Urano está mais próximo e pode ser visto a olho nu

É uma chance maravilhosa de observar um dos mais longínquos planetas do Sistema Solar! Você sabe como encontrá-lo?

 
Aqui vai uma pergunta básica para testar o nosso conhecimento: Quantos planetas são visíveis a olho nu no ceú noturno? A maioria das pessoas costuma responder: são 5, Mercúrio, Vênus , Marte, Júpiter e Saturno. Correto?

Infelizmente, ou melhor, felizmente essa resposta está incorreta! A resposta é 6!


Sim, 6 planetas! O sexto planeta que pode ser visto sem ajuda ótica é Urano. Essa semana vai ser um ótimo momento para procurá-lo, especialmente porque a Lua está minguante, quase nova.


Essa é uma época perfeita para observar Urano, por 2 motivos: o 1° é que Urano está no perigeu (perigeu no dia 02/10 às 17:33) e sua distância neste momento é de apenas 19,04 UA, e o 2° motivo é que Urano está em oposição ao Sol (dia 03/10/13 às 11:06) e com isso, ele estará visível no céu durante toda a noite.


         Veja o Calendário de Efemérides Astronômicas

Claro, você terá que saber onde procurar, porque apesar dele estar visível a olho nu, sua magnitude aparente é de aproximadamente 5,7 (números menores indicam objetos mais brilhantes, sendo que números negativos denotam objetos excepcionalmente brilhantes). Com essa magnitude, apesar de ser visível a olho nu, está quase no limite dos olhos humanos.

Uma boa dica, principalmente para aqueles que se encontram em regiões em que o céu não é tão escuro, é de verificar o mapa abaixo com ajuda de binóculos, ou pequenos telescópios. Com uma ampliação de cerca de 150x será possível resolver o planeta com a sua cor característica, esverdeada.
 

Imagem obtida através do Stellarium


Informações interessantes sobre Urano

Seu período de rotação é de 17,4 horas. De acordo com a última contagem, Urano possui 27 luas, e um complexo de 9 anéis estreitos, quase opacos. Urano tem um núcleo rochoso, cercado por um manto líquido de água, metano e amônia, envolto em uma atmosfera de hidrogênio e hélio. Uma característica muito estranho é seu eixo de rotação que é inclinado para o lado, quase no plano de sua revolução em torno do sol. Seus pólos norte e sul , portanto, estão localizados onde nos outros planetas se encontra o equador. Seu pólo norte tem uma inclinação de 98 graus, e com isso, suas estações são extremas: quando o Sol nasce no pólo norte, o dia dura 42 anos terrestres, e depois disso, o pólo norte fica na escuridão por outros 42 anos. 

Realmente é um planeta bastante peculiar, com características únicas. Não perca a oportunidade de vislumbrar esse gigante. Se conseguir algumas fotos interessantes, não se esqueça de nos enviar. 

Bons céus.


02/10/13

6 comentários: