Os 7 Maiores Cataclismos na Terra - 6° lugar

Após o grande impacto de Theia, a Terra foi surpreendida novamente com o nosso próximo colocado no ranking:




6° lugar: O Intenso Bombardeio Tardio

Cerca de 150 milhões de anos após o impacto de Theia, a crosta da Terra já havia se solidificado novamente, e acredita-se que já haviam oceanos, como também, algum tipo de vida microbiana.

Nas extremidades do Sistema Solar, acredita-se que a órbita dos gigantes gasosos começaram a oscilar, causando perturbações nas órbitas de asteróides e cometas, e lançando-os na direção do Sol, causando um verdadeiro bombardeio contra os planetas rochosos, conhecido como "O Intenso Bombardeio Tardio".

Rochas com milhares de quilômetros de diâmetro atingiam a Terra frequentemente, e essas colisões catastróficas permaneceram por cerca de 200 milhões de anos incessantemente. Hoje, após bilhões de anos de erosão e de movimentos das placas tectônicas, tais crateras foram apagadas da superfície da Terra, diferentemente da Lua, que até hoje podemos ver as gigantescas crateras que deixaram um belo registro de tamanhas colisões.



O Intenso Bombardeio Tardio trouxe à Terra preciosos metais como a prata, o ouro e a platina. Esses metais já faziam parte dos elementos que compunham o planeta Terra, mas quando a crosta se solidificou, eles se alojaram mais próximos de seu centro por conta de sua densidade. Com o Intenso Bombardeio Tardio, vieram milhares de toneladas desses metais novamente que se fundiram com a crosta terrestre, mas que dessa vez, alojaram-se nas camadas superficiais da Terra, tornando possível a exploração dos mesmos pelos seres-humanos futuramente.

Confira o 5° lugar no ranking das piores catástrofes da Terra, que deixou a vida terrestre por um fio.


Está gostando da nossa série? Então
Curta nossa página no Facebook
e conheça muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário