10 dicas imperdíveis para observar uma chuva de meteoros

dicas para ver chuva de meteoros
Como observar uma chuva de meteoros? O que preciso para ver os meteoros no céu? Qual horário?


Se o seu objetivo é observar uma chuva de meteoros, ou até mesmo apreciar os meteoros esporádicos que temos todas as noites, então essa matéria é pra você!

Durante o ano ocorrem diversas chuvas de meteoros, mas apesar do nome, elas não se apresentam como verdadeiras chuvas, afinal de contas, você não verá o céu como se estivesse acontecendo uma catástrofe generalizada... bolas de fogo incandescentes, etc...

Os meteoros são criados por fragmentos espaciais (de cometas, asteroides, etc.) que, ao entrarem em contato com a atmosfera da Terra, criam o efeito luminoso conhecido como "estrela cadente". Qualquer fragmento de origem espacial que cai aqui na Terra, acaba criando um belíssimo meteoro. Até mesmo os dejetos dos astronautas...

Em qualquer noite do ano podemos ver alguns meteoros esporádicos a cada hora, sendo que o melhor horário para esses é sempre após a meia-noite. Mas durante o pico de grandes chuvas de meteoros, podemos ver dezenas ou até centenas de meteoros a cada hora. E para que você consiga aproveitar ao máximo esse fenômeno, separamos algumas dicas valiosas de como observar uma chuva de meteoros. Confira:


Procure uma região longe de luzes artificiais

Para observar os meteoros, precisamos (antes de mais nada) de um céu escuro, onde seja possível ver muitas estrelas. Se você está olhando para o céu durante a noite e mau consegue encontrar 10 estrelas no céu, provavelmente você não conseguirá ver os meteoros. Lembre-se sempre: em um céu escuro, longe de luzes artificiais, vemos meteoros mesmo em dias que não têm chuva prevista, mas em uma região cheia de luzes de postes e prédios, o céu fica alaranjado, e isso ofusca os meteoros.


Ajeite-se numa posição confortável

dicas para observar uma chuva de meteoros - 1
A nossa visão leva cerca de 20 minutos para se acostumar com o escuro. Além disso, você não irá encontrar meteoros se não olhar para o céu por algum tempo. Portanto, pra evitar um torcicolo, deite-se numa posição confortável para apreciar o céu por pelo menos 1 hora. Se não for possível se deitar, sente-se numa cadeira reclinável, ou simplesmente apoie em algo (ou alguém). Se você ficar de pé entortando seu pescoço, você provavelmente vai perder a paciência antes de ver os meteoros.


Fique de olho nas fases da Lua

Nas noites de Lua Cheia, a incidência de meteoros é a mesma, porém, o brilho da Lua ofusca o brilho tênue das estrelas e também dos meteoros. Isso faz com que a quantidade de meteoros que poderia ser vista em um dia sem Lua, caia drasticamente. Evite os dias de Lua Cheia, mas se não for possível, olhe na direção oposta da Lua, e não olhe para ela de maneira alguma, caso contrário, sua vista ficará ofuscada por alguns minutos, o que atrapalhará bastante...


Não use celulares ou isqueiros

Como foi dito acima, a nossa visão leva cerca de 20 minutos para se acostumar completamente com o escuro, mas de nada adianta se você ficar no celular batendo papo com seus amigos, ou até mesmo, tentando tirar fotos do céu. Além de tomar seu tempo, isso irá ofuscar sua visão, e fará com que você veja muito menos meteoros do que seria possível. Se usar o isqueiro, feche os olhos, e mesmo assim, olhe na direção oposta. Aproveite para conversar, caso esteja acompanhado, ou simplesmente aprecie o céu.


Jamais use telescópios ou binóculos

Os meteoros são rápidos, e percorrem uma grande parte do firmamento. Se usarmos telescópios ou binóculos, iremos limitar nossa visão em apenas alguns graus, e não veremos nada. Por conta disso as chuvas de meteoros são tão apreciadas ao redor do mundo, afinal, qualquer um pode assistir. Basta (basicamente) olhar para o céu!

Meteoro bola de fogo - John Chumack
Meteoro do tipo bola de fogo (bólido). Créditos: John Chumack





Analise o céu

Noites nubladas nos impossibilita de ver os meteoros. Além das nuvens tamparem o céu, elas irão refletir toda a iluminação artificial que por ventura tenha em alguma cidade próxima, e com isso, também irão ofuscar os meteoros. Para ter uma boa noção de uma noite ideal, olhe para o céu, e se pergunte: estou vendo muitas estrelas? Se a resposta é não, então provavelmente você também não conseguirá ver muitos meteoros. Por outro lado, se o céu está repleto de estrelas, e mesmo as mais fracas podem ser vistas, então os meteoros também serão vistos.


Tenha certeza da data de pico da chuva de meteoros

As chuvas de meteoros têm alguns dias de duração, mas é durante uma das noites que ocorre seu pico, momento em que a máxima quantidade de meteoros poderá ser vista. A taxa de meteoros que pode ser vista no pico não é igual a taxa que poderá ser vista durante as outras noites da chuva. Portanto, fique sempre de olho no calendário das chuvas de meteoros, e confira matérias atualizadas para saber qual é o melhor horário para cada chuva, afinal, o horário da máxima atividade de cada chuva pode ser alterado dependendo do ano.

chuva de meteoros - dicas de observação
Créditos: Photopills


Observe também nos dias próximos do pico

Como foi dito acima, o horário do pico de uma chuva de meteoros pode ser diferente a cada ano. Nesse caso, se o pico começa quando ainda é dia em seu país, talvez a melhor data de observação para você seja um dia antes ou um dia depois do pico. Portanto, levando isso em consideração, observe a chuva de meteoros um dia antes e um dia depois de seu máximo, afinal, você pode ter uma surpresa. Nunca se esqueça que as chuvas de meteoros são fenômenos naturais, portanto, não são tão precisas como imaginamos...


Conheça o radiante da chuva de meteoros

Toda chuva de meteoros tem um radiante, que é a região no céu de onde os meteoros irão se originar. Isso não significa que os meteoros aparecerão apenas em um ponto específico do céu, e sim que irão surgir em todo firmamento, mas sempre saindo da mesma direção do radiante rumo a outras direções.

Chuva de meteoros Perseidas - David Kingham
Chuva de meteoros Perseidas.
Créditos: David Kingham

Se você traçar o caminho que o meteoro fez no céu, e ir na direção oposta, essa linha imaginária te levará até o radiante da chuva. Portanto, é possível ver os meteoros de uma chuva mesmo antes do radiante aparecer no céu, mas lembre-se sempre: saber qual é a região do radiante irá te ajudar a observar uma quantidade maior de meteoros. Uma dica importante é que o nome de cada chuva de meteoros já indica uma posição genérica de onde se encontra o radiante. Por exemplo: Leonidas (radiante na constelação de Leão), Geminidas (radiante na constelação de Gêmeos), Orionidas (na constelação de Orion), e por aí adiante... sempre usando as constelações para nos ajudar.


Conheça qual será a taxa de meteoros por hora

Existem dezenas de chuvas de meteoros, sendo algumas mais fracas, e outras muito mais intensas. Se você planejar um acampamento para observar o pico de uma chuva que tem a taxa de 10 meteoros, significa que você verá menos de uma dúzia de meteoros por hora (além dos esporádicos), o que pode frustar uma pessoa que está esperando por dezenas de meteoros. Pra evitar isso, verifique qual é a taxa de cada chuva de meteoros durante o pico, assim você já terá uma média de quantas "estrelas cadentes" riscarão o céu.


Relaxe e aprecie uma noite a luz das estrelas

Nem todas as chuvas de meteoros produzem espetáculos. Muita vezes, dependendo das condições, podemos terminar a noite vendo apenas um meteoro, mas se esse único meteoro foi um bólido (bola de fogo) ou até mesmo um meteoro de brilho muito intenso, que levou alguns segundos para riscar o céu, então já valeu a pena!

Existe um ditado em inglês que diz o seguinte: "You might see a lot or you might not see many, but if you stay in the house, you won't see any". Traduzindo para o português, seria: "Você pode ver muitos ou pode ver poucos, mas se ficar dentro de casa, não verá nenhum".

chuva de meteoros

Portanto, não deixe de olhar para o céu e apreciar uma noite relaxante a luz das estrelas. Tendo em mente essas dicas importantes de como observar uma chuva de meteoros, com certeza suas noites serão muito mais proveitosas.






Imagens: (capa-divulgação) / divulgação / John Chumack / Photopills / David Kingham / divulgação
27/04/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários: