Novos estudos revelam mapa de gravidade da Lua, com detalhes jamais vistos


06/12/12 - Foram registrados detalhes do campo de gravidade da Lua em alta resolução... um verdadeiro mapa, com informações inovadores.







         As sondas gêmeas da NASA, Ebb e Flow que orbitam a Lua desde Setembro de 2011, registraram um mapa do campo de gravidade da Lua, com a maior resolução de todos os tempos, e com detalhes jamais vistos antes. Também fi feita a medida da densidade da crosta lunar, e foi descoberto que ela é menor do que se previa. Os resultados foram publicados em três estudos na  revista Science.

         "Descobrimos que a espessura média da crosta da Lua fica entre 34 e 43 quilômetros, o que é cerca de 10 a 20 quilômetros mais fina do que se pensava", diz Mark Wieczorek, pesquisador da missão. "Com esta espessura, a composição da massa da Lua é similar à da Terra, o que suporta a tese de que ela é derivada de materiais expelidos pela Terra durante uma grande explosão que marcou o início do Sistema Solar."

         Conheça o Impacto de Theia

         Segundo Maria Zuber, chefe da missão e pesquisadora do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o campo de gravidade da Lua preserva sinais de impactos e revela evidências de “fraturas” no seu interior, que se estendem da crosta até, possivelmente, o manto. Os dados obtidos pelas sondas revelaram ainda, que algumas anomalias na gravidade influenciam diretamente a topografia do satélite, formando represas e que no passado, ajudaram a solidificar o magma do subsolo.

         Veja abaixo o video disponibilizado pela NASA que mostra as variações do campo de gravidade da Lua:



         "O que este mapa nos mostra é que, mais do que qualquer outro corpo celeste conhecido, a Lua usa seu campo de gravidade", explica Maria Zuber. "Quando vemos uma mudança significativa no campo de gravidade, podemos sincroniza-la com as alterações na superfície lunar, como crateras, riachos e montanhas."

         Quando lançados em Setembro de 2011, as sondas foram nomeados GRAIL A e B. Elas foram renomeadas como "Ebb e Flow" em Janeiro, por alunos do ensino fundamental em Bozeman, Montana, em um concurso nacional.


Fontes: NASA / JPL


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário