AO VIVO: Gigante asteróide passará próximo da Terra (reprise)




Um asteróide do tamanho de três campos de futebol irá passar muito próximo da Terra na próxima segunda-feira (17 de fevereiro), e você pode assistir sua passagem aqui mesmo, ao vivo!


O asteróide 2000 EM26 não representa nenhuma ameaça de realmente atingir o planeta, mas as câmeras do Observatório Slooh irão acompanhar o asteróide em sua passagem pela Terra. A transmissão ao vivo feita pelo projeto Slooh deve começar na segunda-feira, dia 17 de fevereiro às 23h00 pelo horário de Brasília (02h00 UTC do dia 18 de fevereiro). Você poderá assistir aqui mesmo, em nosso site (abaixo).

Atualização (18 de fevereiro às 20h00) - o asteróide 2000 EM26 não estava na região prevista, o que surpreendeu astrônomos e espectadores de todo o mundo. Para mais informações, clique aqui.

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico. 



Você também pode assistir a transmissão ao vivo direto pelo site do Slooh. Os cientistas estimam que 2.000 EM26 tem cerca de 270 metros de diâmetro, e está viajando através do Sistema Solar a uma velocidade de 12,37 km/s, de acordo com Slooh.

Durante a sua maior aproximação, o asteróide vai passar a cerca de 8,8 distâncias lunares da Terra.

Localização do asteróide 2000 EM26 no momento de sua aproximação
que será transmitida ao vivo pelo Slooh.
Créditos: Slooh   /   Clique para ampliar

"Continuamos descobrindo esses asteróides potencialmente perigosos, às vezes apenas alguns dias antes de fazer as suas passagens perto da Terra", diz Paul Cox, técnico e diretor de pesquisa do projeto Slooh. "A Campanha de investigação de asteróide do Slooh está ganhando impulso com os membros Slooh usando os telescópios robóticos para monitorar esta enorme população de rochas espaciais potencialmente perigosas. Precisamos encontrá-las antes que elas nos encontrem!"

A passagem do asteróide 2000 EM26 acontece quase exatamente um ano depois de dois grandes objetos próximos da Terra ( NEO ) passarem por aqui (eventos em 15 de fevereiro de 2013). Naquele dia, como os cientistas estavam acompanhando a passagem do asteróide de 30 metros 2012 DA14, outra rocha espacial inesperadamente explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, causando danos consideráveis ​​a prédios e ferimentos em mais de 1.000 pessoas por conta de vidros estilhaçados.

"De épocas em épocas, um asteróide gigante nos atinge, felizmente, eles geralmente caem sobre um dos oceanos ou na Antártica", comenta o astrônomo Bob Berman. "Mas essas ameaças nos mostram que devemos aumentar cada vez mais o rastreamento dos NEOs (Asteroides Próximos da Terra), bem como a criação de planos de contingência para desvia-los em um curto espaço de tempo se necessário. Seria uma sábia utilização dos recursos atuais".

Fonte: Space
Créditos: Slooh
15/02/14
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 comentários:

  1. Por essas e por outras que esse é o melhor site de Astronomia na internet! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre esqueço de ver esses eventos aqui, vou agendar no meu celular pra não esquecer. Essa eu tenho que ver.

    ResponderExcluir
  3. É possível observar a passagem dele usando pequenos telescópios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jord!

      Não, infelizmente só será possível observá-lo com grandes telescópios.

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. '-' meu deus isso e incrivel eu tenho q ver essa :D

    ResponderExcluir
  5. ELE TA CHEGANDO . SÓ ESTA FAZENDO UM RETORNO . .... SÓ FALTA 27 MINU.... ANSIOSO P/ VER TAMBÉM

    ResponderExcluir
  6. tantos centros de observações e caem objetos em nosso planeta e nem ficamos sabendo???

    ResponderExcluir
  7. 1 minuto para o espetáculo....
    Apertem os cintos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!!!! q lindo!!! pisquei e qse perdi rsrs

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe que horas ele irá passar?

    ResponderExcluir
  10. sera q no horario de verao ou o normal:



    ResponderExcluir
  11. Ja passou?? So consigo ver as passagens de uns antigos

    ResponderExcluir
  12. E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.
    E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.

    Apocalipse 8:10-11

    ResponderExcluir
  13. aff, ja vi mais coisas olhando pro céu do que aqui nesse slooh, quando teve chuva de meteoros eu fui pra lage de casa e vi alguns, depois vim aqui ver a reprise e num vi nada.

    ResponderExcluir
  14. Algum ser vivo que habita o planeta terra, conseguiu ver alguma coisa?

    ResponderExcluir
  15. Até agora não vi nada, apesar que comecei a ver apartir das 23:40 então não sei se já passou ele por esse Slooh disponível aqui no site :/ #Triste

    ResponderExcluir
  16. Muito legal! Foi mto boa a transmissão, valewwww :D

    ResponderExcluir
  17. O próximo que cair na terra,que seja de tamanho tal,e local tao que destrua apenas o Brasil,e que Ingleses ou japoneses dessa vez nos colonizem ...pois ooooo povinho !

    ResponderExcluir