Bola de fogo na Bahia faz a noite virar dia em 20 de fevereiro

meteoro bola de fogo na Bahia em 20 de fevereiro de 2018
Meteoro ilumina a noite na Bahia e pôde ser visto até mesmo de Sergipe


Na noite dessa terça-feira, 20 de fevereiro, uma bola de fogo super intensa chamou a atenção de moradores da Bahia e do Sergipe. Quem estava do lado de fora de casa teve uma surpresa magnífica, e até um tanto assustadora.



Eram exatamente 22h27 pelo horário de Brasília quando a passagem do meteoro foi registrada por diversas câmeras de segurança.


Análises feitas pela BRAMON (rede brasileira de monitoramento de meteoros), o objeto responsável por esse brilho intenso deve ter rompido acima do Oceano Atlântico, a 30 km de altitude.

Apesar do fenômeno ter ocorrido acima do litoral norte de Salvador, na Bahia, ele também pôde ser visto de Sergipe, nas cidades de Umbaúba, Tomar do Geru, Itabaianinha, Estância, Lagarto e Aracaju.




Se você também teve a sorte de ter visto esse grande meteoro bola de fogo na noite do dia 20 de fevereiro, não deixe de relatar seu avistamento no site do Exoss - você ganha um certificado e ainda ajuda os pesquisadores a determinar a trajetória do objeto.


Imagens: (capa-ilustração) / YouTube / divulgação
21/02/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Pela cor e trajetória e fragmentos encontrados, podemos concluir que se trata de um pedaço de uma espaçonave russa, tida até então como lixo espacial. Deriamos dentro do nosso direito requerer segurança desses objetos abandonados pelos exploradores do espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, já foi comprovado e mostrado em noticiários deste 21 de fevereiro (quarta-feira) que se trata de um lixo espacial. Nitidamente deu para ser
      observado no objeto que havia roscas e espessura consideráveis porém, nada que identifique sua origem (com certeza é terrestre).

      Excluir
    2. Ainda tenho certas dúvidas, essa notícia apareceu no jornal nacional, mas quem garante a feracidade disso, pode ser falsa, mesmo pque até agora no site da Nasa que trata de bólidos recém caidos não falou nada até agora, tem mais, não há nada no que diz respeito sobre artefatos ou lixo espacial programados pra cair nesta data ou próximo, e mais, pela velocidade, angulo, pelo poder do brilho e pela explosão , não tem cara de ser lixo espacial, todos sabem que um objeto desse tipo ao entrar na atmosfera, ele se queima totalmente, de maneira lenta e nunca explode.

      Excluir
    3. Também tenho minhas dúvidas em relação a lixo espacial. Arrumaram uma resposta rapidinho no JN, andando pelas redondezas (até parece que alguém conseguiria "andar" nas redondezas onde caiu, não tem como saber a olho nú) "encontraram tal objeto, examinado por cientista etc... papapapapa lixo espacial." Lixo espacial para fazer todo aquele brilho, tinha que ser grande, muito grande, e teria derretido! Não colou!

      Excluir
    4. Foi um meteoro. O objeto metálico encontrado não tem relação com o evento:

      http://www.bramonmeteor.org/bramon/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-meteoro-da-bahia/

      Excluir
  2. gosto muito desse site mais a demoram para atualizar as noticias

    ResponderExcluir