Yutu está vivo!

Segundo relatos da agência de notícias chinesa Xinhua, o jipe explorador Yutu acordou de seu 'sono lunar'

Relatórios da morte da primeira sonda exploradora lunar da China, Yutu, foram muito exagerados, de acordo com a mídia estatal do país.

O jipe robótico lunar Yutu, que sofreu uma avaria mecânica potencialmente grave no mês passado, esta agora acordado e aparentemente sobreviveu a sua segunda noite lunar, informou ontem (13 de fevereiro) a agência de notícias chinesa Xinhua.

Cientistas estão tentando identificar os problemas que causaram avarias mecânicas na sonda robótica, mas Yutu está recebendo os sinais normalmente.


"Yutu voltou à vida", relatou Pei Zhaoyu, representante da missão chinesa "Agora ele tem uma chance de ser salvo".

Problemas mecânicos surgiram com o Yutu enquanto ele iniciava a sua segunda noite lunar no final de janeiro. Os detalhes do erro são desconhecidas, no entanto, algumas pessoas têm especulado que a poeira lunar havia bloqueado os mecanismos da sonda chinesa, fazendo com que ela não funcionasse corretamente. A hibernação ocorreu no dia 25 de janeiro.

Chang'e 3, o pousador lunar está atualmente na superfície da Lua com Yutu, e de acordo com representantes da missão, funcionou normalmente após a hibernação.

Foto tirada pela sonda Yutu mostra o pousador Chang'e 3, com a
bandeira chinesa à esquerda. Créditos: CNSA / CCTV

As temperaturas podem variar muito na Lua, e alguns cientistas temiam que Yutu não seria capaz de sobreviver a sua segunda noite extremamente fria de 14 dias. Yutu e o pousador Chang'e 3 são ambos movidos a energia solar, mas carregam baterias de plutônio para que os aquecedores mantenham ambas as sondas quentes durante as noites lunares.

Enquanto um dia na Terra dura 24 horas, um dia na Lua dura 28 dias. O "dia" lunar dura cerca deduas semanas, e as temperaturas podem chegar aos 100°C. Já a noite lunar é bastante fria, e as tempraturas caem drasticamente, podendo chegar aos -173°C. Digamos que seja uma mudança um tanto brusca, considerando os padrões terrestres, claro.

Chang'e 3 pousou na Lua no dia 14 de dezembro, tornando a China o terceiro país a fazer um pouso suave na superfície lunar. Logo após o desembarque, o jipe lunar Yutu iniciou a exploração lunar na região chamada "Mare Imbrium". As autoridades chinesas disseram que o jipe deveria trabalhar por três meses.

A sonda chinesa já realizou alguns trabalhos científicos durante o seu tempo na superfície da Lua . Yutu já usou seus instrumentos para pesquisas do subsolo lunar. A sonda, construída para funcionar por um ano, observou a plasmasfera da Terra e usou um telescópio para observar objetos do Universo.

Fãs de Yutu têm enviado mensagens para a missão através do Twitter. A conta "Yutu Lunar Rover" postou atualizações sobre a missão desde quando a sonda pousou na superfície lunar, mas não havia postado informações sobre as falha técnicas. Porém, assim que Yutu acordou do seu sono lunar, a conta da missão postou um -"Olá, alguém aí?"- , que segundo informações de Xinhua, a postagem original foi repostada cerca de 60.000 vezes, e tiveram mais de 40.000 comentários... isso, em apenas 2 horas.

Fonte: Space
Imagens: CNSA / CCTV
14/02/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Uau!!! Isso significa que as peças da China não são assim tão ruins... Agora só falta chinês querer abrir lojinha na Lua!! Bem, eles fizeram isso com 30% do mundo (os outros 70% é oceano e lojinha afunda né?). Ai Brasil, tenta por favoooooooor! Ou terei que pintar o Cristo Redentor de verde, colocar nele um bico de papagaio e dizer que foi vendido para a Walt Disney!! Esse Zé...

    ResponderExcluir
  2. no segundo dia e já quebro, compro pelo aliexpress kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. no segundo dia e já quebro, compro pelo aliexpress kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir