Holandês encontra no céu a peça perdida da Estação Espacial Internacional

holandes encontra peça perdida da ISS
Ao observar o céu noturno, Marco Langbroek viu alguma coisa na frente da ISS...

Na última quinta-feira, 30 de março, os astronautas tiveram um incidente durante uma caminhada espacial do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS). Eles estavam prestes a instalar escudos de proteção para proteger uma parte da estação contra impactos de micro-meteoróides, quando infelizmente um dos escudos escapou das mãos de um dos astronautas, e foi embora para o espaço... A imagem de capa (acima) mostra o momento em que o escudo foi perdido.

E o mais curioso nessa história é que no dia 3 de abril, um astrônomo amador Marco Langbroek, em Leiden, na Holanda, avistou o "satélite acidental" conforme ele passava na frente da constelação da Ursa Maior:

Peça perdida da ISS vista no céu
Escudo perdido da ISS avistado no céu da Holanda no dia 3 de abril de 2017.
Créditos: Marco Langbroek

"O escudo estava 1 minuto na frente da ISS, quando eu fiz essa imagem usando a minha câmera digital Canon EOS 60D", disse Marco. "As duas estrelas brilhantes são Kappa e Iota, da constelação da Ursa Maior."




Pesando cerca de 8 quilos, o escudo de cerca de 1 metro de largura por 7 cm de espessura, fez falta na ISS, que  ficou com uma superfície exposta a impactos de pequenas rochas espaciais, ou até mesmo de lixo espacial, incluindo o próprio escudo à deriva. Imediatamente, engenheiros do Controle de Missão em terra pensaram em uma forma de remediar a situação. Eles se reuniram em um escritório com réplicas de todos os materiais que os astronautas têm à disposição da Estação Espacial Internacional... colocaram fios, pedaços de tecido e outros materiais no chão e criaram um escudo improvisado (à la MacGyver) para ficar temporariamente no lugar do escudo perdido.




De acordo com a NASA, o escudo perdido não ameaça a ISS, pois já estaria se afastando da mesma por conta do arrasto orbital. Provavelmente ele reentrará na atmosfera da Terra dentro de dois ou três meses, quando alguém (sem saber do que se trata) verá uma bela "estrela cadente"...






Imagens: (capa-NASA/divulgação) / Marco Langbroek
06/04/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Esse astronauta teve uma sorte de avistar um objeto tão pequeno, em relação a seu ambiente em questão. Pena que não da pra recuperá-lo. Bom fim de semana a todos.\o/

    ResponderExcluir
  2. Talvez de pra traçar sua órbita e prever o momento exato da reentrada e local inclusive

    ResponderExcluir