Tudo sobre a chuva de meteoros Draconidas 2016

tudo sobre a chuva de meteoros Draconidas 2016
Quando acontece a chuva de meteoros Draconidas? Como observar? Será visível no hemisfério sul?


Se o tempo permitir, poderemos ver alguns meteoros riscando o céu entre os dias 07 e 08 de outubro, quando acontece o pico da chuva de meteoros Draconidas.


Mas o que é a chuva de meteoros Draconidas? Qual a sua causa?

A chuva de meteoros Draconidas (também conhecida como Draconídeas) acontece todos os anos, sempre na mesma época, quando a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo cometa 21P/Giacobini-Zinner, que completa uma volta ao redor do Sol a cada 6.6 anos.




Em meados de 1900, o cometa Giacobini-Zinner ejetou uma grande quantidade de seu material no espaço, e por coincidência, nosso planeta sempre passa por essa esteira de partículas todos os anos, sempre na mesma data, dando origem a um belo fenômeno natural.


Como observar a chuva de meteoros Draconidas?

Como seu próprio nome diz, a chuva de meteoros Draconidas irradia a partir da constelação de Draco (Dragão), na região das estrelas Deneb, Altair e Vega. Isso não significa que os meteoros da chuva Draconidas não podem surgir em outras constelações, mas sim que, se traçarmos uma linha reta no sentido inverso a trajetória de cada meteoro, chegaremos sempre nessa mesma região.

radiante da chuva de meteoros Draconidas
Na imagem vemos a radiante (local de onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Draconidas.
Posição utilizada: São Paulo. Quanto mais ao norte do Brasil estiver o observador, melhor será vista essa chuva.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Observadores do hemisfério norte têm privilégio na observação dessa chuva, já que o radiante (local onde os meteoros parecem se originar) encontra-se na região norte do céu. No hemisfério sul sua visualização é mais precária, mas pode surpreender aqueles que habitam regiões próximas do equador, como parte do norte e nordeste do Brasil.




Geralmente o melhor horário para se observar uma chuva de meteoros é sempre após a meia-noite, porém, na chuva Draconidas essa regra não se aplica, por conta do posicionamento da constelação radiante. Portanto, apenas nessa chuva de meteoros, o melhor horário para observação é após o pôr do Sol, logo no início da noite.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Draconidas 2016

Mesmo que o tempo não ajudar, você ainda terá a chance de avistar alguns meteoros da chuva Draconidas 2016, pois teremos uma transmissão ao vivo, com imagens em tempo real feitas a partir de câmeras ultra-sensíveis instaladas nas Ilhas Canárias, no hemisfério norte, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh.

A transmissão ao vivo acontece nessa sexta-feira, dia 07, aqui mesmo em nosso site, com início às 21h00 pelo horário de Brasília! Não percam!

transmissão ao vivo


Quantos meteoros riscarão o céu?

A taxa de meteoros da chuva Draconidas é incerta, pois ela varia bastante todos os anos. Ela já foi responsável por grandes espetáculos, como aqueles observados em 1933, 1946 e 1998, quando milhares de "estrelas cadentes" riscaram os céus a cada hora. Já na maioria das vezes, a chuva de meteoros Draconidas não costuma surpreender pela quantidade de meteoros, e sua taxa geralmente chega a cerca de 20 por hora, porém, nunca se sabe com certeza quando será o próximo outburst (explosão de meteoros, ou aumento grande na taxa de meteoros por hora).

Além disso, os meteoros dessa chuva costumam ser bem mais lentos do que o comum, o que muitas vezes faz com que eles percorram todo o firmamento, de norte a sul, de forma lenta, tornando possível a observação de sua trajetória completa.

chuva de meteoros Draconidas
Na imagem podemos ver um belo registro feito na República Tcheca, mostrando um meteoro
da chuva Draconidas de 2011. Créditos: Richard Klofac



A lua estará entrando na fase crescente, o que não atrapalhará significativamente a observação dessa chuva de meteoros.




E animem-se, pois a chuva Draconidas está abrindo a temporada de chuvas de meteoros do fim do ano! Dentro de alguns dias teremos outras grandes chuvas de meteoros, como a Orionidas e a Leonidas, que são perfeitamente visíveis no hemisfério sul e geram cerca de 100 meteoros por hora! Fiquem atentos!

Desejamos uma excelente observação, e bons céus a todos!







Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Richard Klofac
06/10/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. No ceara vai ser possível ver?? Se sim,que hrs pode ser um bom horário??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o melhor horário é como disse a matéria, logo após o por do sol.

      Excluir
  2. Respostas
    1. É possível, apesar do radiante esta bem ao norte se você fugir da poluição luminosa e ir para um lugar alto ou talvez plano, facilitara. Lembrando que a taxa de 20 meteoros por hora só vale para os locais que pegam o radiante no zenith, ou seja, locais mais ao norte do Brasil.

      Excluir
  3. Daí pessoal: Voces já visitaram??

    http://www.ianww.com/meteor-showers/

    é super 1000! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. vai dar pra ver em mongagua ou em santos, e em qual horario

    ResponderExcluir
  5. Vi um essa madrugada, muito lindo, não sei se pertence a essa "chuva"

    ResponderExcluir
  6. Vi um essa madrugada, muito lindo, não sei se pertence a essa "chuva"

    ResponderExcluir