NASA revela mapa com 1.400 asteróides 'perigosos' que cercam a Terra



 "Os asteroides retratados são classificados como perigosos porque são razoavelmente grandes, com até 140 metros de extensão, e porque devem passar relativamente perto da Terra, a 7,5 milhões de quilômetros", explica comunicado oficial


A Nasa (Agência Espacial Norte Americana) divulgou esta semana um mapa com órbitas de 1.400 asteroides classificados como 'potencialmente perigosos'. As rochas gravitam próximass à órbita da Terra e também às órbitas de Vênus, Mercúrio, Marte e Júpiter.

Apesar do uso do termo "perigosos", o mapa não deve ser motivo para gerar pânico na Terra, avisa a Agência Espacial Norte-Americana.

"Os asteroides retratados são classificados como perigosos porque são razoavelmente grandes, com até 140 metros de extensão, e porque devem passar relativamente perto da Terra, a 7,5 milhões de quilômetros", explica comunicado oficial.


Esta imagem feita pela NASA mostra a Terra (objeto central) juntamente com os NEA's (Asteróides próximos da Terra), que são representados por todos os outros pontos da foto. Os pontos laranjas são os asteróides classificados como perigosos. Créditos: NASA


A NASA ressalta que nenhum desses mais de mil asteroides representa realmente uma ameaça de impacto ao planeta nos próximos 100 anos. Além disso, as estatísticas mostram que a probabilidade de grandes corpos caírem por aqui ocorre uma vez a cada 10 mil anos.


O mapeamento de asteroides é feito com frequência pelos cientistas e já ajudou o órgão norte-americano a detectar 95% dos asteroides que poderiam ser 'perigosos' à Terra - neste caso, são considerados asteróides que têm pelo menos 1 quilômetro de extensão.

"Ao observar continuamente a rota desses asteroides podemos perceber quando suas órbitas são redefinidas e fazer previsões mais precisas sobre possíveis aproximações do planeta e eventuais impactos", afirma a Agência.



Fonte: NASA
19/08/13

6 comentários:

  1. Nem tenho medo pois todos vão cair na Russia ou nos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Apophis isso te preocupa?

      Excluir
    2. tomara que cai pralá mesmo aqui nã. só de pensar ja dar arrepio.

      Excluir
  2. AUEHAUEHEUHEAUAEHUAEHUEAHEAUUHAEUEHAEUHAE /\

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir