Encontrado planeta no sistema estelar mais próximo da Terra

Imagem ilustrativa
24/10/12 - Instrumento HARPS do ESO (Observatório Europeu do Sul) encontra exoplaneta com a mesma massa que a Terra, orbitando a estrela Alpha Centauri B (sistema mais próximo da Terra). É também o exoplaneta com menor massa já descoberto em torno de uma estrela como o Sol.

         O planeta foi detectado usando o instrumento HARPS no telescópio de 3,6 metros do ESO em La Silla, no Chile. Os resultados foram publicados online na revista Nature em 17 de outubro de 2012. "Sua órbita é muito próximo de sua estrela e deve ser muito quente para a vida como a conhecemos", informa Stéphane Udry (Observatório de Genebra), co-autor do estudo e membro da equipe, "mas pode muito bem ser apenas um planeta em um sistema de vários. Nossos outros resultados do HARPS e do Kepler, ambos mostram claramente que a maioria dos planetas de pequena massa são encontrados em tais sistemas", acrescenta ele.

         "Este resultado representa um grande passo para a detecção de um gêmeo da Terra, nas imediações do sol. Vivemos em tempos emocionantes!", Conclui Xavier Dumusque (Observatório de Genebra, na Suíça e Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Portugal). 

Fonte: ESO Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...