Explosão de estrela 'nova' pode ser vista a olho nu


Entenda o fenômeno que deu origem a NOVA DELPHINUS 2013, aprenda a localizá-la no céu, e entenda qual a diferença de "Nova" para "Supernova"



Uma nova explosão de uma estrela está surpreendendo os apaixonados pelo céu em todo mundo. A explosão da estrela NOVA DELPHINUS 2013 foi descoberta na semana passada (14/08) pelo astrônomo amador Koichi Itagaki enquanto observava a constelação de Delphinus com o seu telescópio.

Localização

A NOVA DELPHINUS 2013, como seu nome diz, está localizada na constelação de Delphinu. Veja na imagem abaixo onde encontrá-la:


Localização da estrela NOVA DELPHINUS 2013 feita a partir de São Paulo para o horário das 20:00 de Brasília


O mais surpreendente é que essa explosão não está perdendo brilho. Desde que foi descoberta, a cada dia que passa, o seu brilho aumenta. No início, quando descoberta, sua magnitude aparente era de +6.8 , e só era possível vê-la utilizando binóculos ou telescópios, mas já nessa madrugada, a magnitude aparente era de +4.5 , sendo possível observá-la a olho nu.

O brilho aparente de um corpo celeste é mensurado pela magnitude aparente. Quanto mais brilhante for o objeto, menor será o seu valor. Os olhos humanos bem treinados e em um céu muito escuro, em perfeitas condições, conseguem enxergar estrelas com magnitude de até +6.0 , porém, é algo realmente difícil.






"A NOVA DELPHINUS 2013 é uma das 'novas' mais brilhantes já conhecidas... a maioria não chega na oitava magnitude" - comentou o astrofotógrafo John Chumack.

Qual a diferença entre NOVA e SUPERNOVA?

A nova é uma explosão de uma estrela, que os cientistas acreditam acontecer quando uma Anã Branca 'rouba' matéria de uma parceira (sistema binário). Essa Anã Branca, ao adquirir de forma rápida tamanha quantidade de matéria, ela explode, porém, ao contrário da Supernova, essa explosão não destrói a estrela. Uma Supernova é muito mais brilhante, e algumas delas poderiam ser vistas até mesmo durante o dia, que seria o caso da estrela Betelgeuse, da constelação de Orion (alpha Orionis). A estrela Betelgeuse é uma supergigante vermelha, e uma das maiores já calculadas. Seu diâmetro é de aproximadamente 1.200x o diâmetro do Sol, e ela está no final de sua vida. Quando ela entrar em colapso (o que pode ser a qualquer momento), ela explodirá como uma supernova, e será facilmente vista durante o dia. A noite, ela poderá ter o brilho equivalente ao brilho de meia-Lua, sendo assim, fará até sombra. Se desejar mais informações sobre a vida das estrelas, visite a nossa página ciclo estelar

Caso consiga registrar a imagem da Nova Delphinus, não deixe de nos enviar! Bons céus!

Fonte: Space
Imagem: Fotógrafo Justin Ng, Singapura
22/08/13

6 comentários:

  1. Eu moro em Satuba-AL, e td dia eu vejo uma estrala enormeeeee, brilha muito e é um pouco amarelada,será que é um planeta ou uma estrela? quero resposta!!!! bjjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende.. qual a localização desta estrela? (próxim de qual constelação?) a que hora aparece no céu? verifique em neave.com/planetarium quem sabe vc identificará qual estrela se refere?

      Excluir
    2. deveria ser venus, dependendo da posição dele em relação a terra ele pode fica muito mais brilhante do que qualquer estrela ou planeta no céu, menos sol e lua claro

      Excluir
  2. Provavelmente você está vendo um planeta. Diga a direção e o horário da sua observação para te ajudarmos melhor.

    ResponderExcluir
  3. ontem , 13/11/2013, foi possível ver em São Caetano -SP um ponto de luz no céu, durante o dia; Ficou visível a tarde toda, e se movimentou muito lentamente em direção ao Oeste - era uma estrela?

    ResponderExcluir
  4. comprei um telescópio,fiz algumas observações da Lua. Gostaria de aprender usá-lo melhor, localizar os objetos no céu. Alguém poderia me ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir