Yellowstone e seu maior terremoto dos últimos 34 anos

Apesar de não haver riscos (segundo os cientistas), o fato causa grande preocupação para todo o mundo

A região do Parque Nacional de Yellowstone foi abalada recentemente pelo maior terremoto registrado nos últimos 34 anos. O tremor aconteceu no dia 30 de março de 2014, e foi realmente muito intenso. Os cientistas dizem que não há preocupação de que o terremoto venha a acarretar uma erupção do Supervulcão de Yellowstone.

O terremoto de magnitude 4,8 atingiu a região do parque por volta das 09h34 pelo horário de Brasília (12h34 UTC). O epicentro foi localizado próximo do parque, a 6 quilômetros da Bacia de Norris Geyser, ainda no Estado de Wyoming, de acordo com Peter Cervelli do Serviço Geológico dos EUA.

Imagem mostra tremores ocorridos entre os dias 25 e 30 de março de 2014
na região do Parque Nacional de Yellowstone. O circulo maior representa o
maior tremor dos últimos 34 anos, que aconteceu no domingo, 31 de março.
Créditos: Earthquaketracker   /   Clique para ampliar

O terremoto, o maior desde outro tremor de 4,8 que ocorreu em 22 de fevereiro de 1980, foi precedido por dois tremores de 2,8 e 3,0. O choque principal que ocasionou o maior tremor foi seguido por pelo menos quatro réplicas que variaram entre as magnitudes 2,5 e 3,3.

Não houve relatos imediatos de danos ou de vítimas. Por sorte, haviam poucos visitantes no parque no momento do ocorrido.

Cervelli disse que o terremoto é cientificamente interessante por conta do período de tempo desde que um terremoto de igual intensidade aconteceu. Ele acrescentou que os dados recolhidos a partir de terremotos dão aos cientistas uma grande visão sobre os vulcões e as placas tectônica. Ele diz ainda que não há implicações perigosas, e de acordo com os indícios, a Caldeira de Yellowstone não está prestes a entrar em erupção.

Os tremores de terra em Yellowstone aconteceram no mesmo dia em que um enxame de tremores, três deles maiores do que a magnitude 4,0, atingiram o centro de Oklahoma.

O abalo sísmico mais potente já registrado na região de Yellowstone ocorreu em 1959, quando o tremor atingiu a 7.5 magnitudes.


O supervulcão de Yellowstone

A Caldeira de Yellowstone é um vulcão situado no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos, e um dos mais monitorados do planeta. Também conhecido popularmente como Supervulcão de Yellowstone, uma possível erupção poderia durar semanas, provocando efeitos globais, que persistiriam por anos ou até décadas, como mudanças climáticas e até mesmo extinções em massa tanto de plantas quanto de animais.

Delimitado em vermelho está a Caldeira do Supervulcão de Yellowstone.
Créditos: EarthquakeTrackers

Sua cratera tem 90 quilômetros de comprimento e 40 quilômetros de largura, e boa parte de seu magma é eruptivo. A grande cratera cresce cerca de 7 cm por ano.

Muito do que existe hoje no Parque Nacional de Yellowstone foi formado ao longo de um período de cerca de 2 milhões de anos, quando as câmaras de magma sob a superfície da Terra explodiram em uma série de erupções com poder quase inimaginável, expelindo rocha derretida e formando chuvas de cinzas sobre grande parte dos EUA ocidental.


Fonte: The Weather Channel / Guardian / NBC News
Imagens: Earthquaketracker
31/03/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Isso é só pra lembrar o quão temporária e curta é a época ESTÁVEL em que vivemos.... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Me veio um pensamento maluco agora. Os geólogos afirmam que Yellowstone é seguro, porém e se um meteoro de 3km atingisse de repente esta região? Acho que toda a América do Norte entraria em colapso e em seguida o planeta inteiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se um meteoro de 3Km atingisse a Região, Yellowstone seria o ultimo de nossos problemas. O que Ajudou na extinção dos dinossauros tinha um pouco mais de 2Km. o que explodiu na russia ano passado, 7 Metros.

      Excluir
    2. Esse negócio de meteoro é sinistro.... minha mente foi fermentada graças ao filme Impacto Profundo e aquele que o Aerosmith toca o tema, Armagedon!!! Apocalipse zumbi pelo menos é mais divertido!

      Excluir
    3. Cara, imagina uma caixa dágua de 1.000 litros (de aço super reforçado) cheia de pó de giz laranja (seria a lava). Imagina explodir uma dinamite no fundo. Seria mais ou menos um cometa de 1km atingindo Yellowstone.

      Excluir
    4. mais facil ele entrar em erupção por conta propria do que um meteoro com 3km atingir exatamente yellowstone... qual seria a probabilidade disso?? kkkkkkk

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir