Astrônomos descobrem asteróide troiano orbitando Urano

Foi descoberto o primeiro asteroide troiano a compartilhar a órbita de Urano


Astrônomos da Universidade de British Columbia identificaram um asteróide de 60 quilometros de diâmetro que compartilha a órbita de Urano.

Foi descoberto o primeiro asteroide troiano a compartilhar a órbita de Urano. Acredita-se que o asteróide 2011 QF99 faz parte de uma população maior de objetos que viajam presos pela força gravitacional de planetas gigantes do Sistema Solar.


Troianos são asteroides que compartilham a órbita de um planeta , ocupando posições estáveis ​​, conhecidos como pontos de Lagrange. Astrônomos consideravam a presença de um asteróide na órbita de Urano algo improvável, porque a atração gravitacional de grandes planetas desestabilizaria e expulsaria qualquer corpo menor que ousaria se aproximar.





A animação mostra o movimento de 2011 QF99, como visto acima do pólo norte do Sistema Solar.
O vídeo mostra inicialmente a posição de Urano e 2011 QF99 no momento da descoberta e em seguida, mostra seu movimento nos próximos 1.000 anos. As linhas pontilhadas representam as órbitas. O painel da esquerda é no referencial estacionário, enquanto o painel da direita é na rotação de Urano, que mostra o asteroide girando na mesma velocidade do planeta, anulando o movimento de Urano e mostrando assim o movimento que 2011 QF99 tem em relação à ele.


"Surpreendentemente, nosso modelo prevê que, em determinado momento 3% dos objetos espalhados entre Júpiter e Netuno devem em algum momento orbitar Urano ou Netuno ", diz Mike Alexandersen , principal autor do estudo publicado na revista Science .
Esta porcentagem nunca antes tinha sido calculada, e é muito maior do que as estimativas anteriores.


"Isso nos diz algo sobre a evolução atual do Sistema Solar ", comenta Alexandersen .
" Ao estudar o processo pelo qual os Troianos são temporariamente capturados , pode-se compreender melhor como objetos migram para outras regiões do Sistema Solar. "


Astrônomos Brett Gladman, Sarah Greenstreet e colegas do Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá e do Observatoire de Besançon, na França fizeram parte da equipe de pesquisa.


Fonte: ScitechDaily

03/09/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário