Tudo sobre o Eclipse Solar de 26 de fevereiro de 2017

eclipse solar anular de 26 de fevereiro de 2017
O eclipse de fevereiro poderá ser visto no Brasil? O que podemos esperar? Qual horário?

No dia 26 de fevereiro de 2017, um Eclipse Solar Anular chamará a atenção do mundo, e poderá ser visto parcialmente na maior parte da América do Sul, incluindo o Brasil!

Para que você fique por dentro de todos os detalhes sobre o tão esperado Eclipse Solar de 26 de fevereiro de 2017, preparamos uma matéria especial com perguntas e respostas, para que você tire todas as suas dúvidas, e assim, aproveite o máximo desse belíssimo evento.


O Eclipse do dia 26 de fevereiro poderá ser visto do Brasil?

Para a felicidade de muita gente, esse eclipse que acontece agora no dia 26 poderá ser visto parcialmente na maior parte do Brasil. Infelizmente, sua totalidade não poderá ser presenciada em nosso país. Para entender melhor, confira a animação abaixo:

trajetoria e visibilidade do eclipse solar de 26 de fevereiro de 2017
Trajetória do Eclipse Solar em 26 de fevereiro de 2017.
Créditos: A.T. Sinclair / NASA

Como vocês podem ver, todas as regiões compreendidas pelo grande circulo escuro poderão observar o eclipse parcialmente. Só poderá observar a totalidade do eclipse quem estiver em uma das regiões que será atravessada pelo pequeno ponto vermelho, bem no centro do círculo maior.




Outra notícia não muito boa é que uma parte da região norte e nordeste do Brasil não terá a oportunidade de apreciar o eclipse solar do dia 26 de fevereiro. Mas calma! Em agosto desse ano chega a vez de vocês, e aí, será o sul, centro-oeste e sudeste do Brasil que não poderá observar. É quase uma revanche!


Mas tem uma notícia bem legal, seja pra quem estiver no norte/nordeste do Brasil, ou para quem estiver em outros países. Confira:


Transmissão ao vivo - Eclipse Solar Anular de 26 de fevereiro de 2017

Como de costume, teremos uma transmissão ao vivo com imagens em tempo real do Eclipse Solar do dia 26 de fevereiro! O nosso parceiro, Observatório Slooh, fará a cobertura completa desse fantástico evento, e você poderá assistir tudo ao vivo, aqui em nosso site! Fiquem ligados!



Países que poderão observar o Eclipse Solar no dia 26 de fevereiro

Parcialmente, a maior parte da América do Sul, a Antártica e o leste da África. Já a totalidade, ou seja, o famoso Anel de Fogo, aparecerá apenas no Sul do Chile, sul da Argentina, oeste da Angola, do Congo e da Zâmbia. E claro, entre a América do Sul e a África, temos o gigantesco Oceano Atlântico que será cortado pelo eclipse. Isso significa que se você estiver em um navio, ou perdido em um barco, e claro, no ponto ideal, poderá ver o belíssimo Anel de Fogo.

Eclipse Solar de 2012, registrado no Texas, EUA
Eclipse Solar Anular de maio de 2012, registrado no Texas, EUA.
Créditos: AP


Qual será o horário do Eclipse Solar de 26 de fevereiro?

O evento ocorre no dia 26 de fevereiro (domingo), e terá início logo pela amanhã na região sudoeste do Chile, por volta da 12h00 (UTC), e terminando na parte oeste da África, por volta das 17h30 (UTC). Lembrando que os horários informados aqui estão em UTC, que é o horário internacional.




Para saber exatamente quando começa e quando termina o eclipse em cada região, e se o eclipse será ou não visível em sua localidade, confira o mapa interativo criado pela NASA. Basta clicar na imagem abaixo. Depois que você já estiver no mapa, ao clicar, você criará um marcador de local, que informará se você poderá ou não ver o eclipse, e quais serão os horários na sua região. Lembrando que os horários informados estão em UTC (horário internacional), então você deve fazer a conversão para sua o seu horário local. O horário na maior parte do Brasil é de -3 UTC, ou seja, se o horário informado for 16:00 UTC, significa que na maior parte do Brasil será 13:00.

Mapa do Eclipse Solar - 26 de fevereiro de 2017


Qual será a visibilidade desse eclipse? O que podemos esperar?

Se você for uma das pessoas sortudas que estiver exatamente em uma das regiões onde a totalidade poderá ser observada, você poderá presenciar o máximo do eclipse Solar Anular, o que significa que poderá ver o Sol todo encoberto, exceto suas bordas, o que faz lembrar um verdadeiro Anel de Fogo, que é outro nome dado a esse tipo de eclipse.

eclipse solar anular e parcial
Na imagem acima, podemos ter uma ideia de como é visto um Eclipse Solar Anular (esquerda)
e um Eclipse Solar Parcial (direita).         Créditos: divulgação

Aqueles que poderão observar parcialmente (ou seja, a grande maioria), verão uma parte do disco solar encoberta pela Lua. Para ter uma melhor visualização desse espetáculo astronômico e ao mesmo tempo, não arriscar sua visão, utilize equipamentos especializados. Ao utilizar um óculos de soldador, por exemplo, você conseguirá observar o disco solar com perfeição, e poderá ver a Lua na frente do Sol com bastante clareza.

ATENÇÃO: Nunca aponte um telescópio ou binóculos para o Sol. Essa prática, além de danificar seu equipamento pode levar a cegueira permanente. Não brinque com a sorte. A melhor forma de observar um Eclipse Solar é através de projeções, ou usando um filtro de soldador.
como observar o Sol com telescópio - forma correta

Caso você queira observar o eclipse solar utilizando um telescópio, você deve primeiramente acoplar um filtro especializado para observação solar, que deve ser instalado na parte dianteira de seu equipamento, e nunca na parte traseira. Desconfie de filtros que são acoplados na ocular, pois toda a radiação solar deve ser bloqueada ANTES de entrar no equipamento, e não depois, como mostra a imagem acima.


Qual a diferença entre um Eclipse Solar Total e um Eclipse Solar Anular?

Primeiramente, em ambos os casos, algumas regiões do globo poderão observar apenas um eclipse parcial, que é quando uma parte do disco solar é escurecida pela Lua. Mas se você estiver em uma das regiões em que a totalidade poderá ser observada, você poderá presenciar um Eclipse Solar Total comum ou um Eclipse Solar Anular. Isso depende de cada evento.

DIFERENÇA ENTRE ECLIPSE SOLAR TOTAL E ECLIPSE SOLAR ANULAR
Diferença entre Eclipse Solar Total e Eclipse Solar Anular.
Créditos: Galeria do Meteorito / divulgação

No Eclipse Solar Total, podemos ver a Corona (ou Coroa) Solar através de telescópios (devidamente equipados com filtros), e também os famosos Grãos de Baily, que são criados por conta da topografia irregular da Lua. Além disso, no Eclipse Solar Total, alguns segundos antes do ápice, temos o efeito Anel de Diamante, e quando a Lua encobre todo o disco solar, a Coroa brilha ainda mais forte. Já no Eclipse Solar Anular, não vemos esses efeitos, mas em compensação, temos o tão amado Anel de Fogo. O Eclipse Solar Anular é mais raro do que o Eclipse Solar Total.

No dia 26 de fevereiro, será um Eclipse Solar do tipo Anular, que acontece quando a Lua está mais distante da Terra. Nesse caso, ela não consegue bloquear todo o disco solar, e a borda do Sol fica exposta. Já no Eclipse Solar Total, a Lua está mais próxima da Terra, e com isso ela é capaz de bloquear todo o disco solar.




Os dois eventos são magníficos, e cada um tem sua peculiaridade. Depende do gosto de cada um. Mas tem uma coisa que todo mundo concorda: não importa se é um Eclipse Solar Total ou um Eclipse Solar Anular, pois os dois são magníficos e igualmente imperdíveis!


Imagens: (capa-divulgação) / A.T. Sinclair / NASA / AP / Google Maps / divulgação / Galeria do Meteorito / divulgação
17/02/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 comentários:

  1. Ah que maravilha! Só espero que o céu aqui em MS não esteja nublado no dia 26...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor quem conhece meteorito,achei um em uma pedreira serva de 2 Kikos,queria saber se é realmente um meteorito,pois tem diversas formas redonda de ferro nela todo eu estou muito curioso,para descobrir real Desa pedra ,peso humildemente uma ajuda aqui está meu zap,11 989867718 fico grato pela atenção

      Excluir
    2. Aqui você encontra informações sobre como identificar um meteorito: http://www.galeriadometeorito.com/p/como-identificar-um-meteorio.html

      Excluir
  2. Nestes dois textos discuto sobre as imagens do Sol embaixo das árvores durante eclipses:

    https://www.researchgate.net/publication/310796749_Efeitos_inusitados_com_a_luz_do_Sol

    http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=572

    ResponderExcluir
  3. Não usem filme fotográfico, chapa de raio X, nada disso funciona, podem causar sérios danos aos olhos.

    Creio que o mais indicado seja vidro de soldador numero 14, mas mesmo assim não se deve observar por muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. Só uma dúvida: Este Eclipse é daqueles que o dia vira noite, que escurece tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Eclipse Solar que faz o dia virar quase noite por alguns segundos é o total. No anular, escurece bastante também, mas uma parte da luz solar passa pela borda, já que a Lua não encobre tudo. De qualquer forma, no Brasil veremos apenas de forma parcial, ou seja, apenas uma parte do Sol será obstruída pela Lua.

      Espero ter ajudado! Abraços Claudinei!

      Excluir
  5. É só esperar que o tempo colabore, bora observar o eclipse, ainda mais em pleno domingão, vai ser o máximo. Pra quê carnaval?
    Só tomem cuidado com filtros, como deixou bem claro nosso amigo Neo Metal Sonic.
    Por favor, leiam a matéria com atenção antes de fazerem alguma pergunta sem sentido.
    Bom eclipse a todos nós.\o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga =)

      Se bem que esse meu apelido... uhhh errrr... hmmmm...

      Acho que vou mudar =)

      Excluir
  6. Olá! Gostaria de saber onde posso comprar o vidro de soldador para observar o eclipse. Estou procurado na internet, porém, não encontrei nenhuma loja física em São Paulo onde eu possa encontrá-lo.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente em lojas de ferramentas e materiais pra construção. Corre porque o tempo passa rápido, e faltam poucos dias!

      Um grande abraço e boa sorte!

      Excluir
  7. Ainda não foi explicado se é possivel ver a olho nú ou se é nescessario telescopoos. Queria saber se do alto de um morro eu poderei assistir a olho nú.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como as pessoas tem preguiça de ler... É um eclipse do Sol! O astro rei! O maior objeto visível a olho nu! A estrela mais próxima da Terra! A matéria explicou como observar o Sol com segurança usando telescópio, e eu não vou repetir (leia, por favor). Para observar a olho nu, compre vidro de soldador numero 14. Não use chapa de raio X ou qualquer outra bobagem, a não ser que queira danos permanentes aos teus olhos.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Realmente Neo o povo tem preguiça de ler... Enfim quero desejar a todos um ótimo Eclipse e domingo de carnaval a todos.. Eu já estou com o meu vidro de soldador em mãos pronto pra usar neste dia histórico! Só espero que o tempo não esteja nublado.. Abraços e se possível.. Bons registros!
    Me chamem No Facebook: Kaue Carvalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não comprei o meu por que ontem me ataquei da sinusite... alguém anotou a placa da kombi que me atropelou? Estou mal

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Que horário e aqui no interior de São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um mapa na matéria que mostra os horários... é só clicar ali onde diz "Clique aqui para acessar o mapa"

      Gente... gente... por favor, por favor, leiam a matéria. É a unica coisa que peço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. Melhor não abrir para perguntas..quem entende, entende e pronto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho problemas em responder coisas que não estão na matéria (por exemplo, os perigos de usar chapa de raio X pra assistir o eclipse, ou o numero recomendado de vidro de soldador para assistir em segurança, que é no minimo 14), mas tem coisas que as pessoas perguntam que já estão respondidas, é só ler. Parece que o pessoal só lê a manchete da matéria e já vão direto perguntar nos comentários. Puxa, o texto é pequeno e escrito numa linguagem bem clara, acessível. Custa ler?

      Excluir
  13. Acho bastante louvável avisar a todos para não apontarem seus telescópios para o sol, mas assim como eu, antes de comprar seu equipamento, procura se informar sobre tudo sobre ele, antes de comprar-lo, pois comprar sem saber nada alguma coisa seria no mínimo, sei lá, burrice.

    ResponderExcluir
  14. Que horas acontecera aqui no Brasil??
    Brincadeirinha kkk, eu li a materia hehehe

    ResponderExcluir
  15. O mapa (redirecionado para o site da Nasa) não abre, dá erro. Tentei várias vezes! Como vou saber o melhor momento para assistir ao eclipse assim?

    ResponderExcluir
  16. Aqui em Nova Friburgo está chovendo !!! Sem chance de ver o espetáculo. Vou tentar assistir a transmissão.

    ResponderExcluir
  17. Na região em que moro infelizmente só deu para visualizar apenas 40% do eclipse solar. Mas foi muito bom, pois meu filho aproveitou por nunca ter visto, tomará que muito em breve possamos ter um total, to torcendo!blz,bjssss

    ResponderExcluir