Outra Ejeção de Massa Coronal direcionada para a Terra

         No dia 23 de Novembro de 2012, às 14:30 (no horário de verão brasileiro), o Sol lançou uma Ejeção de Massa Coronal (EMC) direcionada para a Terra. Esta já é a terceira EMC desde o último dia 20 de Novembro. Modelos experimentais de pesquisa da NASA, com base em observações do Solar Terrestrial Relations Observatory (STEREO) e da missão da ESA / NASA Observatório Solar e Heliosférico, mostram que essa EMC deixou o Sol a uma velocidade de 375 quilômetros por segundo, que pode ser considerada lenta se comparada a velocidade média para EMC.

         Uma EMC é um fenômeno que pode enviar partículas solares no espaço e por ventura atingir a Terra de um a três dias mais tarde. Quando atinge a Terra, EMC podem causar um fenômeno chamado "tempestade geomagnética", que ocorre quando EMC enra em contato com o exterior do envelope magnético da Terra, a magnetosfera, por um período de tempo prolongado. No passado, EMC com esta velocidade não causaram grandes tempestades geomagnéticas, mas sim, foram suficientes para ocorrerem auroras perto dos pólos, mas de um modo geral, não são susceptíveis de causar interferências em sistemas elétricos na Terra ou interferir com o GPS ou sistemas baseados em satélites de comunicações.



NOAA Space Weather Prediction Center (http://swpc.noaa.gov) é a fonte oficial do governo dos Estados Unidos para previsões do clima espacial.

Atualizações serão fornecidas conforme a necessidade.


Fontes: NASA/ESA/SOHO Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário