Asteróide de 140 mil toneladas, 2012 DA14 passará 'raspando' na Terra (reprise)

"Uma aproximação como essa cabe dentro do anel geostacionário, onde muitos satélites de telecomunicações estão localizados” 



Um asteróide pouco conhecido vai passar rente à Terra no dia 15 de Fevereiro, passando a apenas 28 mil quilômetros do nosso planeta. O pedaço de rocha espacial com cerca de 60 metros de diâmetro e 140 mil toneladas foi descoberto no ano passado por um astrônomo amador, apoiado pela ESA, na Espanha. 

Acompanhe conosco a transmissão ao vivo, que será feita pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL) com início cerca de 30 minutos antes do perigeu. Teremos também, comentários de especialistas e imagens ao vivo ou recuperadas (se o tempo meteorológico permitir) registradas por observatórios na Austrália. A transmissão terá um tempo estimado de 30 minutos.

Depois da máxima aproximação, o asteróide ainda estará muito próximo da Terra, sendo assim, haverá outra transmissão ao vivo com início à meia-noite (00:00 hs, ou seja, já será dia 16 de Fevereiro) pelo horário de verão, se estendendo por cerca de 3 horas. As imagens serão captadas pelo telescópio do Marshall Space Flight Center, da Nasa, em Huntsville, Alabama. 


Transmissão ao vivo da passagem do asteróide 2012 DA14:

Live Video app for Facebook by Ustream


Não são conhecidos muitos detalhes do asteróide 2012 DA14. Pelo seu brilho, os cientistas estimam que tenha um diâmetro de 50–80 metros. A sua composição é desconhecida e pensa-se que a sua massa esteja na ordem das 140 mil toneladas.

“A sua órbita pode ser muito bem calculada recorrendo à base de dados europeia de asteroides, NEODyS ” diz Detlef Koschny, responsável por objetos próximos da Terra, no gabinete da ESA  Space Situational Awareness. 

“Os resultados computacionais mostram que uma colisão com a Terra pode ser excluída com segurança, pelo menos neste século”. 

No dia 15 de Fevereiro, o asteroide irá fazer a sua passagem mais próxima do nosso planeta, quando passar a 7.8 km/s a uma distância de apenas 28 000 km. Somente no próximo século este mesmo objeto passará a uma distância parecida. "Uma aproximação como essa cabe dentro do anel geostacionário, onde muitos satélites de telecomunicações estão localizados,” diz Detlef. “Não há perigo para estes satélites, uma vez que o asteróide ‘virá de baixo’, ele não irá intersetar o cinto geostacionário.” 

O asteróide fará a sua passagem mais próxima às 17:25 pelo horário de verão brasileiro, na próxima sexta-feira. Embora pequeno, comparado com a vastidão do nosso Sistema Solar, deve ser visível em vários locais do planeta para qualquer pessoa com um bom par de binóculos e uma ideia do local onde procurar.


“Se este objeto fosse de ferro e atingisse o nosso planeta criaria uma cratera comparável à cratera de 1.5 km, a Meteor Crater, perto de Flagstaff, no Arizona, por exemplo,” diz Detlef. ”No entanto, segundo nossos cálculos, não é isso que irá acontecer.”

         Dados sobre o asteróide 2012 DA14 
         Designação: 2012 DA14
         Descoberta: 23 fev 2012 / Observatório de La Sagra
         Categoria: Antes de 2013: Apollo. Após 2013: Aten.
         Período orbital: Antes de 2013: 366 dias. Após 2013: 317 dias.
         Rotação: +/- 6 horas 
         Altitude de aproximação: 27.700 km da superfície - 34.100 km do centro da Terra
         Massa Estimado: 140 mil toneladas 
         Tamanho Aproximado: 60 metros 
         Velocidade: 28 mil km/h 
         Energia de impacto: 2.5 megatons  

         Salve o nosso site de astronomia nos favoritos!

Fontes: ESA / NASA

14/02/13

50 comentários:

  1. nao vai mostrar a parada nao po??

    ResponderExcluir
  2. aí galera... começa as 17:25 de hoje... eu até ja programei o alarme do meu celular para essa hora.. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. vou assistir sim , debaixo da mesa , se o meteoro na rússia fez aquele estago , to com medo de pensar no que vai acontecer hoje

    ResponderExcluir
  4. Galera... eu tbm tava muito empolgada mas... acho que não vai dar pra ver daqui não

    ResponderExcluir
  5. problema é entender as imagens

    ResponderExcluir
  6. uhuu só mais alguns minutoss

    ResponderExcluir
  7. nos veremos daki 100 anos quando ele voltar... rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. o asteróide nem vaipassar por aki com medo de ser assaltado

    ResponderExcluir
  9. que droga não sei falar ingles não entendo o que os cara da NASA falam

    ResponderExcluir
  10. Kd ele? Acho que deve ter parado no meio do caminho para tomar um chá de quebra-pedra UAHEUHUHEuaheuh

    ResponderExcluir
  11. a Nasa deve estar filmando com uma tekpix so pode, se foi so aquele risquinho teve graça nenhuma

    ResponderExcluir
  12. ja ta passando... vcs q ainda não perceberam...

    ResponderExcluir
  13. KD VAI PASSAR AO VIVO NÃO????

    ResponderExcluir
  14. ahmano Kd?Poha Nasaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  15. Já ta passando, olha o pontinho branco se mexendo...

    ResponderExcluir
  16. Ok, to assistindo aqui, o horário é o anunciado, 17:25, mas nao aparece nada nesse vídeo, pensei que veríamos um corpo se movendo ou algo assim, mas não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, na verdade aparece vários corpos se movendo, mas nenhum de forma contínua e grande, apenas alguns riscos, que nao se sabe o que é, talvez satélites, pensei que veríamos uma enorme e contínua "bola" na imagem transmitida.

      Excluir
    2. O q me intriga é q nao tem nada fixo, as vezes aparece uma bolinha branca, mas logo some, ou seja, isso não é o asteróide!

      Excluir
    3. acho q entendi, to começando a achar que essas imagens são de 3 ou 4 câmeras diferentes, cada uma apontada pra um lugar, por isso as imagens aprecem e somem, e no caso, somente uma delas é que mostra o tal asteróide, só se for isso!!!!!!

      Excluir
  17. Tem que cair um desses em Brasília.

    ResponderExcluir
  18. :C nasa me deixou com curiosidade :'(

    ResponderExcluir
  19. esse pontinho branco indo e voltando é ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra falar a verdade, ninguém aqui tá entendendo direito ahaushas, mas olha, to começando a achar que essas imagens são de 3 ou 4 câmeras diferentes, cada uma apontada pra um lugar, por isso as imagens aparecem e somem, e no caso, somente uma delas é que mostra o tal asteróide, só se for isso!!!!!!

      Excluir
    2. linda, passa seu MSN?

      Excluir
    3. Nem conhece ja que msn, chama de linda e de repente e uma mulher feia e gorda. Que fantasia mais escrotra

      Excluir
  20. Pra quem não tá conseguindo entender, esse ponto branco que se move é o asteroide. Nas horas em que o ponto parece se mover rápido para a parte inferior da tela é quando as filmagem é movimentada pra continuar acompanhando o movimento do asteroide. Se vocês esperavam que conseguiram ver o formato e detalhes do asteroide, só podem estar de brincadeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. intão eles instalaran essa camera nos quintos

      Excluir
  21. qm ta olhand essa bagaça inda

    ResponderExcluir