Asteróide do tamanho de prédio de 8 andares passará hoje entre a Terra e a Lua

Estima-se que haja mais de 1 milhão de objetos com esse tamanho próximos da Terra, porém, menos de 1% foram detectados até hoje


Uma rocha espacial com tamanho aproximado de um prédio de 8 andares irá passar hoje (29 de Outubro) entre a Terra e a Lua, informou o Programa de Monitoramento de Objetos Próximos da Terra da NASA, com base em Pasadena, Califórnia.

O asteróide chamado 2013 UV3 foi observado pela primeira vez no dia 25 de Outubro, de acordo com dados do JPL. A trajetória do asteróide, ilustrada nesta animação de vídeo, vai trazer o objeto para dentro da órbita da Lua, que orbita a Terra a uma distância de cerca de 384.600 km.



No momento de sua maior aproximação, que será hoje às 21:44 GMT (horário internacional), a rocha espacial passará a 0,7 distâncias lunares da Terra, ou 283,000 km de distância.

O asteróide 2013 UV3 tem seu diâmetro estimado entre 12 e 27 metros, o que significa que está no limite de tamanho de objetos próximos à Terra que seriam considerados como potenciais ameaças ao planeta, porém, devido a sua sua distância (0,7 distâncias lunares), não devemos nos preocupar com sua passagem, pois mesmo no momento de maior aproximação, o asteróide não oferece qualquer risco de colisão.

Cientistas da Agência Espacial estimam que já foram catalogados mais de 90% dos asteróides próximos da Terra, ou objetos em geral com  diâmetros de aproximadamente 1 km. Esses enormes asteróides poderiam causar destruições em uma escala global se atingissem a Terra, o que não é o caso do 2013 UV3.

Por outro lado, os cientistas detectaram apenas uma pequena fração dos pequenos objetos que podem causar devastações localizadas. Os objetos menores, como o asteróide 2013 UV3 são mais difíceis de serem observados. 

Pesquisadores da NASA acreditam que já foram catalogados cerca de 30% dos asteróides próximos da Terra que têm diâmetro de aproximadamente 140 metros. Calcula-se cerca de 15 mil asteróides próximos da Terra com essa faixa de tamanho.

Enquanto isso, mais de 1 milhão de objetos próximos à Terra possuem cerca de 30 metros de diâmetro, e acredita-se que nem sequer 1% desses objetos foram detectado, segundo a NASA.

Muitos pesquisadores estão trabalhando para aumentar esse número. Somente este mês, cientistas e astrônomos amadores apresentaram ao Minor Planet Center dados de 122 objetos próximos da Terra e mais 3 cometas. Se considerarmos desde o começo do ano, já foram apresentados dados observacionais de 840 objetos próximos da Terra e outros 50 cometas.





Fonte: NASA / JPL / Space
29/10/13
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 comentários:

  1. Putzz tomara q a atração gravitacional da terra nao atraia ele !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tomara q sim mano pensa no show

      Excluir
    2. Seria maravilhoso e a realização de um sonho se um grande asteroide desses que estão ai pelo espaço, e maior ainda caísse bem em cima do Vaticano e transformasse aquele local de abominação e ignominia em poeira bem fininha, pó e cinzas! Bem certeiro na cabeça do Papa!!

      Excluir
    3. Ridículo você!!!!!

      Excluir
    4. Aquele que caiu na Rússia foi detectado à tempo?

      Excluir
    5. quero vero ver este evento

      Excluir
    6. ASTEROIDE NO VATICANO EU APOIO

      Excluir
    7. kkkkkkk eu também pena q o fim daquela babilônia só será no reinado do anticristo !

      Excluir
  2. Dessa magnitude, poderá (ou pode ser visto ?

    ResponderExcluir
  3. hoje dia 28 ou amanhã dia 29 que irá ocorrer?

    ResponderExcluir
  4. apenas vai passar e nada vai acontecer...achei interessante pois não apareceu nenhum sensacionalista falando que iria cair na terra .....

    ResponderExcluir
  5. 21:44 horario de brasilia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, 21:44 no Horário Internacional... seria às 19:44 do horário de verão, ou às 18:44 do horário normal.

      Excluir
  6. nossa a terra não e nada mesmo,se um treco desse de 12 a 27 metros cai na terra já e considerado potencial ameaça ao planeta

    ResponderExcluir
  7. q legau , queria saber se vai da pra ver ? quais cidades ele vai passar ? heuheuhe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível observar um objeto desse tamanho e com essa distância.

      Excluir
    2. Hannn... :p
      Eu prefiro não ver nenhum. NUNCA. ;)

      Excluir
  8. Acho que aqui não vai dar para ver, esta um pouco nublado não achei nem a lua acho que dessa vez eu vou perder :(

    ResponderExcluir
  9. Queria que caisse um bem grande, para sobrar poucos humanos, de preferencia os humildes, e começar uma nova era!!! O povo mal esse viu.

    ResponderExcluir
  10. devia ter publicado antes ne ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ué,quer dizer q quem ver a noticia depois do ocorrido a cupa é do site?ôô gente folgada...

      Excluir
  11. Meteoro caindo em cima do VATICANO??? EU APOIO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Meu sonho é ver um destes cair lá Congresso Nacional em Brasília!!!Pois aqueles que estão lá dentro não me servem para nada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apoiadíssimo!!deveria cair um desse no congresso e mais uns menores em cada prefeitura de cada cidade brasileira......:/

      Excluir
  13. 12 de outubro de 2032 - A explosão final ocorrerá e ninguém saberá o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  14. gostei da sugestão de cair no vaticano hehe bando de idolatras.........

    ResponderExcluir
  15. Nossa seria espetacular um acontecimento dessa magnitude, a ponto de se chocar com a terra igual aconteceu com os dinossauros já esta na hora, é a única maneira de outra espécie mas racional e mas amorosa nasça e cuide desse lindo planeta que nos pertence e não damos a menor importância, é só.

    ResponderExcluir