Um único e gigantesco impacto pode ter deformado Jápeto, lua de Saturno


06/12/12 - Uma cratera de 500 quilômetros de largura pode ser uma cicatriz deixada pelo impacto de uma única colisão.







         Uma das mais estranhas luas do Sistema Solar é a Jápeto de Saturno. Ela possui uma gigante cadeia de montanhas em um cinto equatorial em alto relevo com altura de 19 quilômetros referente a sua superfície. Segundo pesquisas recentes, tudo pode ter sido o resultado de um único impacto.

         Conheça as principais luas do nosso Sistema Solar!

         Os resultados foram apresentados na conferência da União de Geofísica Americana, em 4 de Dezembro. Os cientistas sugerem que um impacto gigante no início da história de Jápeto foi a causa de sua estranha formação planetária. Isso diminuiu a sua taxa de rotação e deforma sua crosta. 1 milhão de anos mais tarde, os pólos achataram, e uma crista se estendia pela maior parte do caminho em torno de sua região equatorial. A hipótese foi sugerida por Gabriel Tobie, da Universidade de Nantes, França.

         Teorias anteriores incluem atividades tectônicas dentro da própria lua, ou um impacto com um satélite. Tobie e seus colegas simularam os anos iniciais de Jápeto, e descobriram que ele girou em torno de seu próprio eixo uma vez a cada 6 horas. Após 10 milhões de anos de rotações não perturbadas, um objeto entre 500 e 650 quilômetros de largura colidiu com Jápeto, interrompendo sua taxa de rotação, diminuindo a sua velocidade para mais de 30 horas por rotação. Essa rápida frenagem deformou a sua crosta, achatando seus pólos e levantando a área equatorial em torno da lua.

         Uma cratera de 500 quilômetros de largura pode ser uma cicatriz deixada pelo impacto de uma única colisão. Alguns críticos acreditam que não é tão fácil sugerir esse impacto, e ainda existem algumas dúvidas, como por exemplo, por quê a reborda na região equatorial do satélite não envolve todo o planeta... Assim como as outras teorias, essa nova idéia ainda não responde todas as questões.

Fontes: Wired, SciTech
Imagem: NASA / JPL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário