Encontro celeste em 13 de novembro chamará a atenção nos céus

encontro celeste em 13 de novembro de 2017 - Vênus e Júpiter
Vênus e Júpiter farão um espetáculo na manhã dessa segunda-feira



No amanhecer da próxima segunda-feira (13), o brilhante planeta Júpiter passará por um planeta ainda mais brilhante, Vênus, formando uma conjunção espetacular entre os dois planetas mais luminosos do céu noturno.

Já faz algum tempo que Vênus domina o céu antes do amanhecer, mas Júpiter estava escondido, e passou recentemente pela conjunção com o Sol, no dia 26 de outubro. E quando um objeto está muito próximo do Sol, observá-lo é uma tarefa complicada ou até impossível... mas agora, Júpiter começa a ganhar altura e surgir no horizonte leste um pouco antes do amanhecer.

Enquanto Júpiter começa a despontar no horizonte leste um pouco antes do amanhecer, Vênus desliza para a direção do Sol, ficando cada dia mais difícil de ser observado. E durante esse sobe e desce de planetas, ambos se encontrarão no céu alguns minutos antes do Sol nascer.



Na madrugada de domingo (12 de novembro), a distância aparente entre os dois planetas será menor do que 1 grau. Já na manhã de segunda-feria (13 de novembro), Vênus e Júpiter brilharão quase como um único objeto, pois estarão separados por 0.28 graus. A maioria dos telescópios irá mostrá-los no mesmo campo de visão - uma bela chance para fotografá-los juntinhos!

conjunção Vênus e Júpiter - 13 de novembro de 2017
Conjunção Vênus e Júpiter em 13 de novembro de 2017, antes do Sol nascer.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Apesar dos dois planetas aparentarem estar quase grudados no céu noturno, Vênus estará a 246 milhões de km da Terra, e Júpiter a 956 milhões de km. Ou seja, é uma ilusão de proximidade magnífica! Acima poderemos ver tambem a Lua e o planeta Marte.




Mas devemos enfatizar que, para observar esse belíssimo encontro celeste, é necessário um horizonte limpo e livre de objetos que possam obstruir sua visão, como árvores, muros, etc... Nesse caso, estamos falando do horizonte leste, onde o Sol nasce. Procure por um local alto, onde você consegue ver o Sol nascer perfeitamente.




O encontro promete chamar a atenção do público, e mesmo aqueles que não sabem do evento, com certeza irão se deslumbrar com o brilho intenso dos dois planetas. E provavelmente não será incomum ouvir "relatos de OVNIs" pela internet, até porque tudo ocorrerá bem próximo do horizonte.




Não deixe de observar esse lindo espetáculo. Apesar das conjunções entre Vênus e Júpiter ocorrerem a cada 13 meses, a proximidade desse encontro do dia 13 de novembro será rara, sobretudo pelo fato do encontro não ocorrer durante o dia, o que o tornaria impossível de ser observado. Para se ter uma ideia, a próxima vez que Júpiter e Vênus estiverem tão próximos assim em um horário observável, será em 2 de novembro de 2039, ou seja, daqui a 22 anos.




Claro, outros encontros ocorrerão, sempre a cada 13 meses, mas a proximidade entre os dois corpos não será igual a essa.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
10/11/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vai dar para ver a olho nu ? E pode ser visto de todo Brasil ??? Sou Do RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, perfeitamente. Será possível ver praticamente de todo o globo. Abraços!

      Excluir
  3. vai dar para ver em Mariana MG? Eu quero muito ver, muito muito mesmo, vai ser lindo! Espero que todos do Brasil e do mundo consigam vem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, será possível. Mas vale ressaltar que é preciso ter uma visão excelente do horizonte leste, onde o Sol nasce. Não poderá ter muros, árvores ou qualquer outra coisa que obstrua sua visão, pois o encontro poderá ser visto bem próximo do horizonte.

      Abraços e boas observações!

      Excluir
  4. Gente vai dar pra ver de todo Brasil sim,desde que esteja em lugar de campo aberto e céu limpo.

    ResponderExcluir
  5. que horas vai ser pras pessoas que moram no norte do amazonas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não falamos em horários porque em cada lugar será um horário diferente. O que não vai mudar é que em todos os locais, será visível antes do amanhecer!

      Boas observações!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu moro em São Paulo vou conseguir ver esse encontro, e q horas mas ou menos.gostaria de observa ló.

    ResponderExcluir
  8. Vai dar para ver da paraiba?

    ResponderExcluir
  9. eu aposto um bilhão q aq de patrocity n vai da pra ver isso

    ResponderExcluir
  10. o horizonte leste visto do meu bairro aqui em campina grande PB, tem outro bairro um pouco mais alto e tem casas mais poucos prédios, mesmo assim e possivel assisti esse espetáculo?

    ResponderExcluir
  11. Eu moro no Paraná e começa a amanhecer 7 horas se eu levantar 6:20 eu vou conseguir ver?

    ResponderExcluir
  12. Como aqui no Rio de Janeiro estamos no horário de verão,o amanhecer é lá pelas cinco e meia à seis da manhã. Tô tão ansiosa que não consigo dormir.hehe...quero muitooooooo ver essa junção de planetas. Só espero que o céu esteja limpinho.fuiii😴

    ResponderExcluir
  13. Não deu pra ver. A julgar pelo mapa oferecido, o possível cruzamento, se é que ocorreu, foi abaixo da linha do horizonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você está enganado, deu pra ver sim e com total nitidez!!!! Exatamente no momento em que você postou esse comentário os dois estavam totalmente visíveis a olho nu no céu e notavelmente à cima da linha do horizonte. Eu os observei até seis e dez da manhã mais ou menos, à medida em que o dia clareava e o sol nascia ficava mais difícil de vê-los, quando eu parei de observar pra cuidar dos afazeres do dia os dois ainda estavam visíveis no céu, não com tanta nitidez como às cinco e quarenta da madrugada, mas ainda estavam lá!.

      Excluir
  14. Daqui de casa não deu para ser ver nada a olho nu... E eu estava tão ansioso de ver q pena!😥

    ResponderExcluir
  15. Deus seja louvado!!!!!!!! Amém! Deu pra ver sim e com total nitidez!!!! Me sinto privilegiado por Deus me ter permitido observar. As cinco e quarenta da madrugada os dois estavam totalmente visíveis a olho nu no céu . Porém eles não estavam tão próximos a ponto de parecer até mesmo serem um só como se acreditava baseado no que foi publicado na divulgação do evento, se fosse posicionada uma régua a frente dos olhos em direção aos planetas daria uma distância média de uns quatro centímetros. Eu os observei até seis e dez da manhã mais ou menos, à medida em que o dia clareava e o sol nascia ficava mais difícil de vê-los, quando eu parei de observar pra cuidar dos afazeres do dia os dois ainda estavam visíveis no céu, não com tanta nitidez como às cinco e quarenta da madrugada, mas ainda estavam lá!.

    ResponderExcluir
  16. Pela teoria terraglobista pra nós do chamado “hemisfério Sul” o Céu ficaria PRA BAIXO mas é só olhar PRA CIMA e a gente vê que o céu fica PRA CIMA e não PRA BAIXO. Essa sandice terraglobista pode fazer algum sentido no chamado “hemisfério norte” mas pra nós não faz nenhum sentido acreditar nisso, como qualquer idiota pode perceber. É só mais um instrumento de dominação dos ianques e dos filhotes da rainha.

    ResponderExcluir
  17. O PESSOAL FICAM CRITICANDO A VENEZUELA PORQUE ESTÃO COM MEDO QUE O POVO VOLTE AO PODER AQUI NA VENEZUELA NÃO TEM MAIS DESIGUALDADE LÁ TODOS SÃO IGUAIS E TUDO PERTENCE AO POVO A BURGUESIA CHORAM DE RAIVA KKKKKK MAIS AQUI A BURGUESIA NÃO QUER DEIXA O POVO VOLTA AO PODER E AÍ INVENTAM ESSA MENTIRA DE CORRUPÇÃO PRA MENTI PRO POVO

    ResponderExcluir