Planeta está sendo consumido por sua prórpia estrela

          Um planeta cerca de 1,4 vezes o tamanho de Júpiter está sendo consumido por sua própria estrela, de acordo com novas observações pelo Telescópio Espacial Hubble (HST).

         WASP-12 b, originalmente descoberto em 2008, é um planeta gigante gasoso que orbita muito perto de sua estrela mãe. A distância entre a estrela e o planeta é tão pequena que o planeta completa uma órbita ao redor de sua estrela em um período um pouco maior do que um dia na Terra. Essa proximidade tem causado um superaquecimento de uma nuvem de gás com cerca de três vezes o raio de Júpiter que alimenta a estrela. No entanto, parte desse gás está se movendo em direção ao espaço interestelar, criando um "véu" em torno da estrela.



          A nuvem de gás é fina, e quase imperceptível à luz óptica, mas as novas observações foram feitas com o Telescópio Espacial Hubble usando um comprimento de onda próximo a luz UV. A equipe descobriu que um elemento na nuvem é o magnésio, que é extremamente eficiente na absorção de quase-luz UV. Estes comprimentos de onda são extremamente sensíveis à presença de gás tênue, e neles a estrela pode aparecer totalmente invisível.


Concepção artística


         O estudo foi feito por pesquisadores do " Reino Unido Wide Angle Search for Planets" (WASP), que originalmente encontrou o planeta em 2008, como peritos no Espectrógrafo de Origens Cósmicas, a bordo do Telescópio Espacial Hubble, do Centro de Astrofísica e Astronomia Espacial da Universidade de Colorado.

         Professora de Astronomia da Open University, Dra. Carole Haswell, que liderou o estudo, disse que uma estrutura como esta nunca tinha sido observada em torno de uma estrela, acrescentando: ". É como se um véu fosse desenhado ao redor do planeta que está morrendo"


Fontes: Astrophysical Journal Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário