A posição da Lua no céu influencia a quantidade de chuva, segundo estudo

a Lua influencia a quantidade de chuva
Olhe para o céu e veja a posição da Lua, pois ela muda sutilmente a quantidade de chuva!

Quando a Lua está no alto do céu, ela é capaz de criar protuberâncias na atmosfera do planeta, que por sua vez, mudam sutilmente a quantidade de chuva que cai do céu.

A nova pesquisa da Universidade de Washington, publicada na revista Geophysical Research Letters mostra que a força de maré da Lua afeta a quantidade de chuva, embora muito ligeiramente. "Até onde eu sei, este é o primeiro estudo que liga de forma convincente a força de maré da Lua com as chuvas", disse o autor Tsubasa Kohyama, um estudante de doutorado em ciências atmosféricas da Universidade de Washington.

lua muda chances de chuva
Na legenda, "a Lua nascente significa uma chance um pouco
maior de chuva". Créditos: Science News
Tsubasa estava observando ondas atmosféricas quando notou uma ligeira oscilação na pressão do ar. Ele e o co-autor do estudo, John Michael Wallace, professor de ciências atmosféricas da Univ. de Washington, passaram dois anos rastreando o fenômeno.

Mudanças na pressão do ar ligadas às fases da Lua foram detectadas pela primeira vez em 1847, e ligadas com a temperatura em 1932, durante observações terrestres. Um estudo anterior feito pelos investigadores da Univ. de Washington utiliza uma rede mundial de dados para confirmar que a pressão de ar na superfície varia definitivamente, de acordo com as fases e a posição da Lua.

"Quando a Lua está no ponto mais alto do céu, ou exatamente abaixo de nossos pés, a pressão do ar é maior", disse Tsubasa. Seu estudo é o primeiro a mostrar que a força gravitacional da Lua também altera a precipitação.




Quando a Lua está no alto do céu, a atmosfera da Terra cria protuberâncias em sua direção, o que aumenta a pressão e a temperatura do ar nas camadas abaixo. Como o ar quente pode reter mais umidade, chove um pouco menos. "A umidade relativa afeta a chuva. A baixa umidade é menos favorável para a precipitação", disse Tsubasa.

posição da Lua altera a quantidade de chuva

Tsubasa e John Michael utilizaram 15 anos de dados coletados pela NASA e pela Agência de exploração Espacial do Japão, durante a missão Tropical Rainfall, entre 1998 e 2012. Com esses dados, eles confirmaram que chove um pouco menos quando a Lua está acima ou abaixo de nós. Já quando ela está próxima do horizonte (seja nascendo ou se pondo), a quantidade de chuva é um pouco maior.




A mudança é de apenas cerca de 1%, ou seja, é uma mudança sutil para as pessoas perceberem a diferença.

"Ninguém deve levar um guarda-chuva só porque a Lua está nascendo", disse Tsubasa. Por outro lado, esse estudo poderia ser usado para testar modelos climáticos e entender um pouco mais sobre a força gravitacional do nosso satélite natural.




John Michael planeja continuar explorando o tema, a fim de entender se certos tipos de chuva, como chuvas pesadas, garoas ou tempestades são mais suscetíveis às fases da Lua.







Fonte: University of Washington
Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Science News / University of Washington
01/02/16

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Tem uma contradição aqui: "Com esses dados, eles confirmaram que chove um pouco mais quando a Lua está acima ou abaixo de nós. Já quando ela está próxima do horizonte (seja nascendo ou se pondo), a quantidade de chuva é um pouco maior."

    Pelo gráfico acho que seria: "Com esses dados, eles confirmaram que chove um pouco MENOS quando a Lua está acima ou abaixo de nós. Já quando ela está próxima do horizonte (seja nascendo ou se pondo), a quantidade de chuva é um pouco maior."

    Interessante a pesquisa, porque ainda é muito difícil fazer previsões climáticas, pela grande quantidade de variáveis envolvidas e pelas interações complexas entre elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sidney!

      Muito obrigado por nos alertar! O erro já foi corrigido! Um grande abraço!

      Excluir