Impactos catastróficos possibilitaram a vida na Terra

De acordo com novos estudos, grandes impactos (como aquele responsável pela extinção dos dinossauros), podem ter criado o ambiente certo para o desenvolvimento da vida




Como pôde a vida na Terra ter se originado desenvolvendo células a partir de compostos orgânicos? Impactos enormes de cometas e meteoritos (assim como aquele que pôs o fim ao reinado dos dinossauros há 65 milhões de anos) podem ter contribuído com a vida na Terra. Na verdade, antigas crateras de impacto podem ser precisamente onde a vida foi capaz de desenvolver em uma Terra primordial e hostil.

Esta é a hipótese proposta por Sankar Chaterjee , Professor de Geociências e curador de paleontologia no Museu do Texas Tech University .

 "Isso é maior do que encontrar qualquer dinossauro. Isto é o que todos procuram, o "Santo Graal" da ciência ", disse Chatterjee.

Nosso planeta não foi sempre um "mar de rosas" amigável para a vida... muito pleo contrário, no início de sua história, a Terra não era nada hospitaleira para a vida como a conhecemos.

"Quando a Terra se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos, era um planeta estéril, inóspito para organismos vivos", disse Chatterjee . "Era um caldeirão fervente de vulcões em erupção, com intensos impactos de meteoritos e gases nocivos. Um bilhão de anos mais tarde, foi um plácido planeta oceânico repleto de vida microbiana (os ancestrais para todos os seres vivos)".

Mas fica uma dúvida: como ocorreu essa transição? Essa é a grande questão da paleontologia, e Chatterjee acredita que ele pode ter encontrado a resposta deitado dentro de uma das crateras mais antigas e maiores do mundo.


Como os compostos orgânicos em crateras
eram encapsulados e formavam as primeiras
células (Chatterjee)

Depois de estudar os ambientes das mais antigas rochas e fósseis na Groenlândia, Austrália e África do Sul, Chatterjee disse que estes poderiam ser restos de antigas crateras e podem ser inclusive os locais de origem da vida, em ambientes profundos, escuros e quentes, semelhante ao que é encontrado perto de fontes hidrotermais nos oceanos de hoje.

Meteoritos maiores que criaram bacias de impacto com cerca de 350 quilômetros de diâmetro, inadvertidamente, tornaram-se os locais perfeitos, de acordo com Chatterjee . Estes meteoritos também perfuraram a crosta terrestre, criando aberturas vulcânicas geotérmicas. Eles também trouxeram os blocos básicos da vida para essas enormes crateras .

Além de novos compostos orgânicos, e no caso dos cometas, quantidades consideráveis ​​de água, corpos que vieram parar aqui na Terra também podem ter trazido os lipídios necessários para ajudar a proteger o RNA e permitir-lhes desenvolver ainda mais.

"Moléculas de RNA são muito instáveis​. Em ambientes de ventilação, elas se decompõem rapidamente. Alguns catalisadores, tais como proteínas simples, foram necessários para o RNA primitivos se replicar e metabolizar ", disse Chatterjee. "Os meteoritos trouxeram esses materiais graxos e lipídicos para a Terra primitiva ."

Com base em pesquisas na Austrália, pelo professor da Universidade da Califórnia David Deamer, os ingredientes para todas as importantes membranas celulares foram entregues à Terra via meteoritos, e existiram em crateras cheias de água.

"Este material graxo lipídico se encontrava na superfície da água de crateras de impacto, mas eram movidos para a parte inferior por correntes de convecção", sugere Chatterjee. "Em algum momento neste processo ao longo de milhões de anos, esta membrana gordurosa poderia ter encapsulado RNA e proteínas juntos, como uma bolha de sabão. As moléculas de RNA e de proteínas começaram a interagir e se comunicar. 

Posteriormente, o RNA deu lugar ao DNA, um composto muito mais estável, e com o desenvolvimento do código genético, as primeiras células se dividiram".

E o resto, como dizem, está contido na história (estudando um pouco de biologia, química e paleontologia... a com uma porção de astrofísica, podemos entender a continuação disso).

Chatterjee reconhece que serão necessários mais experimentos para ajudar a apoiar ou refutar esta hipótese. Ele apresenta seus resultados hoje, (30 de Outubro), durante o 125 º Aniversário da Reunião Anual da Sociedade Geológica da América, em Denver, Colorado.





Fonte: Texas Tech News Article / Universe Today
30/10/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário