Chegou o grande dia: o Cometa ISON já pode ser visto a olho nu

Você sabe como observá-lo?

Preparem-se para um show nos céus. O tão aguardado Cometa ISON agora está visível a olho nu de acordo com relatos de vários observadores.

O Cometa ISON (o possível "cometa do século"), de repente brilhou em uma explosão de atividade com apenas duas semanas antes do momento de máxima aproximação com o Sol.

Nos últimos meses, ISON estava confundindo os astrônomos que tentavam antecipar o quão brilhante ele se tornaria. No início desta semana, a tendência de brilho do cometa novamente parecia deixar a desejar, mas de repente, várias observação feitas ao redor de todo o planeta confirmaram um possível 'outburst' do cometa, o que o fez brilhar e acender a esperança de todos aqueles que aguardavam ansiosamente para vê-lo nos céus noturnos.


ISON se acendeu, literalmente

O Cometa ISON nos últimos dias está tornando-se muitas vezes mais brilhante. Os astrônomos medem o brilho de objetos no céu noturno como 'magnitude aparente', e quanto mais brilhante é o objeto, menor é o valor da magnitude. O limite do olho humano pode perceber objetos com magnitude de até 6,5 (em um céu escuro e livre de poluição).
         De acordo com o observador veterano de cometas, John Bortle, ISON estava brilhando apenas com magnitude 8,5 na segunda-feira (11 de novembro). Mas na última quarta-feira, o brilho do cometa tinha aumentado três vezes com relação ao seu brilho de dois dias anteriores, chegando na magnitude aparente de 7.3.



Se isso já foi uma surpresa, outra ainda maior estava esperando por Bortle na última quinta-feira (14 de novembro).

"Às 4:45 , tinha visto uma estrela apagada e de aparência estranha, um pouco embaçada..." disse Bortle, "e me perguntei: -será que estou enxergando direito? Mas na verdade, eu estava de fato olhando para uma estrela, e aquela aparência ao seu redor, que se parecia com um aglomerado globular, era na verdade o cometa ISON que estava exatamente na mesma posição que aquela estrela. Foi quando descobri que ISON tinha chegado em uma magnitude surpreendente de 5.4! Duas vezes mais brilhante do que a 24 horas atrás, e 3 magnitudes abaixo da mesma observada há 3 dias."

Em apenas 72 horas, o Cometa ISON aumentou seu brilho em quase 16 vezes.

Carl Hergenrother, coordenador da seção de cometas da Associação de Observadores Lunares e Planetárias, confirmou as observações de Bortle.

"Nas minhas observações de hoje, utilizei binóculos de 10x50 e 30x125, e com ambos pude observar o cometa com uma 'cabeça' azul-esverdeada, muito condensado e uma cauda longa e estreita. O cometa continuará tornando-se mais brilhante, uma vez que a sublimação está em sua fase inicial", afirma Carl Hergenrother.


Como observá-lo?

Para quem se encontra no hemisfério norte, o cometa ISON alcança um ponto alto no céu, sendo assim mais fácil a sua observação... já para nós observadores do hemisfério sul, ISON fica próximo do horizonte leste um pouco antes do amanhecer. Aqui vai algumas dicas que o site Galeria do Meteorito preparou pra vocês. Todos os horários mencionados nessa matéria não estão no horário de verão.

Para a maior parte do Brasil, o cometa nasce por volta das 03:30 hs para os lados do leste. O cometa encontra-se na constelação de Virgem.

Encontrar um céu escuro, sem nuvens, longe de cidades grandes e sem poluição luminosa é uma tarefa um pouco complicada, mas com o auxílio de um pequeno par de binóculos fica mais fácil observar o cometa. Veja na imagem abaixo onde ele se encontrará nos próximos dias:

Posição do cometa ISON no dia 15 de Novembro de 2013. Clique na imagem para ampliar.
Créditos: Stellarium


Quanto mais ao Norte do Brasil se encontrar o observador, melhor será para ver o cometa ISON, pois mais alto ele se encontrará no céu.

Os melhores momento para observar um cometa é quando ele está mais próximo do Sol, uma vez que o vento solar e a alta pressão fazem com que ele sublime, evidenciando suas 2 caudas: a cauda de ions (formada por gases eletricamente carregados) e a cauda de poeira (composta por partículas maiores). As 2 caudas reagem ao vento solar, mas de maneiras um pouco diferentes. A cauda de ions sempre aponta para o lado oposto do Sol, já a cauda de poeira tende a ficar um pouco para trás conforme o cometa orbita ao redor do Sol.

No dia 28/11/13 será o periélio do cometa (momento de sua máxima aproximação com o Sol), e não será possível observá-lo cerca de 7 dias antes e 7 dias depois de seu periélio, uma vez que ele estará muito próximo do Sol e a luz solar irá ofuscar seu brilho.

Ou seja, se quer observar ISON, aproveite entre os dias 15 e 21 de Novembro.

O que nós esperamos de verdade, é que ISON resista a sua aproximação máxima com o Sol, e que não seja necessário nos atentar a essas localizações para vê-lo, pois se isso acontecer, significa que teremos um dos maiores espetáculos dos céus noturnos dos últimos anos.

Fonte: Space
Imagens: D. Peach  /  Stellarium
15/11/13

41 comentários:

  1. É, heeer... :/ so nao entendo prq td ficou mais calmo agora, a semanas atraz tds os astronomos e outros responsaveis se preocupava em "e se ele deichar filhinhos para cair em noiz." Mas agora nao. agora é se emportao cm a beleza. d. Boom de maaais o post, noiq=z estavamos justamente prourando a posiçao correa pra poder velo , sits assim estao de parabens ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Português que é bom tu não aprende...

      Excluir
    2. Virgi , o tema é interessantíssimo só que essa postagem doeu , fica aí de boca aberta olhando pro céu e escola que é bom nada , pelo menos deixe o google te corrigir .

      Excluir
    3. que baixaria vcs q estão criticando a escrita do cara são tão ignorantes quanto ele, e depois se acham inteligentes!

      Excluir
    4. Que o cometa Ison caia na cabeça de quem postou esses absurdos de erros e abra para os estudos!!! kkkkk

      Excluir
    5. Vilmar, quem disse que somos tão ignorantes quanto ele? Sua argumentação não alterou em nada a nossa constatação de uma baixa escolaridade atribuída ao autor da primeira postagem. Devemos levar em consideração que um bom português é importante não apenas por questões sociais, mas também em termos de troca de informação. Afinal de contas, a linguagem serve primariamente para a comunicação, e eu não entendi 99% do conteúdo do texto citado. Se o rapaz em questão possui interesse por astronomia, deveria também se interessar por um português correto.

      Excluir
  2. Só uma pergunta. Tem cereza que é horizonte leste?
    Venho acompanhando o deslocamento da constelaçao de Virgem há alguns meses, e ela encontra-se, de acordo com minha visão, há oeste. Lado do pôr-do-sol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a Leste mesmo, Virgem está um pouco acima do Sol, será possivel ver o ISON ao amanhecer.

      Excluir
    2. Olá. gostaria de saber como é que eu posso vê-lo, será na no amanhecer do dia 16 é isso ?

      Excluir
    3. Tenho essa dúvida também. Mas já que a matéria é do dia 15/11 é provável que seja na madrugada do dia 16/11. Porém, não tenho certeza.

      Excluir
  3. Seu português é uma merda, maldita inclusão digital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você leu meu pensamento. Seu comentário está perfeito. Parabéns!!
      O povo que não tem estudo, pelo menos deveria ler mais, assim creio que melhorariam muito a escrita e o vocabulário que está uma pobreza. Afff

      Excluir
    2. Bando de recalcado!!!! vaza...

      Excluir
    3. "Maldita inclusão digital" isso é frase de gente babaca... quer dizer, é óbvio que tem certas coisas que a gente lê na internet que chega doer kkkkk, mas não cabe a você nem a ninguém julgar quem pode usar ou não a internet... já pensou se seguissem esse pensamento medíocre em todos os setores de uma sociedade ? "porra, esse cara do mercadinho não devia usar calculadora, isso é coisa de engenheiro, maldita inclusão" enfim, eu recomendo simplesmente não parar pra perder o tempo com gente assim, eu mesmo não perderia meu tempo comentando sobre você se não achasse necessário, o que me surpreendeu foi ver esse comentário num site de astronomia, bom senso manda um oi!

      Excluir
  4. Não entendo, se diz que no periélio não será possível observar por causa da aproximação do sol que ofuscará seu brilho, mas diz que se ele resistir ao periélio teremos o maior espetáculo no céu noturno. Afinal, veremos ou não o cometa no periélio se ele resistir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O veremos após o periélio, quando o sol não mais ofuscar o brilho do ISON. Mas se o cometa não resistir à sua aproximação do sol, ele deixará de existir antes que possamos ver sua maior aproximação de nosso planeta, o que seria o "maior espetáculo do céu noturno dos últimos anos."

      Excluir
  5. Veremos``````´´´´´!! Será visível para o hemisfério Norte e após o periélio. No periélio e nos dias próximos dele,periélio,estará demasiado perto do Sol para poder ser visto.

    ResponderExcluir
  6. moro no oeste do parana perto de foz do iguaçu. Mas mesmo assim tao longe será possivel ainda ver o cometa ISON? alguem poderia me ajudar thank´s

    ResponderExcluir
  7. Em Minas Gerais dá pra ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da sim só que é próximo ao horizonte quanto mais ao norte você estiver mais alto sera seu angulo de visão e melhor de ver

      Excluir
    2. No sudeste de Minas terá jeito de vê-lo ?

      Excluir
  8. será possível ver aqui da Região Norte do Brasil, mais precisada mente aqui do nordeste do Pará?

    ResponderExcluir
  9. Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que mesmo capacitada a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o indivíduo maior de quinze anos possuidor escolaridade inferior a quatro anos letivos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais detentores de nível superior de escolaridade.

    ResponderExcluir
  10. E no Rio Grande do Sul, há chance de ver?

    ResponderExcluir
  11. É MUITO IMPTTE, FALARMOS DESTAS VISOES ESTELARES, MAIS ESTOU MAIS PREOCUPADA É COM O AUMENTO GEOMETRICO DE BANDIDOS E DROGADOS, FAVELADOS QUE MEXEM COM DROGA, ASSALTANTES E VAI POR AI, QUE NAO VIAMOS HA ALGUNS ANOS ATRAS, QUE PENA, UM PAIS TAO LINDO GEOGRAFICAMENTE FALANDO E TAO CHEIO DE MARGINAIS.

    ResponderExcluir
  12. Cometa ISON seria um sinal? Veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=z80D4p78RDQ

    ResponderExcluir
  13. para ver o cometa ison fique de ponta cabeça pelado meia noite abra bem os olhos leve uma latinha de vazelina fique na posição e espere c vc não ver o cometa certamente vera estrelas

    ResponderExcluir
  14. dá para ver do rio grande do sul

    ResponderExcluir
  15. Sou de Minas,acho que já passou das 04:00 né,ainda nao conseguir ver o Ison,como vou ver? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. será a partir das 02:00 da madrugada de domingo (17/11) p/ segunda (18/11)

      Excluir
  16. Respostas
    1. Nossa, depois dessa vou até fechar a guia... puts

      Excluir
  17. Até a próxima vez que esse Cometa passar por aqui acho que o Grêmio já deverá ter conquistado um título.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. moro em Rancharia/SP...que horas e qual a localização (na bússola) para ´poder ver o Ison??

    ResponderExcluir
  19. Drá para vê-lo na madrugada de 19/11??

    ResponderExcluir
  20. Consegui observa-lo na madrugada de hoje 19/nov.
    Eram 04:47min, contei com a sorte também, pois localizei ISON graças a uma estrela cadente que se desfez no céu, procurei olhar com um binóculos no mesmo sentido e depois de uns minutos o localizei.
    SENSACIONAL. ..
    São José dos Campos -SP
    obs: estava com um binóculos e mais um telescópio (( a olho nú, muito difícil )).

    ResponderExcluir
  21. quero ver mas não sei q horas e pra onde olhar

    ResponderExcluir
  22. Eu vi ele hj as 20:47 mas ou menos a olho nu tive sorte foi lindo localizei ele pela estrela dalva (venus) e ele passou apesar das nuvens
    Sou de Taubaté

    ResponderExcluir
  23. eu vou ver hj de 03:00 da manha 30/11/13

    ResponderExcluir