Chuva de meteoros Perseidas 2016 poderá ser super carregada!

chuva de meteoros perseidas 2016
"Este ano a chuva Perseidas terá o que chamamos de 'outburst'... sua taxa irá dobrar" - Bill Cooke, especialista em meteoros da NASA


Já estamos no início de agosto, e quem gosta de observar "estrelas cadentes" já sabe o que isso significa: uma das maiores chuvas de meteoros do ano, a Perseidas!

Geralmente, essa chuva de meteoros chega a gerar cerca de 80 meteoros a cada hora durante seu pico, que acontece no dia 12 de agosto. Mas segundo o especialista em meteoros da NASA, Bill Cooke, a chuva de meteoros Perseidas 2016 poderá nos surpreender ainda mais, pois nesse ano são esperados cerca de 200 meteoros por hora! Isso sim é que é chuva!


Eles já estão no céu!

A chuva de meteoros Perseidas (também conhecida como Perseideas) tem duração de 1 mês, entre os dias 23 de julho e 22 de agosto, e alguns meteoros super brilhantes já estão riscando o céu em diferentes partes do mundo. E se isso já é empolgante, espere até o dia 12 de agosto, pois é nessa data que acontece o pico da chuva Perseidas, quando a maior quantidade de meteoros risca o céu.




"Este ano (2016), a chuva Perseidas terá o que chamamos de 'outburst', ou seja, sua taxa irá dobrar, porque estamos alcançando uma quantidade grande de material deixado pelo cometa Swift-Tuttle", disse Bill.

outburst da chuva de meteoros Perseidas
Time-lapse do outburst da chuva de meteoros Perseidas em agosto de 2009.
Créditos: NASA / JPL

A chuva de meteoros Perseidas ocorre todos os anos, quando a Terra passa pelos rastros de poeira deixados pelo cometa Swift-Tuttle. Essas pequenas partículas atingem a atmosfera da Terra e se acendem, criando os rastros brilhantes que são popularmente conhecidos como "estrelas cadentes". A maior parte dessas partículas atinge a nossa atmosfera a uma velocidade altíssima, de aproximadamente 59 quilômetros por segundo, e têm o tamanho entre um grão de areia e uma semente de maçã.


Perseidas 2016: uma chuva que promete

A esteira de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle não é completamente uniforme,pois algumas regiões são mais ou menos densas do que outras, Nesse ano de 2016, a Terra passará por uma dessas regiões mais densas, e isso é o que fará o "outburst".

Mas como nem tudo é um mar de rosas, ou melhor, um céu escuro, a Lua estará na fase Cheia apenas 6 dias após o pico, o que significa que seu brilho no dia 12 de agosto poderá ofuscar boa parte desses meteoros. Considerando isso, talvez seja uma boa ideia começar nossas observações alguns dias antes, afinal a chuva já está acontecendo, porém com uma intensidade mais fraca.

bola de ogo da chuva de meteoros Perseidas
Meteoro bola de fogo registrado em 2009 no Deserto de Mojave, EUA.
Créditos: Wally Pacholka / Astropics

O radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) encontra-se na constelação de Perseus, daí a origem do nome. Essas constelação é melhor avistada do hemisfério norte. Isso não significa que essa chuva não pode ser observada do hemisfério sul, mas sim que quanto mais ao norte estiver o observador, mais meteoros poderão ser avistados. De qualquer forma, os meteoros da chuva Perseidas poderão surgir em todas as direções do céu.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Perseidas 2016

No dia 12 de agosto teremos aqui em nosso site uma transmissão ao vivo com a cobertura completa da chuva de meteoros Perseidas 2016. Poderemos ver imagens em tempo real do céu de diferentes países, e assim apreciaremos a chuva de várias localidades. Portanto o céu nublado não será um problema para nós!




Para não perder esse grande evento, inscreva-se gratuitamente em nosso site, assim você recebe e-mails atualizados e também fica por dentro desse e de outros grandes eventos astronômicos.


Como observar a chuva Perseidas 2016?

Primeiramente, busque um local longe da poluição luminosa, preferencialmente longe de cidades grandes e claro, de luzes artificiais. Olhe para os lados do norte, onde encontra-se a constelação de Perseu, pois é lá que a maior quantidade de meteoros deve se originar.

chuva de meteoros perseidas - radiante
Radiante (local de onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Perseidas.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

A chuva de meteoros Perseidas é conhecida por produzir meteoros bola de fogo do tipo EarthGrazers, que surgem no horizonte e parecem subir em direção ao ponto mais alto do céu (zênite), como se estivessem escalando o firmamento.




Na idade média, a chuva de meteoros Perseidas era chamada de "Lágrimas de Saint Lawrence", isso porque ela acontece no aniversário de morte de Laurentius, um diácono Cristão que foi martirizado pelo imperador romano Valerian, no ano de 258 d.C. Mas a Perseidas é ainda mais antiga do que isso. Existem registros da ocorrência dessa chuva que datam de 36 d.C., na China, o que a torna umas das chuvas de meteoros mais antigas já registradas.






Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / NASA / JPL / Wally Pacholka / Astropics / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
05/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 comentários:

  1. Desculpa, mas é da madrugada do dia 12 para o dia 13? Isso? Adoro o site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!

      O pico é no dia 12, portanto do dia 11 para o 12 já é possível vê-los na máxima atividade, e no dia 12 para o 13 também.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Ja da pra ver um bom numero hoje?que hrs e o melhor horário??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Monica, eles estão visíveis durante 1 mês inteiro, mas não com tamanha intensidade, exceto nos dias de pico. O melhor horário é sempre após a meia-noite.

      Boas observações!

      Excluir
  3. O DIA QUE OCORRERÁ COM MAIS INTENSIDADE É DIA 12 PARA O DIA 13 AS TRÊS HORAS DA MADRUGADA. MAS JÁ ESTÁ SENDO VISÍVEL DESDE JÁ. VALEU GDM\o/

    ResponderExcluir
  4. Não vai dar prá oiá. Tô jogando pókemon Go! Peguei uns 89 bichinhos daqueles e vou fazer espetinho deles. Olhar pra baixo pra tela de um smartphone em vez de olhar pro céu prova que o dito aparelhinho chinês supera em inteligência qualquer habitante da Terra. Será que poderá cair um meteoro na minha cabe...
    PAF!

    ResponderExcluir
  5. Eu amor esse site mas n sou gay 😄

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Sim, será visível no hemisfério sul, porém sua taxa é um pouco menor. Quem estiver no hemisfério norte tem vantagem na observação dessa chuva Sebastian.

      Abraços!

      Excluir
  7. Vai dar para ver na Hungria? A mesma hora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana!

      Sim, perfeitamente, Inclusive, será uma visão privilegiada, pois pertence ao hemisfério norte.

      Abraços!

      Excluir
    2. O melhor horário para observação é após a meia-noite da sua região, não importa em qual país esteja, pois trata-se da posição da Terra com relação a sua rotação/translação. Após a meia-noite, os meteoros colidem com nossa atmosfera como mosquitos colidem no pára-brisa de um carro em alta velocidade. Antes da meia-noite local, eles têm de alcançar a Terra, por isso costumam ser mais raros, porém mais lentos.

      Abraços!

      Excluir
  8. Vai dar para ver na Hungria? A mesma hora?

    ResponderExcluir
  9. se puderem veja: https://www.youtube.com/watch?v=ftBEDGrXbiQ
    esse video da dicas interessantes para esse evento, que será visível inclusive no hemisfério SUL.

    ResponderExcluir
  10. Vai da pra ver em Natal-RN? e ah.. que horas vai ser esse espetáculo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, gostaria de responder o comentário de todos, mas para agilizar, vejam que a chuva Perseidas será visível em todo o globo, portanto, em todo o Brasil, claro. No hemisfério norte é possível vê-la muito melhor, e aqui no hemisfério sul ela é um pouco menos intensa.

      O melhor horário para observação é após a meia-noite de seu horário local, não importa qual país esteja.

      PS.: quanto mais ao norte do Brasil, melhor para observá-la, como as regiões norte e nordeste por exemplo.

      Teremos transmissão hoje (11) e amanhã (12).

      Fiquem ligados pessoal! Abraços!

      Excluir
  11. Oiih sou da Paraiba , vai dar pra ver ??
    Moro no sitio . Queria tanto ver
    Alguem me informe se no nordeste vai dar pra ver .

    ResponderExcluir
  12. Da para se ver de Portugal? Qual o melhor horário?

    ResponderExcluir
  13. Da para se ver de Portugal? Qual o melhor horário?

    ResponderExcluir
  14. Olá,eu moro em fortaleza-ceará,e eu gostaria de saber se vai dar pra ver daqui e q horas aproximadamente poderemos avistar com uma frequência maior? Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Oi sou do nordeste
    Queria saber se daqui vai da para ver 11/12

    ResponderExcluir
  16. Eu moro perto do Amapá( em AFUÁ-PARÁ) ainda bem que será bem visível daqui...

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, gostaria de responder o comentário de todos, mas para agilizar, vejam que a chuva Perseidas será visível em todo o globo, portanto, em todo o Brasil, claro. No hemisfério norte é possível vê-la muito melhor, e aqui no hemisfério sul ela é um pouco menos intensa.

    O melhor horário para observação é após a meia-noite de seu horário local, não importa qual país esteja.

    PS.: quanto mais ao norte do Brasil, melhor para observá-la, como as regiões norte e nordeste por exemplo.

    Teremos transmissão hoje (11) e amanhã (12).

    Fiquem ligados pessoal! Abraços a todos vocês! ;)

    ResponderExcluir
  18. Fiquei fora até agora... Não consegui ver. Será que hoje ainda seria possível contemplar a chuva?
    (Concórdia do Pará- PA)

    ResponderExcluir
  19. Fiquei fora até agora... Não consegui ver. Será que hoje ainda seria possível contemplar a chuva?
    (Concórdia do Pará- PA)

    ResponderExcluir
  20. Fiquei fora até agora... Não consegui ver. Será que hoje ainda seria possível contemplar a chuva?
    (Concórdia do Pará- PA)

    ResponderExcluir