Os 7 Maiores Cataclismos na Terra - 2° lugar

O nosso 2° lugar do ranking dos 7 Maiores Cataclismos na Terra ocorreu há 250 milhões de anos, o que é quase 200 milhões de anos antes do fim dos dinossauros. Ele foi responsável pela maior extinção de seres vivos na Terra.


2° lugar: Extinção Termo Triássica


250 milhões de anos atrás, viviam em terra firme, seres parecidos com dinossauros, porém, com características de mamíferos, e no fundo dos oceanos, a vida era riquíssima. Nessa época, ocorreu um evento que acabou com 90% da vida na Terra. Por décadas, cientistas se esforçam para decifrar o que realmente ocorreu na Extinção Termo Triássica, que deixou a vida na Terra por um fio.



O maior suspeito até o momento, é um super vulcão, localizado onde hoje em dia é a Sibéria, que abriu grandes crateras de centenas de quilômetros de comprimento, expelindo a maior quantidade de lava conhecida, por pelo menos 1 milhão de anos. Calcula-se que a quantidade de lava produzida por esse vulcão seria suficiente para enterrar uma área do mesmo tamanho dos Estados Unidos a milhares de metros de profundidade. Não tratava-se de apenas um único vulcão ejetando lava, mas sim, rachaduras na Terra que se estendiam por milhares de quilômetros e expeliam lava ininterruptamente, injetando gases tóxicos na atmosfera terrestre causando grande "stress" em toda biosfera.

Com o acumulo de tantos gases tóxicos na atmosfera, como o dióxido de carbono e dióxido de enxofre, ocorreu um grande aquecimento global, o que foi fatal para a maioria das criaturas do planeta. Além disso, cientistas estão descobrindo recentemente que grande quantidade de sulfeto de hidrogênio estava presente na atmosfera, que é um gás altamente tóxico, com cheiro característico de ovo podre, que acabou com a maior parte da flora do planeta, de uma maneira jamais vista. O sulfeto de hidrogênio combinado com o aquecimento global e com os outros gases tóxicos, foram responsáveis pela grande extinção em massa.

Mas o que seria mais mortal do que a grande extinção Termo Triássica? Não perca, o nosso 1° lugar do ranking, e conheça a pior catástrofe do planeta Terra!


Está gostando da nossa série? Então
Curta nossa página no Facebook
e conheça muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. SALVE SALVE....RICHARD ADOREI....
    MUITA INFORMAÇÃO DE UMA MANEIRA
    BEM DINÂMICA DE PASSAR PRA NÓS
    FASCINANTE....VALEUUUUU.....

    ResponderExcluir