Novos estudos revelam: Vega não é tão nova, e pode abrigar vida


04/12/12 - Novos estudos mostram que a estrela Vega, da constelação de Lyra, é mais velha do que se pensava, o suficiente para abrigar vida primitiva.






         Vega está localizada  na constelação de Lyra, há 25 anos-luz de distância da Terra, e é a quinta estrela mais brilhante do céu noturno. Em 1983, os astrônomos descobriram poeira orbitando a estrela Vega, sugerindo que ela tinha um sistema solar. Acreditava-se que Vega teria apenas 200 milhões de anos, o que é bastante jovem para ter gerado quaisquer planetas que poderiam abrigar vida. No entanto, novas estimativas mostram que Vega é significativamente mais velha do que se pensava anteriormente.

         Os cientistas vão publicar suas descobertas na revista The Astrophysical Journal Letters, mas uma pré-publicação está disponível através do arXiv. Os astrônomos descobriram que a estrela gira rápido, cerca de uma vez a cada 17 horas, o que interfere com o interior da estrela, e força a composição da superfície, fazendo coincidir com a composição geral da estrela. Isto significa que os cientistas superestimaram a abundância de metais pesados na estrela, superestimaram também a sua massa e subestimaram a sua idade. Estrelas menos massivas evoluem mais lentamente.

         Os astrônomos estudaram Vega usando o interferômetro Chara, um conjunto de telescópios na Califórnia, e modelaram as observações, usando cálculos de rotação rápida de estrelas.

         Vega tem 2,15 vezes a massa do Sol, e existe há cerca de 625 milhões ou 850 milhões de anos. Planetas podem ter-se formado, e há tempo suficiente para o desenvolvimento da vida primitiva.

Fonte: ScienceMag

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. "Estrelas massivas evoluem mais lentamente."? Sempre soube o contrário, que estrelas massivas "vivem" intensamente e "morrem" rápido que nem os "rock stars". =)

    ResponderExcluir
  2. Bem visto Zap! Me desculpe pelo erro. O artigo foi corrigido... o correto seria "menos massivas"... uma palavra faz toda a diferença! Obrigado pelo alerta!

    ResponderExcluir