vida em outro planeta farão a mesma coisa. Quero ver esses desbravadores do espaço ficarem expostos á radiação solar. pelo que sei Marte por ex não possui campo magnético que protege o indivíduo.
    Lamento profundamente que não consigam enxergar que os poderosos estão pensando nos dólares que isso trará e os viajantes doe spaço a satisfação de ter o nome deles nos livros como fundadores de uma civilização planetária. Fato que nem eles caso conseguissem poderiam desfrutar de ver. Isso porque slguns pesquisadores da Nasa duvidam que a viagem tenha sucesso esperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada ramo de atividade se dedica naquilo que lhe é importante. A Nasa faz a sua parte naquilo que se propõe, e diga-se de passagem, muito bem feito.
      O problema do aquecimento global não se resolverá tirando investimentos em ciência. A questão é muito maior, e envolve cifras muito mais elevadas do que a Nasa recebe. A Nasa receber anualmente em média 1 bilhão de dolares, enquanto isso os EUA investem uns 500 bilhões por ano na area militar. O mundo gasta centenas de bilhões de dolares por ano em publicidade voltada ao consumismo, e as pessoas gastam trilhões de dolares em supérfluos.
      Portanto, o problema não é o dinheiro mal empregado em estudos sobre o espaço. A ciência é sempre a solução e não um fardo, como muitos pensam.

      Excluir
    2. Parabens Ester excelentes observações

      Excluir
    3. Se gastar bilhoes de dólares para descobrir uma caneta que escrevesse no espaço não é dinheiro mal empregado, então não sei de mais nada. A Rússia usou centavos usando lápis.
      O aquecimento global amenizaria muito se houvesse uma fiscalização nas empresas que poluem o meio ambiente,porém não há interesses - teria que eliminar a hegemonia dos EUA, já que são os maiores poluidores do planeta. Se eles obedecessem o protocolo kioto ajudaria bastante.

      Excluir
    4. isso é um site de astronomia nao de hippies chatos como vc tamo falando de asteroide entao shhh

      Excluir
    5. Cara! pessoa como vc nem deveria estar num site tão importante no esclarecimento dos fatos. Quem foi que disse pra vc que astronomia não está associada a natureza e consequentemente ao aquecimento global. Qualquer pessoa com um pouquinho de QI sabe que a Astronomia estuda os corpos celestes so que a Terra sofre os impactos dos grandes fenômenos que advém desses corpos que interagem com a atmosfera desencadeando uma série de reaçoes quimicas que resultam em buracos na camada de ozônio e que por sua vez ocorre mudanças nos polos do planeta.
      Qdo a gente não tem conteúdos para argumentar ,basta ficar calado e sair de fininho e não chamar os outros de chato. Qdo vc falou isso com certeza tava se olhando no espelho. Tá desculpado porque vc não sabe o que está falando.
      Procure estudar a relação da astronomia com outras areas e depois volta com argumento melhorzinho.

      Excluir
  11. Por volta do ano 2000/2001, por volta das 18hs vi uma grande luz incandescente no céu, que brilhou por alguns segundos, diminuiu e desapareceu, o intrigante é que mostrei pra duas amigas que estavam comigo e elas nao viram nada

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Nós é que agradecemos a vocês, leitores e seguidores do site. Um grande abraço, e conte sempre conosco!

      Excluir
  13. Calma pessoal .... o SUPERMAN vai nos salvar....

    ResponderExcluir
  14. É o seguinte: Os gananciosos, animalizados e famintos por dinheiro deveriam colaborar.... baixar o preço dos telescópios e equipamentos SSD, cujos vídeos poderão ser Preto e Branco sem problemas, e alavancar as pessoas que tem interesse em ajudar no monitoramento destes objetos. No Brasil só existe a BraMon e isso é triste. Triste a mania de ficar esperando pelos outros, pela NASA. Só que a NASA pensa assim: "Eu paguei, eu digo e mostro o que quero". Daí que o asteróide mais perigoso será batizado de "Mentira". Pensem no que eu disse. Ahhh... e o Sri Lanka terá mais uma atração em seu museu né? Nada demais. Quando o cachorro late em demasia ele está se borrando...

    ResponderExcluir
  15. Omg, será o melhor aniversário de todos <3

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Vai dar para ver do Nordeste do Brasil?

    ResponderExcluir
  18. Piada sem graça... povo só pensa em brasilia.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Por que a mídia nunca fala do C/2010 X1 e do P/2011 N01, descoberto pelo astrônomo amador russo Leonid Elenin, tendo em vista que a própria NASA comprova a sua existência e disponibiliza sua rota e trajetória no seu site oficial?

    ResponderExcluir
  21. Pq infelizmente só tem credibilidade nos fatos se a a Nasa concordar na divulgação. Ela propria informou que o sol ja havia destruido o cometa. Ela compra o silêncio de todos os envolvidos e ainda babam ovo pela Nasa.

    ResponderExcluir
  22. Ficamos no vácuo! Afinal o que era o estranho objeto?! Ajude-nos a entender esse evento!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Cometas, asteroides, meteoros, supernovas, quasares, buracos negros, matéria escura, nebulosas ,berços de estrelas, bilhões e bilhões de Galáxias, buracos de minhoca, universos paralelos... Ufa!! Amo astronomia! Vejo esta ciência como fundamental para entendermos o que realmente representamos no Universo e a única capaz de nos explicar o por quê de tudo! Uma questão em especial sempre me chamou atenção: se os astrônomos comprovassem que um corpo celeste, com potencial destrutivo global, estivesse em rota de colisão com a Terra, a comunidade cientifica nos avisaria? e em caso afirmativo, saberíamos com muita ou nenhuma antecedência?

    ResponderExcluir
  24. A ai pessoal da Galeria do meteorito, vcs fizeram 2 atualizações de informação, mas já passou da data prevista para a queda, e não foi postado nada a respeito se aconteceu ou não, gostaria de saber. abraços

    ResponderExcluir