Os 7 Maiores Cataclismos na Terra - 7° lugar


Todos nós passamos por dias ruins, seja enfrentando uma chuva inesperada, ou quando ficamos presos no engarrafamento. Mas você já se perguntou quais foram os piores dias do nosso planeta Terra? A Terra já passou por grandes eventos que tanto tiraram como também deram a vida do nosso planeta.




Fizemos um RANKING dos 7 maiores cataclismos na Terra, de acordo com o documentário "The Worst Days on Planet Earth" produzido pela Fligh 33 Productions com a participação de cientistas renomados como Daniel David Durda (Ph.D, cientista planetário), Laura Danly (Ph.D. astrônoma), Alex Filippenko (Ph.D. Astrofísico), Donald E. Brownlee (professor de astronomia e pesquisador da NASA), GregLaughlin (professor de astronomia e astrofísica da UC Santa Cruz).

Afinal, quais foram as piores catástrofes já enfrentadas pela Terra?Confira o ranking em nossa série special:
        

7° lugar: O Impacto de Theia

Há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, o nosso Sistema Solar era um grande campo de batalha. Grandes corpos colidiam constantemente com outros ainda maiores, e muitos deles se aglutinavam para formar os planetas que temos hoje. A Terra, que era envolta por uma camada de lava derretida, foi bombardeada por grandes rochas, e assim adquirindo massa para formar sua crosta que aos poucos se tornava sólida.

Quando a Terra já tinha quase o seu tamanho atual, especula-se que um planeta com o tamanho de Marte chamado Theia colidiu com a Terra. Foi uma verdadeira "COLISÃO DE MUNDOS". O núcleo dos 2 planetas se juntaram para formar um único, e a atmosfera da Terra foi ejetada para o espaço. Com a força do impacto, a crosta terrestre em forma líquida foi arremessada com temperatura estimada de 1.000 C°. Pedaços da Terra e de Theia ficaram presos na órbita da Terra em forma de disco, que aos poucos foram se aglutinando para formar a sua grande companheira, a Lua.






Levou cerca de  150 milhões de anos para a Terra se reestabilizar e fazer com que a sua crosta líquida se solidificasse novamente. Esses evento, aparentemente tão "destrutivo", foi na verdade muito importante para expandir as chances de sustentação de vida na Terra. A Lua foi responsável por estabilizar a rotação da Terra e sua inclinação, pois sem ela, teríamos muitas variações climáticas. Ela é também responsável pelas marés. Podemos até mesmo dizer que sem a Lua, a vida na Terra poderia não existir, ao menos, da maneira como conhecemos.

Após esse grande impacto, a Terra teve um período relativamente calmo, até que novamente foi pega de surpresa. Confira o nosso 6° lugar das piores catástrofes na Terra.


Está gostando da nossa série? Então
Curta nossa página no Facebook
e conheça muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

7 comentários:

  1. Muito boa essa matéria! Gostei da explicação clara e elucidativa, tornando muito fácil a compreenssão de eventos tão complexos.
    Estou ancioso pelo 6º Lugar!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Que legal que você gostou!!! O 6° lugar já está disponível!

      Excluir
    2. Meu amigo, essas matérias são muito boas mesmo. Mas na verdade tudo isso suposições. Eles querem adivinhar o que aconteceu a 45 bilhões de anos. Faça- me um favor. É muita ilusão.

      Excluir
  2. Nossa lua ficava em marte toda vida e água mas tudo têm um fim.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é muito bacana, mas poderia mostrar a fonte.

    ResponderExcluir